Quando a concepção acontece, muitas vezes não temos ideia do que está acontecendo dentro do corpo da mulher que acabou de engravidar. Não temos ideia das mudanças, das transformações, da formação de uma nova vida que está a todo vapor! Assim que o positivo aparece, tenha certeza de que muita coisa já aconteceu dentro do útero em termos de formação do feto, e o tubo neural é uma das principais mudanças e acontecimentos da gravidez e da formação do bebê ainda nos primeiros dias de concepção. É desse pequeno tubo neural, que tudo começa. Vamos entender?

Como Tudo Começa

A partir do encontro dos gametas masculinos e femininos, óvulo e espermatozoide, a multiplicação das células começa e aí, a formação do bebê e toda a estrutura que envolve a gravidez. O zigoto, ao chegar ao útero, pois a concepção acontece nas trompas, se divide em duas partes.

Com aproximadamente 2 semanas de gravidez, após a implantação do embrião no útero (contando a partir da concepção e não pela data da última menstruação), o tubo neural começa a tomar forma. A multiplicação celular forma o que será a cabeça, cérebro, medula, a coluna espinhal do bebê. Com o avanço dos dias, o tubo fica cada vez mais alongado e com aparecia ainda de um aglomerado de células, determina a saúde do bebê ainda nessa fase.

O Que é Exatamente o Tubo Neural?

O tubo neural é o alicerce de tudo. Sem ele não há bebê e com um alicerce mau estruturado, o bebê não se forma com saúde, aliás a grande maioria das más formações acontecem nesta fase. O tubo neural é responsável por todo sistema nervoso central, cérebro e coração.

Se forma de fora para dentro, ou seja, começa a partir de uma parede externa e se fecha ao final da formação de jeito onde pequenas cicatrizes ficarão ao longo do desenvolvimento fetal, sulco abaixo do nariz e nádegas. A aparência do tubo neural é semelhante à de um biscoito da sorte chinês e se modificará conforme o desenvolvimento acontece.

O topo será a cabeça, o meio o tronco e o final, onde há o fechamento, as nádegas e pernas. Já nesse início é possível identificar onde será a cabeça e o bumbum do bebê. O importante a saber é que já com 22 dias de fecundação, o bebê tem o projeto bem avançado da sua coluna vertebral, cérebro, neurônios e órgãos internos que são ainda pequenas células primárias aglomeradas sem forma.

Vídeo explicativo:

Com 27 dias da fecundação, o bebê já tem sua coluna vertebral formada, desde a cervical até o cóccix. É possível identificar o que parece ser um rabo vestigial, porém logo não será mais visível. A cabeça nessa fase é bastante identificável, e mesmo, sendo muito semelhante com a formação de outros mamíferos, começará a se destacar as características humanas a partir de agora.

Com 5 semanas de gestação o bebê já possui o seu coração em formação, a cavidade ocular, auricular, cavidade bucal e narinas.

A Importância do Tubo Neural e a Saúde do Bebê

A formação correta do tubo neural do bebê é fundamental para a sua saúde intra útero, mas principalmente, pelo resto de suas vidas. Se alguma coisa der errado em algum ponto do desenvolvimento, o bebê pode nascer com má formação de vários aspectos. Seja mal fechamento cranial:

Anencefalia ou encefalocele: ausência de fechamento do topo do crânio, acima dos olhos. Essa má formação pode trazer também problemas de natureza neurológica.

Hidrocefalia: acúmulo de líquido entre o cérebro e o crânio, esse problema causará o crescimento anormal da calota craniana.

Ou mesmo na coluna onde podem surgir problemas como:

Espinha bífida meningocele ou meningo-mielocele: todas devido ao mal ou não fechamento total da parte inferior do tubo neural. Alguns outros problemas também podem acontecer, como paralisia da parte inferior do corpo.

Como Prevenir a Má Formação do Tubo Neural?

Felizmente há como prevenir problema na má formação do tubo neural. Ingestão de vitaminas comuns como o ácido fólico fará total diferença. O ácido fólico age no organismo materno colaborando para fabricação de enzimas (moléculas de hemoglobinas) que potencializam a boa formação fetal.

Além disso potencializa a fabricação de glóbulos vermelhos, os quais transportam oxigênio pelo organismo. Mas para ter os benefícios do ácido fólico no organismo e na boa formação do tubo neural do bebê, é preciso iniciar a ingestão com pelo menos 3 meses antes de engravidar.

Como o ácido fólico não é medicamento, pode ser tomado por um longo período sem correr riscos de efeitos colaterais nem interação medicamentosa. O ideal é ingerir pelo menos 0,5 mg de ácido fólico diariamente ou L-Metilfolato (gravipur) que é o ácido fólico transformado já na enzima absorvida pelo organismo.

Veja também: Cirurgia no Bebê dentro do Útero

Foto: Dr. Vilas gayakwad