Quando falamos na transformação da vida das pessoas quando um bebê chega, normalmente pensamos em como as mulheres precisam alterar suas rotinas. Mas esquecemos que a vida dos pais também sofre diversas mudanças com a chegada do bebê.

Tornar-se pai é uma grande transformação na vida de um homem, ainda que seja menor do que a mudança que as mães sofrem. Por diversos motivos, os pais precisam aos poucos a fazer da sua vida um aprendizado diário e encontrar as melhores formas de lidar com seu filho e com essa nova e desconhecida fase da vida.

Mas afinal, como ser um paizão? Como lidar de maneira positiva com seus filhos e fazer parte da vida deles da melhor forma possível? Não há uma fórmula exata que ensina os homens a fazerem com que a vida dos seus filhos seja melhor, mas há diversas atitudes que podem ser tomadas para chegar a esse resultado.

Participe Ativamente da Vida dos Seus Filho

Estar junto com a mãe desde a hora do parto até cada detalhe na vida dos seus filhos é de extrema importância. E isso independe de ser um pai solteiro ou casado, o importante é fazer com que a sua presença seja parte essencial da vida das crianças.

Nos principais momentos de suas vidas, elas irão precisar de você ou querer que você compartilhe aquele momento com elas. O primeiro dia de escola, a formatura, as exposições e feiras da escola, as apresentações entre outras coisas são exemplos de momentos onde um pai deve estar presente.

Além do contexto educacional, é importante saber ouvir os filhos, saber quais são suas vontades e o que mais os deixa alegres. A partir do fim da terceira infância (entre os 10 e 12 anos), crianças costumam começar a moldar uma personalidade, como querer tocar um instrumento musical, praticar algum esporte específico, ter interesse por algum tema de leitura, etc.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Estar junto com a criança, se interessar pelo universo em que ela está inserida, seja ele de videogames, de música, de esportes ou o que for, faz com que ela sinta que você faz parte daquilo e passa confiança

Brinque com Seus Filhos

Brincar com os filhos é saudável e muito prazeroso. Além de poder, por algum tempo voltar à infância e fazer coisas divertidas com as pessoas mais especiais da sua vida, brincar com os filhos cria uma conexão com eles.

Não importa qual seja idade nem qual seja a brincadeira, que vai mudar conforme a criança cresce, é importante estar junto com elas nesse momento. Porém, ao mesmo tempo, é necessário que seus filhos saibam que nem sempre é hora de brincar e é igualmente necessário ter pulso firme para saber dizer não nos momentos certos.

Ensine Pelo Exemplo

Por mais que você converse com uma criança, ela acaba aprendendo o que vê a partir das suas atitudes. Ou seja, não adianta você querer dizer que algo é errado para ela e fazer isso, pois ela vai ver o maior exemplo de sua vida tomando essa atitude.

O comportamento de uma criança se molda muito a partir do que ela observa das pessoas que mais admira, que normalmente são os pais e, por isso, uma das principais dicas de como ser paizão é ensinar os seus filhos pelo exemplo.

Ser um exemplo para o filho não significa apenas ensinar alguma lição em um momento, mas também moldar as atitudes que vão ser parte delas para o resto da vida. A responsabilidade de ser um pai não é simplesmente garantir que os filhos estejam bem, mas que eles possam ser bons seres humanos e, quando crescerem, irão seguir bons caminhos na vida. Essa preocupação faz com que saber ensinar pelo exemplo seja ainda mais importante.

Dividindo Tarefas na Maternidade

Uma das melhores formas de demonstrar que é um pai ativo e participativo na vida dos filhos é dividindo tarefas na maternidade, tarefas que muitas vezes são atribuídas apenas às mães, mas que podem muito bem ser feitas pelos pais.

Revezar a vez de ficar acordado com o seu filho quando bebê, trocar as fraldas, dar banho, cozinhar para as crianças, levar à escola, entre outras tarefas, fazem com que você seja um bom pai.

São coisas simples, mas que nem sempre estão na cabeça de todos, normalmente por conta de uma construção social que diz que isso “é coisa de mãe”. Mas essas coisas podem e devem ser feitas pelos dois como uma parceria para a vida, não só do casal, mas também uma parceria dos pais com seus filhos, que vão ter um ótimo exemplo em casa.

Dê Atenção aos Seus Filhos

Crianças gostam de ser ouvidas e isso faz parte de seu desenvolvimento. Saber ouvir suas vontades, seus gostos e qualquer outra coisa, faz com que ela se sinta importante e muito além disso, faz com que ela se sinta à vontade para conversar com você, o que pode ser muito importante no futuro, principalmente na hora de conversar sobre assuntos considerados tabus.

A conexão entre pais e filhos não pode ser perdida e, mesmo que existam as fases onde eles desejam uma maior liberdade, é necessário estar por perto na medida certa, pois eles ainda precisarão muito de você.

Ser um Paizão Não Significa Ser Legal o Tempo Todo

Um homem aprende aos poucos como ser paizão. E uma das lições que precisam ser aprendidas é que não é saudável ser bonzinho o tempo todo e deixar que a mãe tenha o papel de durona.

Na verdade, esses papeis devem ser divididos e, como já dito anteriormente no texto, um pai precisa aprender a dizer não quando necessário. Existem momentos em que é preciso ser duro, que é preciso dar broncas para ensinar o seu filho algumas lições e principalmente para que ele não se torne uma criança mimada e sofra mais tarde na vida.

Muitos homens desejam aprender como ser paizão, mas isso não é algo que acontece do dia para a noite. Participar da vida de seu filho desde o início e em todos os momentos importantes, vai te transformando, aos poucos, em um verdadeiro paizão.

Fazer parte de todos esses momentos apoiando e incentivando a criança é essencial para que ela sinta que a sua presença é importante e, além disso, é essencial para que a criança tenha uma formação psicológica saudável, com uma figura paterna positiva e forte ao seu lado. O melhor pai do mundo é aquele que se esforça todos os dias para que seu filho tenha uma vida sempre melhor, em todos os sentidos.

Veja Também: Depressão Pós-Parto do Pai – Acontece?
Foto: melindarmacaronikidcom