Saber o momento de fazer o teste pode ter muita diferença na ansiedade!

Dúvida de 9 entre 10 mulheres em fase fértil que querem ficar grávidas: como saber se estou grávida? Apesar dos sintomas serem praticamente um clichê, algumas vezes eles somente não basta para determinar se a mulher está grávida ou não. Existem mais fatores além dos já tão falados e conhecidos por tantas mulheres! Então, como saber se estou grávida antes do atraso menstrual, quais sintomas levar em consideração e quando devo fazer um teste para tirar a dúvida?

Vamos começar pelo ciclo. Algumas mulheres têm ciclos curtos, outras, ciclos longos e outras, irregulares ao extremo. Para fazer um pequeno cálculo inicial, devemos em primeiro lugar saber quando o período fértil aconteceu. Em casos de ciclos irregulares, essa missão pode não ser tão fácil assim. Mas ainda sim é possível saber mais ou menos quando a ovulação aconteceu. Se a mulher está tentando engravidar, ela terá noção de quando teve muco fértil, ou quando ficou mais úmida. Esses são os dois principais sintomas de ovulação. Também, a mulher pode sentir as dores do período fértil sem mesmo ter visto outros sinais. Normalmente a mulher ovula no meio do ciclo, mas em casos isolados, pode haver ovulação tardia, por isso é muito importante ficar atenta.

Após identificar o período da possível ovulação, podemos fazer uma continha simples. Calcular pelo menos 12 dias do possível dia mais fértil com relação sexual, e assim determinar quando pode-se fazer um teste de gravidez. Os sintomas também podem ajudar a descobrir se há gravidez, mas lembre-se, nem toda mulher tem sintomas, e nem todo sintoma é de gravidez!

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Como Saber se Estou Grávida Antes do Atraso?

Raras vezes é possível pegar o positivo antes do atraso. Os sintomas podem ser hormonais, da subida da progesterona após a ovulação. É muito importante ter este fato em mente para não criar falsas expectativas. Os possíveis sintomas de gravidez podem ser:

  • Mamas doloridas e inchadas
  • Náuseas matinais ou ao longo do dia
  • Inchaço abdominal no período da noite
  • Dores de um lado abaixo do umbigo ou de ambos
  • Apetite (excesso ou falta dele)
  • Irritabilidade

Estes sintomas lhe são familiares? Sim, eles também podem ser de TPM. Por isso, é muito melhor aguardar o atraso menstrual e, ai sim, fazer um teste para verificar. Como saber se estou grávida apenas pelos sintomas? Aguarde o atraso menstrual, se os sintomas persistirem, além da ausência da menstruação por mais de 5 dias, então, é hora de fazer um teste!

Se o teste com 5 dias de atraso negativar, então repita em alguns dias. Lembre-se de que o HCG dobra a cada 48 horas e a sensibilidade dos métodos, podem não ser suficiente para pegar a pequena quantia de HCG inicial no organismo. Não é atoa que quase todos os laboratórios que fazem o exame de beta HCG, reproduzem uma nota no rodapé dos seus laudos:

“A sugestão clinica é de repetir o teste após uma semana da data do resultado deste exame, caso ainda haja suspeita de gravidez”

Se por acaso você não quer engravidar, toma medicamento para evitar e teve relação sexual, saiba que as chances de engravidar nestas condições são bem menores. Pode acontecer de ter sintomas sim, mas a grande maioria é hormonal! Como saber se estou grávida mesmo tomando anticoncepcional? Simples! Aguarde a pausa de 7 dias. Caso a menstruação não venha e alguns sintomas apareçam, faça o teste para verificar. Assim como para quem não toma medicação anticoncepcional, se a duvida persistir, repita o teste em uma semana se não menstruar.

Para saber se está grávida mesmo sem teste, preste atenção no seu corpo. Veja os sinais que ele te dá ao longo do seu ciclo menstrual. Também se possível, use métodos que auxiliem a chegar mais rapidamente ao diagnóstico, recomendo a temperatura basal com a ajuda de um termômetro basal digital e também, acompanhar o ciclo com o método Billings. Alguma dúvida? Não se acanhe, deixe nos comentários!

Veja também: Explicação Para os Principais Sintomas de Gravidez (Sem Gravidez)

Foto: wjserson