Algumas mulheres são pegas desprevenidas e quando descobrem que estão grávidas é um verdadeiro choque, ou o contraceptivo falhou, esqueceu-se de tomar alguns dias ou usou indevidamente, claro que após passar o susto vem à alegria. Mas a grande verdade é que engravidar de forma esperada e programada é muito melhor e mais saudável para todos.

Para aqueles que pensam em aumentar a família e esta em seus planos próximos engravidar, porque não começar a se preparar? Corpo e mente saudável gerará um bebê tranquilo e saudável também, além de poder curtir cada segundo com mais tranquilidade e prazer.

O ideal é que o planejamento comece pelo menos 1 ano antes e se você faz uso de medicamentos ou até mesmo tem algum problema de saúde que seja necessárias mediações mais fortes, conversar com seu medico sobre o assunto é essencial.

Alguns remédios utilizados em tratamentos como, por exemplo, epilepsia ou asma podem prejudicar o desenvolvimento fetal e devem ser trocados por os que não irão atrapalhar a gestação.

Para ajudar os casais tentantes, pode ser utilizado métodos para aumentar as possibilidades da concepção acontecer mais rapidamente, como testes de ovulação, vitaminas que melhoram a ovulação e até mesmo gels lubrificantes que fazem o papel do muco da mulher e aumentam a mobilidade dos espermatozoides, como o FamiGel.

Outro ponto muito importante é em relação ao peso da mulher. Para aquelas que já são mais gordinhas e temem o ganho de peso gestacional porque não iniciar uma dieta, começar a praticar exercícios, emagrecer antes de engravidar e quando engravidar estar com o corpo e hábitos mais saudáveis para encarar essa jornada tão especial e com tantas transformações inevitáveis?

Incluso nos hábitos saudáveis também esta a alimentação saudável, que poucas mulheres sabem, mas que alguns alimentos inclusive ajudam na realização desse sonho, engravidar.

A ingestão de alimentos ricos em zinco, vitaminas B6, E e ômega 3 atuam como estimulantes de hormônios sexuais, que além de manter a mulher bem nutrida sem engordar, facilitará a concepção.

Encontramos essas vitaminas nos alimentos como carnes vermelhas, amendoim, na sardinha, no atum, nozes, na banana, na manga, no óleo de girassol e no pistache. Não é uma dieta muito difícil de ser seguida, já que são alimentos saborosos e que estão praticamente no cardápio da maioria das pessoas e melhor ainda, a baixo custo.

Como se Preparar Para Engravidar: A Visita ao Médico

Para complementar e ter certeza que esta tudo ok com a saúde da futura mamãe, marquem uma consulta com seu ginecologista e informe a ele sobre seu desejo de engravidar nos próximos meses.

Ele solicitará alguns exames essenciais para confirmar o seu estado de saúde e descartar a existência de algumas doenças e problemas de saúde que podem atrapalhar a realização deste sonho.

Perguntas sobre seus hábitos e modo de vida também serão feitos, para te aconselhar a descartar da sua rotina o que não é indicado para uma tentante. Normalmente o ginecologista solicita um papanicolau para analise e verificação da existência de bactérias que podem atrapalhar a fertilidade e a gravidez.

Exames como de urina e de sangue também podem ser solicitados, caso o medico veja necessidade para investigar a existência de uma possível infecção urinaria ou até mesmo anemia, além de conseguir analisar a existência de imunidade de algumas doenças como toxoplasmose, rubéola e hepatite B.

Através dos exames será verificada a necessidade da mulher tomar algumas vacinas, como é o caso da rubéola, catapora e hepatite B. Caso não seja imune a doença, o problema pode ser sanado através da vacina aplicada diretamente nos postos de saúde.

Através dos exames de sangue também serão analisados os níveis hormonais e vendo necessidade um ultrassom também poderá ser solicitado. Outra indicação medica será sobre tomar o acido fólico já agora na preparação para engravidar.

O acido fólico atua como responsável na formação do tubo neural do feto e que ocorre nos primeiros dias da gestação e tem extrema importância na gestação e nos meses de preparação que antecedem a concepção.

Se você bebe, fuma ou utiliza algum tipo de droga e tem o sonho de ser mãe, saiba que todos os componentes utilizados nesses vícios fazem mal tanto para a mãe como para o desenvolvimento do feto.

Parar antes de engravidar é de extrema importância para gerar e dar a luz a um bebê totalmente saudável. Se tiver dificuldades para conseguir, procure ajuda de um especialista e só pense em engravidar quando estiver totalmente liberta dos vícios.

As tentativas se iniciaram e já esta ultrapassando 1 ano? Seu companheiro deve procurar um especialista para ver o que esta acontecendo. Exames complementares detectarão se existe alguma alteração no espermatozoide ou outros problemas que podem ser sanados através de tratamento.

Veja também: Vitaminas para Engravidar

Fotos: Vook, Carol VanHook