E qual mulher que tenta há anos engravidar e que nunca se fez essa pergunta? Como saber se posso engravidar? É uma pergunta um tanto complicada para se responder já que só teria a resposta efetiva e definitiva quando a gravidez acontecesse de fato. Porém, há fatores que podem dar indícios se a mulher pode ou não engravidar. Basta seguir alguns passos que veremos a seguir.
Em primeiro lugar a mulher deve ir ao médico e questionar: Como saber se posso engravidar? Então o médico irá iniciar uma investigação superficial ou profunda em alguns casos. É normal os médicos considerarem um prazo mínimo de um ano para que o casal engravide naturalmente, porém, a ansiedade pode chegar muito antes desse prazo.
Então para aliviar a tensão o casal deve fazer exames para saber se pode engravidar. Esses exames são investigativos, com eles daria uma conclusão parcial para saber se o casal pode ou não engravidar. Dica: Para os casais que sofrem com falta de umidade vaginal ou ausência de muco, o FamiGel serve como um ótimo aliado, já que melhora a lubrificação vaginal e ainda faz o papel do muco fértil, facilitando a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.
O casal fértil não apresentaria qualquer problema, mas os que teriam uma dificuldade relativa poderiam já neste momento dar um indício do porque da dificuldade. Antes de um ano de tentativas, o médico pedirá à mulher que procura respostas, exames simples como:
- Ultrassom transvaginal
- Exames de sangue hormonais (progesterona, estrogênio, FSH, LH e prolactina)
Passado um ano de tentativa, ou 12 ciclos, o médico irá investigar o casal mais profundamente. Para a mulher pedirá exames mais complexos como:
Histerossalpingografia: Verifica a permeabilidade e anatomia das trompas, se há aderências, massas ou coleções obstruindo.
Histerosonografia: Exame que se trata de colocar uma substância dilatadora no colo do útero para inserção de uma mangueira fina a qual possui uma micro câmera que conseguiria verificar a existência de má formação uterina.
Exame de ultrassom com doppler: Verifica a anatomia e irrigação dos ovários
Ultrassom seriadas: Usada (em diferentes fases do ciclo) para saber se a mulher está ovulando, se tem atividade normal ovariana.
Mais exames hormonais: Para detectar se houve alguma alteração hormonal durante o tempo de tentativas.
Outros exames ainda mais complexos podem fazer parte da investigação para saber se o casal pode engravidar. Alguns deles são caros mas podem ser feitos pela rede pública de saúde. É o caso da pesquisa por incompatibilidade de gametas ou rejeição do corpo da mulher ao gameta masculino.
Para isso existem exames como exame pós-coito e também o cross match. Alguns casos específicos de suspeita de endometriose, o médico irá pedir um exame chamado CA 125, esse irá descobrir se há ou não problemas de coagulação e se confirmada, uma ultrassom e até a laparoscopia pode ser solicitada pelo ginecologista que está tentando ajudar a mulher que busca respostas para saber se pode engravidar.
Como Saber se Posso Engravidar? Exames Para o Homem!
Quando falamos de fertilidade, sempre devemos lembrar que o CASAL pode apresentar algum problema ou o homem, ou a mulher e em algumas vezes os dois. Por isso aconselha-se que o marido também se submeta a exames após o período necessário para iniciar a investigação. Geralmente essa investigação da parte masculina se inicia pelo espermograma, passa pelo PSA e também exames hormonais. O médico certamente irá pedir exames de testosterona, estrogênio, progesterona e outros.
Esses exames indicarão se o espermatozoide está saudável, se a quantidade está normal e se a qualidade é satisfatória. O espermograma é feito e repetido se houver algum problema detectado. Também é possível conseguir fazer o espermograma pela rede publica de saúde, em locais especializados em fertilidade.
Uma dica preciosa para os homens é o uso de vitaminas da fertilidade masculina, como a ViriFerti. Além de suprir as necessidades vitamínicas do corpo, ainda potencializa a produção seminal, fortalecendo os espermatozoides e melhorando o DNA, aumentando as chances da concepção. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.
O fator de combinação dos gametas deve ser levado em consideração também para o homem, caso haja algum problema de compatibilidade, a mulher irá receber vacinas do marido. Uma pequena quantidade de sangue do marido é injetada por várias vezes no organismo da mulher a fim de eliminar a hostilidade do corpo ao esperma do marido. Para o homem ou mulher, exames de sangue específicos para detectar alguma doença sexualmente transmissível como clamídia e sífilis também devem ser feitos, porque essas doenças podem impedir que a gravidez acontecesse. Com todos esses exames, o casal aumenta em 20% as suas chances de engravidar, pois se houver algum problema, certamente irá ser detectado.
Também existe o fator de infertilidade não aparente. Se houver mais de um ano de tentativas e todos os exames normais, cabe ao médico em conjunto com o casal escolher a melhor atitude a ser tomada. Podem ser feitos desde coito programado até a fertilização in vitro.
A melhor coisa é procurar um especialista e fazer todos os exames possíveis! Virar do avesso pode dar a resposta mais aproximada, se você pode engravidar naturalmente ou terá que tomar alguma atitude mais complexa.
Boa sorte!
Veja também: Dicas Para Engravidar- Posições e Truques Para Tentantes
Foto: Sara de Prado
Eu não consigo engravidar já faz tempo que eu i meu marido tamos tentando e nada aconteceu ainda o que eu deve fazer. Será que não posso engravidar
ResponderAconselho um acompanhamento com especialista para possíveis exames específicos. Boa sorte!
ResponderComo posso engravidar
ResponderVanuza, você conhece a FamiFerti?
Vitamina das tentantes.
Muitas mulheres já obtiveram seu positivo através do uso dessas vitaminas.
https://www.famivita.com.br/produtos/
ResponderTenho 1 filho de 20 anos. E nao consigio engravida queria muito ter mais um filho mas nao sei nao consigo engravidar nao tenho 38 anos e tenho depressao eo sofri muito para ter meu filho ele nasceu de 8 meses o que aconteceu comigo sera que ja edtou velha que nao posso ter mais filho
ResponderBoa noite meninas. Tira uma dúvida. Sou tentante primeiro mês apenas. Não sei bem quando é meu dia fértil pois cada mês meu ciclo dura de 28 a 32 dias. A minha dúvida é se estou ovulando e se após a ovulação o muco é tipo hidratante? Pq aí eu sei que ovulei. Meu marido ejaculou no 11° dia. Estou apreensiva para conseguir. Obrigada.
ResponderAngelica, o muco hidratante acontece quando tem o muco hidratante.
ResponderBaixe o app “Meu Calendário” coloca o dia da sua menstruação e lá te diz tudo. ovulação, período fértil e etc.
ResponderSou Casada a quase 3 anos, e antes disso fiquei 7 anos tomando anticoncepcional sem parar. Agora faz 2 anos que não tomo regularmente o anticoncepcional inclusive minha menstruação está a 22 dias atrasada, fiz teste e deu negativo mais uma vez. Fico pensando que não posso ter filhos pois fiquei muito tempo tomando remédio sem parar. Será que isso tem alguma coisa a ver?
ResponderNão isso e pq o efeito do antconcpiconal ainda está no seu organismo
ResponderSe vc tem tanto tempo tomando a te 2 anos o efeito ainda esta em seu organismo mas ao seu vc tva tomando o anticoncepcional injetavel
Eu sou casada a 5 meses, meu marido já ejacular dentro,toda vezes que temos relação,mas nunca consegui engravidar..
ResponderOque pode ser? Oque tenho que fazer?
Oi estou a tentar engravidar a 9 meses e não consigo ,e já fiz 3 abortos antes ,será que tenho problema ??
ResponderEstou tentando engravidar a 2 anos,apos parar de tomar anticoncepcional, e não consigo,já fiz exames de transvaginal e a medica disse que estava tudo normal,então fiz uma prevenção e a medica disse a mesma coisa que estava tudo normal,então meu marido fez exames e o medico disse que ele tem varicocele,mais que não empedia de ter filhos o que devo fazer?
ResponderFaz 14 anos que tento engravidar mais nada
ResponderOque posso fazer?
Faz 6 anos que tento engravidar e nao consigo, e eu nao tomo nada. Oq pode ser?
ResponderOlá ,você deve ir até a o ginecologista para ser avaliada !
ResponderFiz 1 ano de tratamento com anticoncepcional e metiformina, pois tinha ovários policísticos, mais depois disse voltei a fazer meus exames e meu útero estava limpo, inclusive o médico disse que eu tinha ovulado, mais não fiquei grávida, isso foi em dezembro, meu marido tem apenas um testículos e fez os exames, inclusive espermograma, e segunda o médico tá tudo ok com os exames dele, mais teve um período que tomei DAD pois não queria mais engravidar, e depois decidimos engravidar novamente mais até agora não veio.
ResponderEstou namorando a 8 meses e a 4 meses estou tentando engravidar e nao consigo , a 4 meses em todas minhas relacoes sexuais com meu marido ele ejacula dentro e nao consigo engravidar o porque disso ?
ResponderEu nunca tomei nenhum remédio, e nunca tive nenhuma suspeita de gravidez e meu namorado sempre ejacula dentro, e nunca tive nenhuma suspeita tenho bastante escorrimento vaginal pode ser isso?
ResponderLais, o corrimento nem sempre é um impedimento para gravidez.
ResponderFaz uns 3 meses também que tou tentando engravidar e não consigo fiquei dois meses sem menstruar depois veio aí tou tentando de novo e nada será que e por causa dos remédios que eu tomava
ResponderEstou tentando emgravidar ja tem 2 anos e não consigo oque pode ser em?
ResponderOla estou tentando engravidar a 2 anos e não consigo não tomo nenhum tipo de remedio sera que posso ter algum problema
ResponderBoa noite! Estou tentando engravidar já tem uns 6 meses não tomo nenhum remédio. Tenho 44 anos ser a que consigo?
ResponderOi boa noite sim, você pode conseguir porém te aconselho e obstetra para ser avaliada fazer fazer alguns exames de rotinas.
ResponderMinha mãe engravidou de mim com 45 anos rs
ResponderEstou tentando engravidar a 3 meses e não consigo, e todos esse 3 meses menstruei. Será por q eu tomava anticoncepcional.
ResponderOlá Daniele, quando paramos o anticoncepcional os médicos da de 6 meses a 1 ano para conseguimos engravidar!
ResponderBoa tarde sou casada a 3 anos e 3 não tomo nenhum remédio não consigo engravidar
ResponderVocê já fez exames hormonais ? seu marido também ?
ResponderSou casada faz 21 anos. Nossa relação é bem tranquila… tenho 43 anos. Gostaria muito de tentar engravidar. Minha menstruação ainda é regular. Tem algum exame que possa fazer para analisar a minha ovulaçao e se os ovulos estão saudaveis?? Faz 22 anos que não tomo anticoncepcional. Posso ter chance???
Responderboa tarde, no ultravaginal eu consigo ver se tenho algum pobrema pra ter filhos?pois namoro a 8 anos e praticamos o coito interompido não tomo rémedio e nem nada as vezes acho estranho por em 8 anos não ter nenhuma suspeita de gravides
ResponderConsegue! Mas alem da transvaginal você deve fazer exames hormonais.
ResponderEu quero muito ser Mae
Responderola, estou casada a 3 anos. sempre tive vontade de engravidar, mas descobri que tenho cistos no ovario esquerdo e comecei a tomar os medicamentos receitados, porem, nao me adaptei com o primeiro tomado, fui para o segundo e tambem nao me adaptei, tentei mais uma vez com o terceiro, mas nao deu certo, desde que descobri isso, nunca mais procurei um medico e nem tentei mais nada. so que agora ja se passaram 5 anos e eu nao consigo engravidar, fui ao medico e ele me passou um monte de exames, so que onde eu moro é impossivel conseguir fazer pelo sus. nao sei mais o que fazer me ajude
ResponderOi meu nome e eliane estou a um ano e tres meses e nao consigo engravidar ja passei tres meses sem menstruar e depois veio normal agora recentimente atrasei 18 dias . Sera que vou ter um filho vou ao medico pra ver isso
ResponderQual exame posso fazer para saber se posso ou não engravidar?
ResponderTem que passar com seu medico, ele ira lhe pedir exame de sangue ultrasson, entre outros.
ResponderEstou tentando em gravida
ResponderTenho dois finhos e tirei um cisto fas 8 mes e to querendo engravida mas n cosigo ja passei 2 mes sem mestruar mas n era gravidez quer exame e o serto pra mim
ResponderJa passei mas de 2 mes sem mestruar n sei quer dxame posso fazer pra sabe sir posso engravida o n pq ja fiz uma ultrassonagrafia tranvaginal disseram que tava tydo ok n sei ser foi o serto
ResponderPaty sou tentante quase 2 anos, fiz todos exames, fiz histero exames de sangue, ultra seriada, marido tbm tudo deu ok, sabe me dizer o que posso pedi para médico? Pois fico perdida meu ciclo é regular mesmo sem tomar AC 2 anos minha m vem certinha nunca atrasa, controle de ovulação estou ovulando até indutor meu médico receitou e nada, não sei mais o que fazer desanimada.
ResponderOii Boa tarde moça posso te falar uma coisaa unica soluçao e Deus, tem uma moça que sempre tentou engravidar e nao conseguiu atravez do pastor e da pastora da minha igreja Deus usou eles pra poder profetizar na vida dela,vai la que Deus ira te dar seu filho e Aqui em Tres coraçoes Minas gerais eles tem face e Roseli Rubens Carlos, chama ele e cvs com eles fala que eu indiquei vc vai conseguir vc vai ver.
ResponderVocê é maluca,nao acredito que Deus escolhe mulheres pra dar à luz,se fosse assim não teria tantas mulheres que usam drogas e moram na rua sendo mãe! Vocês evangélicos se acham melhores que todos! é normal ter dificuldade de engravidar,afinal o corpo humano é complicado!o pastor não fez nada,apenas foi o tempo dela.tem mulheres que demoram 5 anos pra ter um filho.
ResponderTenho 38 anos e tenho 2 filhos,e agora estou tentando engravidar e não consigo.Pode me ajudar?
ResponderMeu marido e eu somos doido pra ser pais e toda vez da tranza ele gozar dentro e eu nunca fico gravida oque fazer?
Responderrecomendo meu livro olha https://www.trocandofraldas.com.br/baixar-ebook-como-engravidar-gratis/
ResponderOla meu nome è thamiris tenho 21 anos e a 2 anos tento engravidar e não consigo sera que sou estéril?
Respondervc ja fez exames thamiris? vc e seu companheiro tem q fazer exames pra ver se tem alguma coisa errada. bjus
ResponderBoa tarde ….tenho 21 anos e tento engravidar 1 e 5 messes até agora sem sucesso. ….Não tenho filhos…sinto muita vontade de ser mãe e não consigo…isso é normal?
Respondertem q investigar, o normal são 12 ciclos, se não aconteceu vc e seu marido tem q investigar ta. bjus
ResponderEu tenho 21 anos tmbem, tento engravidar, a três anos. E nunca consegui.minha menstruação eh regular. Vem sempre no dia certo, eu i meu namorado nunca nos previnimos e eu nunca engravidei. Vamos fazer os exames pra saber.
ResponderBom dia tenho 32anos e tento engravida ha mais de 4anos mais ate agora sem nem um susseso
ResponderO meu marido tem 3filhos do primeiro casamento
Sera que o problema é comigo ?
Olha, não quer dizer nada. Ele pode ter tido um problema depois disso. Ideal os 2 fazerem exames ta. bjus
ResponderEu ja estou ha 2anos e n consigo engravidar sera que foi por causa da injeção trimestral que tomei durante 9anos
ResponderOi meu nome é Aninha tenho 24 anos de idade e estou com muito medo fiz sexo com namorado tipo a gente tava fazendo e ele tava com camisinha gozou na camisinha depois ele tirou e sgente fez denovo sem ele ter ido se lavar tem como eu engravidar?
ResponderMe ajude por favor
Qndo eu tinha 18 anos descobri q tinha ovários policísticos. Com o passar do tempo fazia exames e não constava mais nada. Os cistos tinhão sumidos. A uns 6 meses atrás meu marido fz um espermograma e o resultado foi q os espermas são lentos e a qntidada eh poca.. Faiz mais de 13 anos q tanto engravida e não consigo se eu toma indutor de ovulação consigo engravida mesmo com os espermas do meu marido sendo lento e poços???? Por favor me ajudem
ResponderMinha menstruação eh e sempre foi desregulada
ResponderOla,
Responderpreciso de uma resposta ajuda! tenho 19 anosquero muito engravidar não estou tomando anticoncepcional faço sexo sem camisinha mais ate hoje nada oque pode ser a ansiedade ? minha menstruação veioo dia 5 de maio e parou dia 8 como eu faço para engravida estou muito ansiosa quero ter logo um filho?…
Recomendo o livro pra te ajudar profundamente https://www.trocandofraldas.com.br/baixar-ebook-como-engravidar-gratis/
ResponderEstou com hpv e quero engravidar será que posso vou fazer cauterizacao quanto tempo depois posso tentar engravidar
ResponderSandra sobre HPV é melhor falar com seu medico pq pode ter uma recomendação especifica para cada caso viu. bjus
ResponderOlá,
Gostaria da sua ajuda!
Tenho Endometriose leve,tomei Allurene por 3 meses.Parei de tomar em dezembro, dia 13/12.
Em janeiro , tive um leve sangramento ( cor: vermelho vivo) como se fosse um escape, só ao urinar eu sangrava.Durou 3 dias.
Em fevereiro, ao tomar banho 1 notei uma borra( sangue talhado escuro junto com uma secreção , muito semelhante qdo a mulher está ovulando). Desde Dezembro sinto um sono incontrolável .
Será que estou grávida ou é devido ao Allurene.
Abraços e Muito Obrigada por nos ajuda
Responderolá, tenho tentado engravidar aproximadamente há um ano, faço consultas e a minha médica me mandou tomar metformina e folicil todos os dias. Tenho feito amor quase sempre. estou sentido bastante sono, dores de cabeça, os seios estão maiores e doem na pontinha. Será que é gravidez!! Vou esperar ate ao dia 18 se a menstruação não aparecer vou fazer o teste..
ResponderOlá, eu fiz sexo no sábado , com camisinha certinjo, e não tomo anticoncepcional , porém hj desceu um varrimento meio marrom claro, o que pode ser ?
Responder