Um dos grandes sinais – se não o maior – que a mulher está ovulando é o muco, certo? Mas, e quando nunca se vê este muco ao redor do período fértil? Como saber que estou ovulando sem ver o muco? Todo o processo do ciclo ovulatório é bem complexo. Os órgãos reprodutores necessitam de hormônios para dar o start em 100% das vezes.

Algumas vezes, esses mesmos hormônios não fazem um papel ideal no período fértil. Por isso, algumas mulheres também não veem o muco elástico quando estão férteis. Nestes casos, o uso de testes de ovulação pode auxiliar, indicando se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou. Você pode adquirir o seu teste de ovulação Famivita aqui em nossa loja virtual.

Os principais hormônios responsáveis pela ovulação são:

  • FSH
  • Estrogênio
  • LH

Papel do Estrogênio no Organismo

Quando o FSH entra em cena, ele estimula os folículos inicialmente e, em seguida, passa a bola para o estrogênio. O estrogênio é responsável pelo crescimento dos óvulos nos folículos e também por proporcionar um muco apropriado no período fértil. A baixa deste hormônio poderia trazer ausência do muco e colocar a mulher em dúvida sobre o seu período fértil. A questão é que nem sempre se vê o muco, mas certamente ele estará por lá internamente.

Para as mulheres que possuem dificuldade em identificar o muco fértil e estão tentando engravidar, uma forma de potencializar a fertilidade e ainda melhorar o prazer, é utilizar géis lubrificantes amigos da fertilidade, como o FamiGel , que fazem o papel fiel do muco, melhorando a lubrificação vaginal e, ainda, facilitando a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Como é produzido a base de água, ainda ajuda a equilibrar o pH vaginal, proporcionando um melhor ambiente pros peixinhos, aumentando sua mobilidade e tempo de vida, ampliando as possibilidades de se engravidar mais rápido. Você encontra o FamiGel aqui na nossa loja virtual.

Como Identificar a Ovulação Sem Ver o Muco?

Mas como saber que estou ovulando mesmo sem ver o muco? Esse é o dilema de várias mulheres! Para aprender a detectar sua ovulação mesmo sem muco é questão de aprender a reconhecer os outros sinais que o seu corpo dá, além de, claro, fazer o cálculo do período fértil levando em consideração a quantidade de dias que você tem de ciclo e também se é regulada. Em ciclos desregulados a forma eficiente é notar alterações na região íntima, além de alguns sintomas.

Sintomas e Incômodos do Período Fértil

Quando o período fértil chega, as dores e incômodos podem chegar junto com ele! Muitas mulheres sentem certo desconforto abdominal nesse período, isso sem contar na alteração de humor que pode acontecer. Parece ser uma TPM reduzida para algumas.

O período fértil também traz algo que não é comum no restante do ciclo: a umidade vaginal. Muitas mulheres não veem o muco de fato, mas se sentem úmidas quando estão no período fértil. A vagina ficará mais molhada e, algumas vezes, mais inchada quando a mulher estaria passando pelo período fértil.

Outro sintoma do período são as câimbras ovarianas. Algumas pessoas podem sentir essa dormência abdominal (interna). Essa sensação está ligada a câimbras que os ovários podem sofrer quando os folículos estão crescendo. São semelhantes a choquinhos ou puxões.

O aumento da libido é certamente um dos sintomas fundamentais para a mulher saber que está ovulando mesmo sem ver o muco. O tesão e a vontade de manter relações sexuais aumenta consideravelmente nesta fase e, então, a mulher pode saber que é a hora de ter relações para que ela engravide.

Também é importante dizer que, para detectar a ovulação sem muco egg ou clara de ovo, a temperatura do corpo é uma grande aliada! Para quem ainda não conhece, a temperatura basal é uma ótima opção e, certamente, auxiliará essas tentantes que não conseguem identificar a ovulação sem o muco.

Novamente, se recomenda o uso de testes de ovulação para detectar o dia certo de ter relações. O ideal é iniciar o uso por volta do 10º dia para ciclos com 28 dias ou à partir de alguns sintomas citados acima como dores, câimbras e umidade vaginal.

Como Aumentar o Muco Vaginal

Para aumentar o muco fértil vaginal, a ingestão de água é essencial. Se você costuma tomar 5 copos por dia, dobre esta quantidade, pois o muco certamente aparecerá com maior facilidade. Um método infalível para quem tem pouco muco ou nada dele, é o uso de um gel lubrificante apropriado para quem deseja engravidar. Além dele fazer o papel do muco elástico, facilita a mobilidade dos espermatozoides ate o óvulo. O uso do chá de inhame também pode ajudar no aumento do muco. Entretanto, algumas mulheres não se dão bem com chás e, por isso, surgiram as cápsulas de inhame. Elas, além de práticas, são 100% naturais como o chá. Você pode encontrá-las aqui na nossa loja virtual.

A maior recomendação para quem tem ciclos irregulares e não sabe se ovulou pela ausência de muco são os exames hormonais. Algumas mulheres podem apresentar descontrole hormonal e, por isso, não identificam o período fértil, porque ele simplesmente não existe ou está sendo sabotado por outros hormônios.

Vale a pena fazer exames sempre que sentir alguma coisa errada e nunca descartar a ajuda médica. Dosar o FSH, LH, progesterona, prolactina e, principalmente, o estrogênio, vai facilitar a identificar o período fértil.

Força na peruca e muito namoro em dias de umidade e vontade!

Veja também: Como Calcular o Dia Certo da Ovulação

Foto: b r u n a