Muitas mulheres se pegam neste dilema, ainda mais quando querem engravidar e estão tendo relações para isso. O problema é que nem todos os casos a gravidez fica evidente. Por isso, algumas mulheres podem se perguntar: como posso saber se estou grávida com tantos sintomas ou mesmo sem eles? O que uma mulher deve levar em consideração quando quer saber se está gerando uma nova vida?

Em primeiro lugar, para saber se está grávida com sintomas aparentes, a mulher deve saber que nem todo sintoma parecido com os de gravidez, são realmente indicativos de gravidez. Como dito neste post, a mulher pode ter diversos sintomas similares aos da gravidez por conta do aumento significativo de hormônios que o corpo tem após a ovulação. Por isso, os chamados sintomas pós-ovulação, podem dar a impressão de que têm de fato um bebê a caminho, mas nem sempre, infelizmente é assim. Para saber se é realmente uma gravidez que está a caminho, outros aspectos devem ser levados em consideração, isso vale para mulheres que estão tentando engravidar e também para mulheres que não querem engravidar e estão com sintomas.

Para mulheres que esperam estarem grávidas, os sintomas podem ser a forma mais concreta de detectar a gravidez, mesmo se esses sintomas indicarem a ovulação. Ao menos é um indicio de que a ovulação poderia levar à gravidez. Porém, para mulheres que não têm sintomas, saber se está grávida pode se tornar mais complicado. Se bem que antes do atraso menstrual, sintomas não devem ser levados em consideração de forma alguma e então mulheres que não tem sintomas podem ainda ter uma grande chance. Entre esses sintomas incluem:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
  • Náuseas
  • Inchaço
  • Dores no baixo ventre (cólicas)
  • Apetite (falta ou excesso)
  • Dores nas mamas
  • Boca amarga ou salivação excessiva
  • Vontade constante de urinar

Nem todo sintoma é sinal de gravidez, mas a ausência deles também não quer dizer muitas coisas. Apenas realmente o que vale à pena considerar é o atraso menstrual. Se este acontecer, há possibilidades de haver uma gravidez em andamento. Porém em fase inicial, a gravidez não aparecerá tão rapidamente. Não é incomum mulheres fazerem testes de gravidez para detectar com rapidez uma gestação com pouco tempo de atraso e não conseguirem o positivo. Apenas algum tempo depois, que este vai aparecer com força total.

Como Posso Saber se Estou Grávida Antes ou Após o Atraso

Como posso saber se estou grávida antes do atraso: Poucas mulheres conseguem descobrir a gravidez antes do atraso menstrual. É possível que esta sinta a diferença em seu corpo, mas o hormônio HCG ainda não esteja alto o suficiente para que um exame de sangue ou farmácia detecte. Se detectar, no caso do quantitativo, este exame pode ser indeterminado com valores baixos como 10, 15 e até mesmo bem próximo do valor mínimo de 5 ou máximo de 25 que é a referência da maioria dos laboratórios. Porém se estes valores acontecerem, é possível que a mulher esteja grávida. Neste caso, sugere-se que ela repita o exame no mesmo laboratório em 2, 3 dias para acompanhar a evolução dos índices de HCG.

Então quer dizer que posso começar a fazer beta HCG quantitativo ainda antes do atraso? Para evitar frustração e gastos desnecessários, melhor que não os façam. Para evitar ansiedade e também conseguir pegar o HCG já em um estágio mais avançado e não precisar acompanhar constantemente, mesmo porque ninguém tem tanto dinheiro assim para betas. O que se pode fazer para saber se está gravida realmente são testes de gravidez de farmácia. Alguns com sensibilidade à partir de 10mUI, podem detectar a gravidez com maior precisão que alguns laboratórios que fazem o beta HCG qualitativo, como o caso do teste Famivita. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Como posso saber se estou grávida depois do atraso: Você pode agora dizer, mas é claro, depois do atraso fica fácil! Nem sempre sabia? Algumas mulheres têm ovulação tardia e outras também tem uma demora maior na implantação do bebê. Por isso, mesmo que o ciclo seja regular de 28, 33 dias ou mais, só conseguem pegar o resultado positivo após um prazo superior a 10 dias de atraso. Esse é o motivo de alguns médicos recomendarem o exame apenas com 15 dias ou mais!

A implantação do embrião no útero (nidação) pode acontecer de 7 à 15 dias depois da fecundação. Se levarmos em consideração 15 dias, após 16 dias de fase lútea, ainda não teria hormônio suficiente para detecção da gravidez. Neste caso seria quase 0% de chances de confirmação. Por isso, como experiência própria estabeleci um limite seguro de 5 dias de atraso. Se a implantação acontecer com 15 dias de fecundada, já haveria algum índice mesmo que mínimo de HCG no organismo. O problema é quando a ovulação tardia acontece também em conjunto à nidação tardia. Deve-se esperar mais algum tempo, cerca de 1 semana por exemplo e então repetir o exame. Isso independente de ter ou não sintomas de gravidez.

Então concluindo, deve-se levar em consideração mesmo, o atraso menstrual. Se for superior a 5 dias, então aconselho que tente um beta hcg quantitativo ou um teste de farmácia de baixa sensibilidade. Caso tenha dificuldades em encontra-lo, pode-se comprar online e manter um pequeno estoque em casa. Tomara que o seu atraso e sintomas se tornem gravidez (se você deseja engravidar é claro). Para as que não desejam uma gravidez e veem nos sintomas uma grande possibilidade, deve-se avaliar a condição individualmente.

Se você amamenta, se toma medicação, se usa anticoncepcional, se teve aborto recentemente são pontos determinantes para verificar a probabilidade de uma gestação em andamento. Saiba que gravida não menstrua e aquele sanguinho que notou também pode não ser a tal nidação. Deve-se mesmo fazer um teste antes depois do atraso antes de qualquer iniciativa.

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Explicação Para os Principais Sintomas de Gravidez (Sem Gravidez)

Foto: Etolane