Amamentar é uma prática cheia de amor e saúde, para a mamãe, mas principalmente para o bebê. Porém, chega um momento em que a amamentação se torna inviável por alguns motivos particulares, ou casos em que a mulher não poderá continuar a amamentar, desmame ou, precisa de alguma forma ou enfim, secar o leite do seio por qualquer acontecimento em sua vida. Então, como secar o leite materno de forma que não prejudique a mulher?

Primeiro, é importante dizer que o procedimento caseiro é simples, porém qualquer alteração dolorosa ou incomum como febre, vermelhidão e fissuras, devem ser analisadas por um profissional não deve ser feito sem acompanhamento ok?

Primeiro Passo Para Secar o Leite Materno

Logo que se decide parar de amamentar, ou mesmo secar o leite, a primeira providência é parar de estimular o leite. Isto é:

Não amamentar:  A sucção feita pelo bebê ou criança, vai estimular a produção do leite, com isso, o leite não irá secar. Certifique-se de que o bebê já desmamou do seio, para que o leite pare de ser produzido pelo seu organismo, sem que corra o risco de oferecer a mama posteriormente ao inicio do processo para secar o leite materno.

Não usar bombinhas:  Assim como a amamentação, o uso de bombinhas de retirada do leite, estimulará a produção de leite materno. Recomenda-se a ordenha manual apenas para retirar o excesso do leite materno para evitar problemas como mastite.

Secar o Leite Materno Naturalmente

Ha algumas técnicas caseiras pouco conhecidas para secar o leite materno sem muito trabalho, porém, é importante dizer que podem levar alguns dias, e sintomas como seios pesados, até mesmo doloridos. Para amenizar os sintomas, recomenda-se fazer a ordenha do excesso do leite materno sempre que se sentir desconfortável.

Compressa Gelada

Compressa Gelada: A compressa gelada no seio por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. Essa técnica irá constringir os vasos produtores de leite e, consequentemente parar a produção até que cesse por completo. Procure colocar a compressa de gelo envolvida em um pano e nunca por mais do que 15 minutos consecutivos, isso irá prevenis queimaduras nas mamas pelo contato do gelo direto na pele ou por tempo de permanência.

Apertar os Seios com Faixa

Apertar os Seios Contra o Corpo: Amarrar uma faixa nos seios fazendo com que eles fiquem junto ao corpo, ajudará a secar o leite. A compressão dos seios vai ajudar bastante, porém, é preciso tomar muito cuidado ao apertar a faixa. O efeito pode ser alcançado, mas outros problemas aparecerem. Amarre com uma gaze ou pano de algodão firme, porem não forte demais, sempre respirável e dando intervalos para descanso dos seios.

Chás Que Ajudam a Secar o Leite Materno

Menta: O chá de menta ou óleo essencial é um importante aliado para ajudar a secar o leite materno. Além de saboroso, o chá vai ajudar a desidratar as mamas, reduzindo a produção de leite materno.

Sálvia: Com efeito semelhante ao da menta, a sálvia, irá ajudar a parar a produção de leite materno. Recomenda-se o chá 2 a 3 vezes ao dia, ou uma ingestão direta da erva desidratada misturada às refeições e até mesmo o óleo essencial durante o período do processo para secar o leite materno.

Remédios Para Secar o Leite Materno

Existem algumas medicações para ajudar o leite materno a secar, porém todas, sem exceção alguma, devem ser indicadas pelo médico ginecologista. Nunca se sabe se a mulher terá ou não reações alérgicas à medicação, ou mesmo se é a melhor opção para o seu caso.

  • Dostinex: Remédio indicado para tratar a produção de hormônios prolactina na mulher.
  • Ibuprofeno: Analgésico que pode ajudar a secar o leite mais rapidamente, porém com eficácia não comprovada pela ciência.

Uma dica é usar pomadas para amamentação, isso amenizará as dores dos seios. Massageio o seio em baixo do chuveiro para desfazer os nós e retirar o leite excedente com maior facilidade. Não use conchas, elas estimularão a produção do leite. Dê preferência aos absorventes de algodão para o seio.

Veja também: A Ordenha de Leite Materno – Como Fazer?

Foto : Klaushausmann