Uma das grandes preocupações de quem é tentante é a fuga desenfreada do sêmen após a relação sexual. Eu mesma me lembro andando de pernas travadas até o banheiro para não deixar nada escorrer pelas pernas ou sair, mas é inevitável. Ver e sentir o sêmen saindo e indo ralo a baixo pode dar um desesperinho básico.

Não é à toa que surgiram alguns truques como colocar bumbum para cima para evitar que, com a gravidade, ocorra a saída do sêmen da cavidade uterina. Mas você sabia que além dessas técnicas podemos dar uma mãozinha para quem quer engravidar com alguns apetrechos ?

É fato que a permanência do sêmen facilita a fecundação. Todas as mulheres que querem engravidar sabem: quanto mais espermatozoides ficarem dentro do útero, maior a chance de fecundação1. Porém, como o sêmen é um líquido e a relação sexual pode secretar alguns fluidos, recomenda-se ajudar a natureza para não haver uma escapada em massa.

Embora cada espermatozoide tenha sua cauda para a natação rumo às trompas, não custa nada dar aquela força amiga. Algumas almofadas embaixo do bumbum e pernas para cima favorecem a corrida do esperma até o óvulo. Também podemos contar com algumas posições sexuais que favoreçam (depende da posição do seu útero). Para facilitar a concepção ainda mais, por exemplo, podem ser usados géis lubrificantes amigos da fertilidade.

Mas uma das grandes descobertas de criatividade de tentante foi uso de um item em especial que pode favorecer a permanência dos peixinhos mais próximos do colo do útero. Você já ouviu falar em coletor menstrual? Ele é um copo em formato de Y que apara o sangue menstrual. Funciona como um absorvente interno e facilita muito para quem tem alergia a absorventes, não gosta ou quer uma alternativa sustentável2.

Como Usar o Coletor Menstrual Para Tentantes?

Logo após a relação, o importante é manter os espermatozoides dentro do corpo, certo? O coletor menstrual para tentantes serve justamente para trancar o colo do útero e manter o sêmen bem próximo ao local de entrada do esperma. Basta introduzir na vagina assim que a relação acabar. Isso não quer dizer que tenha que acabar de ter a relação, colocar o coletor e sair por aí. É muito importante manter um repouso mínimo de 15 minutos deitada para ajudar. O coletor menstrual pode ficar até 12 horas dentro do corpo para essa finalidade.

Recomenda-se que seja usado no período da noite, pois assim poderá dormir com ele introduzido. O coletor menstrual é lavável e dura cerca de 5 anos, pois o material é altamente durável e, também, esterilizável. É anatômico e se acomoda perfeitamente dentro da cavidade vaginal.

Eu já usei e não me incomodei com a sensação. É bem melhor do que usar um absorvente interno, e funciona como uma barreira útil e confortável que certamente irá ajudar a quem deseja engravidar.

Além do coletor, o muco do período fértil é um grande aliado também nessa missão. Ele ajuda na jornada nutrindo e favorecendo a corrida dos milhões de espermatozoides rumo às trompas. Equilibrar o ph vaginal é importante para evitar um ambiente ácido demais e matar o espermatozoide. Assim, uma ducha vaginal e bastante excitação sexual ajudam e muito na concepção. Mulheres que tem dificuldade de muco ou de excitação devem usar produtos específicos como lubrificantes íntimos amigos da concepção.

Veja também: Quando Ocorre a Ovulação – Ter Relações Exatamente no Dia Fértil