E qual mulher que tenta há anos engravidar e que nunca se fez essa pergunta? Como saber se posso engravidar? É uma pergunta um tanto complicada para se responder já que só teria a resposta efetiva e definitiva quando a gravidez acontecesse de fato. Porém, há fatores que podem dar indícios se a mulher pode ou não engravidar. Basta seguir alguns passos que veremos a seguir.

Em primeiro lugar a mulher deve ir ao médico e questionar: Como saber se posso engravidar? Então o médico irá iniciar uma investigação superficial ou profunda em alguns casos. É normal os médicos considerarem um prazo mínimo de um ano para que o casal engravide naturalmente, porém, a ansiedade pode chegar muito antes desse prazo.

Então para aliviar a tensão o casal deve fazer exames para saber se pode engravidar. Esses exames são investigativos, com eles daria uma conclusão parcial para saber se o casal pode ou não engravidar. Dica: Para os casais que sofrem com falta de umidade vaginal ou ausência de muco, o FamiGel serve como um ótimo aliado, já que melhora a lubrificação vaginal e ainda faz o papel do muco fértil, facilitando a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O casal fértil não apresentaria qualquer problema, mas os que teriam uma dificuldade relativa poderiam já neste momento dar um indício do porque da dificuldade. Antes de um ano de tentativas, o médico pedirá à mulher que procura respostas, exames simples como:

  • Ultrassom transvaginal
  • Exames de sangue hormonais (progesterona, estrogênio, FSH, LH e prolactina)

Passado um ano de tentativa, ou 12 ciclos, o médico irá investigar o casal mais profundamente. Para a mulher pedirá exames mais complexos como:

Histerossalpingografia: Verifica a permeabilidade e anatomia das trompas, se há aderências, massas ou coleções obstruindo.

Histerosonografia: Exame que se trata de colocar uma substância dilatadora no colo do útero para inserção de uma mangueira fina a qual possui uma micro câmera que conseguiria verificar a existência de má formação uterina.

Exame de ultrassom com doppler: Verifica a anatomia e irrigação dos ovários

Ultrassom seriadas: Usada (em diferentes fases do ciclo) para saber se a mulher está ovulando, se tem atividade normal ovariana.

Mais exames hormonais: Para detectar se houve alguma alteração hormonal durante o tempo de tentativas.

Outros exames ainda mais complexos podem fazer parte da investigação para saber se o casal pode engravidar. Alguns deles são caros mas podem ser feitos pela rede pública de saúde. É o caso da pesquisa por incompatibilidade de gametas ou rejeição do corpo da mulher ao gameta masculino.

Para isso existem exames como exame pós-coito e também o cross match. Alguns casos específicos de suspeita de endometriose, o médico irá pedir um exame chamado CA 125, esse irá descobrir se há ou não problemas de coagulação e se confirmada, uma ultrassom e até a laparoscopia pode ser solicitada pelo ginecologista que está tentando ajudar a mulher que busca respostas para saber se pode engravidar.

Como Saber se Posso Engravidar? Exames Para o Homem!

Quando falamos de fertilidade, sempre devemos lembrar que o CASAL pode apresentar algum problema ou o homem, ou a mulher e em algumas vezes os dois. Por isso aconselha-se que o marido também se submeta a exames após o período necessário para iniciar a investigação. Geralmente essa investigação da parte masculina se inicia pelo espermograma, passa pelo PSA e também exames hormonais. O médico certamente irá pedir exames de testosterona, estrogênio, progesterona e outros.

Esses exames indicarão se o espermatozoide está saudável, se a quantidade está normal e se a qualidade é satisfatória. O espermograma é feito e repetido se houver algum problema detectado. Também é possível conseguir fazer o espermograma pela rede publica de saúde, em locais especializados em fertilidade.

Uma dica preciosa para os homens é o uso de vitaminas da fertilidade masculina, como a ViriFerti. Além de suprir as necessidades vitamínicas do corpo, ainda potencializa a produção seminal, fortalecendo os espermatozoides e melhorando o DNA, aumentando as chances da concepção. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

O fator de combinação dos gametas deve ser levado em consideração também para o homem, caso haja algum problema de compatibilidade, a mulher irá receber vacinas do marido. Uma pequena quantidade de sangue do marido é injetada por várias vezes no organismo da mulher a fim de eliminar a hostilidade do corpo ao esperma do marido. Para o homem ou mulher, exames de sangue específicos para detectar alguma doença sexualmente transmissível como clamídia e sífilis também devem ser feitos, porque essas doenças podem impedir que a gravidez acontecesse. Com todos esses exames, o casal aumenta em 20% as suas chances de engravidar, pois se houver algum problema, certamente irá ser detectado.

Também existe o fator de infertilidade não aparente. Se houver mais de um ano de tentativas e todos os exames normais, cabe ao médico em conjunto com o casal escolher a melhor atitude a ser tomada. Podem ser feitos desde coito programado até a fertilização in vitro.

A melhor coisa é procurar um especialista e fazer todos os exames possíveis! Virar do avesso pode dar a resposta mais aproximada, se você pode engravidar naturalmente ou terá que tomar alguma atitude mais complexa.

Boa sorte!

Veja também: Dicas Para Engravidar- Posições e Truques Para Tentantes

Foto: Sara de Prado