Como Contar as Semanas de Gravidez

Uma dúvida muito comum de várias mulheres grávidas ou não, é como contar as semanas de gravidez, mesmo tendo ciclos regulados. Outra dúvida também, é fazer a conta da gestação, apenas pelo hormônio HCG, que é detectado pelo exame de sangue.

Mas contar as semanas de gravidez, não é tão complicado assim. Mas podemos dizer que também não é tão fácil de entender. Por isso, uma explicação de como contar as semanas de gravidez e também a data provável do nascimento do bebê, pode se tornar uma verdadeira saga e dar nós na cabeça.

Contagem pelo Dia da Menstruação

A gravidez tem 280 dias ou 40 semanas certo? Então contaremos as semanas de gravidez à partir do primeiro dia da menstruação. Parece estranho eu sei, mas é a forma com que os médicos sabem exatamente como contar as semanas de gravidez, de uma forma que o bebê nasça no período certo. Então para fazer o calculo com o medico deverá pensar e responder: Minha ultima menstruação foi dia?

Mas não é assim com todas as mulheres, há casos que contar as semanas de gravidez pela menstruação pode ser totalmente errado, seja por atraso ou mesmo porque a mulher não se lembra do dia que menstruou ou até mesmo pelos seus cálculos menstruou mesmo grávida.

IMPORTANTE: Se com o passar dos meses o ultrassom indicar que seu bebê está com medidas e peso acima do que indica no calculo do pré-natal não se assuste. O ultrassom é uma estimativa e pode ter variação nas informações.

Quando Aparece o HCG no Sangue?

O HCG começa a aparecer no organismo da mulher após a nidação, e aí os testes tanto de farmácia, como de sangue, passa a positivar com quantidades acima de 25mUI. Em alguns laboratórios, apenas acima de 50MUIml é considerado positivo. Porém, ainda muito no começo da gravidez, o hormônio pode estar muito baixo. Cerca de 20, 50, 100mUI. Essas quantias podem parecer baixas, mas é normal acontecer se você faz o exame muito cedo.

Há algumas tabelas de níveis de HCG pela internet, porém, nenhuma delas consegue estimar com certeza absoluta e responder a famosa dúvida de quantas semanas estou de gravidez a mulher está. Elas apenas pode dar uma estimativa. Isso porque o organismo pode secretar mais ou menos quantidade de HCG. A detecção pode ser diferente de mulher para mulher, exatamente também porque pode depender da variação hormonal e quantidade de bebês.

Quantidade de HCG de Gêmeos é Maior?

Então se são gêmeos, a tendência é ser em maior quantidade porém, não é uma regra. As tabelas de referência dos laboratórios também podem ser as mais variadas e podem confundir ou mesmo assustar pois podem ser para mais ou menos do que deu no exame. Por isso, determinar como contar as semanas de gravidez através do HCG, não é a melhor forma. A data da última menstruação faz toda a diferença nessa conta. Mas e para quem não se lembra de que dia menstruou?

Semanas de Gravidez – Como Acertar na Conta Exata?

Para quem quer saber em que semanas de gravidez está e não se lembra do dia que menstruou, é preciso um ultrassom. O médico pode solicitar o primeiro ultrassom e essa sim pode determinar com precisão a idade gestacional, o estágio e semanas de gravidez que a mulher se encontra. Quando mais cedo, melhor para saber. Mas sempre à partir da 5ª semana de gravidez, já pode-se ter um cálculo preciso para saber quantas semanas de gravidez a mulher está e a data do nascimento.

Tudo isso devido ao tamanho e peso do bebê que pode começar a dar alterações depois de um período e então, se sugere que quanto maior o bebê (mais adiantado o estágio da gravidez) maior a chances de serem incorretas ou dar uma diferença enorme na data do nascimento. Essas medidas erradas favorecem que aconteçam enganos da dpp (data prevista para parto).

Como Confirmar?

Resumindo: se você é regulada e tem a menstruação certinha, a data da última menstruação serve sim para conhecer de quantas semanas de gravidez está. Mas se for desregulada ou não se lembrar da data da última menstruação, aí a ultrassom é a melhor forma como contar as semanas de gravidez. Também saber que o ultrassom depois de um certo tempo de gestação, pode dar uma variação na data do nascimento. Então, deve-se realmente considerar a data da primeira ultrassom.

Dúvidas das Leitoras:

Pelo ultrassom é possível ver as semanas de gravidez?

Sim, o exame de ultrassonografia é indicado no inicio gestacional para confirmar as semanas gestacionais, além de poder confirmar se o desenvolvimento está dentro do esperado. No decorrer da gestação, o ultrassom não pode ser levado em consideração para semanas de gestação já que o desenvolvimento, crescimento e ganho de peso do bebê pode variar de gestação para gestação.

Veja também: Papais Recebendo a Noticia da Gravidez

Foto: Trevor Bair