Ah a menstruação! Ela é muito bem vinda por aquelas que não querem mais engravidar e o desespero das tentantes que quando chegam e acabam tomando um banho de água fria por ver seus sonhos adiados mais uma vez. Mas existem as mulheres também que simplesmente não gostam de ficar menstruadas, seja por problemas alérgicos com absorventes ou até mesmo pelos maus estares causados pela menstruação e por isso optam por não menstruar mais. Mas será que existe como parar a menstruação?

corpo de mulherA menstruação é a descamação das paredes do útero quando não ocorre a fecundação de um óvulo. Faz parte do processo reprodutivo feminino e todas as mulheres recebem a visita dela mensalmente por grande parte de sua vida, claro que algumas com seus ciclos desregulados ou mais longos do que o considerado normal não seguem a regra. Como faz parte de um ciclo reprodutivo passa por fases sendo ela a menstruação em si, a fase pré-ovulatória, a ovulação e a fase pós-ovulatória.

Para aquelas que não estão em busca de um positivo e sofrem demais com os sintomas da TPM e todo processo preparatório do organismo para receber a menstruação mensalmente, existe soluções hoje em dia. Cólicas fortíssimas, dores de cabeça intensa, mau humor extremo além do inchaço totalmente incômodo, podem ser sanados através de medicamentos que param a menstruação, como é o caso do anticoncepcional contínuo ou de regime estendido que deverá ser dada uma pausa a cada 84 dias. Para o mesmo foco indica-se também o uso de contraceptivo injetável trimestral ou o implante subcutâneo com progesterona.

Mas antes de iniciar qualquer tratamento, um ginecologista de sua confiança deve ser procurado. As dores intensas antes e durante a menstruação pode significar algum outro problema, como pode ser o caso da endometriose e deve ser investigado para tratamento. Com o início do tratamento as dores são sanadas e a mulher pode ter seu ciclo menstrual normalizado, sem sofrer com tantos desconfortos.

Como Parar a Menstruação Imediatamente

A menstruação também pode ocorrer durante uma viagem ou em uma festa ou compromisso inadiável e que ela iria atrapalhar totalmente, e aí o que fazer? Dá para parar a menstruação imediatamente? E infelizmente a resposta é não!! Não existe nenhum passe de mágica e medicamento que cesse a menstruação no mesmo dia e também nem saudável é. O indicado para quando se quer adiar ou interrompe-la é iniciar uma cartela de anticoncepcional uma semana antes da data que terá o compromisso, lembrando que nenhum medicamento deve ser iniciado sem a orientação de um ginecologista e muito menos se tornar algo habitual.

Para as mulheres que possuem problemas com coagulação do sangue ou tem baixo fluxo de sangue durante a menstruação devem tomar mais cuidado com os métodos contraceptivos que interrompem a menstruação. O uso da pílula pode agravar ainda mais o caso pelo fato do hormônio inibir a produção do endométrio. Só opte por interromper a menstruação em ultimo caso ou com extrema importância, s e possível adie a data de seu compromisso ou use a imaginação para poder curtir da mesma forma. No caso de uma viagem ou para um compromisso que terá que usar biquíni e usufruir da praia ou piscina, tem como opção usar o absorvente interno que sana totalmente a situação sem maiores problemas e sem ter que interromper o ciclo menstrual, mas caso não se sinta confortável converse com seu ginecologista para encontrar a melhor solução.

Veja também: Primeira Menstruação – Menina se Tornando Mulher

Fotos: clarissa rossarola