Você já teve esse tipo de dúvida? Pois é, muitas mulheres se pegam neste dilema, ainda mais quando querem engravidar e estão tendo relações para isso. O problema é que nem todos os casos de gravidez ficam evidentes. Por isso, algumas mulheres podem se perguntar: como posso saber se estou grávida com tantos sintomas ou mesmo sem eles? O que uma mulher deve levar em consideração quando quer saber se está gerando uma nova vida?

Em primeiro lugar, para saber se está grávida com sintomas aparentes, a mulher deve saber que nem todo sintoma parecido com os de gravidez são realmente indicativos de gravidez. Como dito neste post, a mulher pode ter diversos sintomas similares aos da gravidez por conta do aumento significativo de hormônios que o corpo tem após a ovulação. Por isso, os chamados sintomas pós-ovulação podem dar a impressão de que há, de fato, um bebê a caminho, mas nem sempre é assim. Para saber se é realmente uma gravidez está a caminho, outros aspectos devem ser levados em consideração, e isso vale para mulheres que estão tentando engravidar e, também, para mulheres que não querem engravidar e estão com sintomas.

Além dos sintomas que vamos discorrer a seguir, se você quiser ter mais certeza para confirmar uma possível gravidez, os testes de gravidez são essenciais.

Para mulheres que esperam estarem grávidas, os sintomas podem ser a forma mais concreta de detectar a gravidez, mesmo se esses sintomas indicarem a ovulação. Porém, para mulheres que não têm sintomas, saber se está grávida pode se tornar mais complicado. Antes do atraso menstrual, sintomas devem ser levados em consideração de forma alguma e, por isso, mesmo mulheres que não apresentam sintomas podem ainda ter uma grande chance de estarem grávidas. Entre alguns sintomas comuns da gravidez estão:

  • Náuseas
  • Inchaço
  • Dores no baixo ventre (cólicas)
  • Apetite (falta ou excesso)
  • Dores nas mamas
  • Boca amarga ou salivação excessiva
  • Vontade constante de urinar

Nem todo sintoma é sinal de gravidez, mas a ausência deles também não quer dizer muita coisa. O que vale a pena realmente considerar é o atraso menstrual. Se este acontecer, há possibilidades de haver uma gravidez em andamento. Porém, em fase inicial, a gravidez não será detectada tão rapidamente. Não é incomum mulheres fazerem testes de gravidez para detectar uma gestação com pouco tempo de atraso e não conseguirem o positivo. Apenas algum tempo depois é que o resultado vai aparecer.

Como posso saber se estou grávida antes do atraso:

Poucas mulheres conseguem descobrir a gravidez antes do atraso menstrual. É possível que esta sinta a diferença em seu corpo, mas o hormônio HCG ainda não esteja alto o suficiente para que um exame de sangue ou farmácia detecte. Caso seja detectado, um exame quantitativo pode ser indeterminado com valores baixos como 10, 15 e, até mesmo, bem próximo do valor mínimo de 5 ou máximo de 25, que é a referência da maioria dos laboratórios. Porém, se estes valores acontecerem, é possível que a mulher esteja grávida. Neste caso, sugere-se que ela repita o exame no mesmo laboratório em 3 dias para acompanhar a evolução dos índices de HCG.

Então, quer dizer que posso começar a fazer beta HCG quantitativo ainda antes do atraso? Para evitar frustração e gastos desnecessários, é melhor que não o faça. Da mesma forma, sugere-se não relizar com tanta antecipação para evitar ansiedade e, também, conseguir pegar o HCG já em um estágio mais avançado e não precisar acompanhar constantemente. O que se pode fazer para saber se está gravida, realmente, são os testes de gravidez, como já comentado. Alguns com sensibilidade à partir de 10mUI, podem detectar a gravidez com maior precisão que alguns laboratórios que fazem o beta HCG qualitativo.

Como posso saber se estou grávida depois do atraso:

Você pode agora dizer: “Mas é claro! Depois do atraso, fica fácil!” Mas nem sempre é, sabia? Algumas mulheres têm ovulação tardia, e outras também tem uma demora maior na implantação do bebê. Por isso, mesmo que o ciclo seja regular de 28, 33 dias ou mais, só se consegue ter o resultado positivo após um prazo superior a 10 dias de atraso. Esse é o motivo de alguns médicos recomendarem o exame apenas com 15 dias ou mais.

A implantação do embrião no útero (nidação)pode acontecer de 7 à 15 dias depois da fecundação. Se levarmos em consideração 15 dias, após 16 dias de fase lútea ainda não teria hormônio suficiente para detecção da gravidez. Neste caso seriam quase 0% de chances de confirmação. Por isso, como experiência própria estabeleci um limite seguro de 5 dias de atraso. Se a implantação acontecer com 15 dias de fecundada, já haveria algum índice, mesmo que mínimo, de HCG no organismo. O problema é quando a ovulação tardia acontece em conjunto à nidação tardia. Deve-se esperar mais algum tempo, cerca de 1 semana, por exemplo, e então repetir o exame. Isso independente de ter ou não sintomas de gravidez.

Algumas condições são importantes a serem verificadas quando há probabilidade de uma gestação em andamento, como no caso se você amamenta, toma medicação, usa anticoncepcional ou se teve aborto recentemente. Saiba que grávida não menstrua e aquele sangue que notou também pode não ser a nidação. Deve-se fazer um teste logo depois do atraso antes de qualquer iniciativa.

Então, concluindo, deve-se levar em consideração o atraso menstrual. Se este for superior a 5 dias, então, aconselho que tente um beta hcg quantitativo ou um teste de gravidez. Tomara que o seu atraso e sintomas se tornem gravidez (se você deseja engravidar, é claro)! Para as que não desejam uma gravidez e veem nos sintomas uma grande possibilidade, deve-se avaliar a condição individualmente.

Veja também: Explicação Para os Principais Sintomas de Gravidez (Sem Gravidez)