Trabalho de parto! Não dá pra falar de contrações de Braxton Hicks sem falar dele! Bom, todas as gestantes uma hora ou outra terão essas contrações de Braxton Hicks, mas elas não são as contrações verdadeiras do trabalho de parto e nem mesmo sinal de que o parto se aproxima.

Contrações de Braxton Hicks – Identificar as Falsas Contrações 1

O que são as falsas contrações?

As contrações de Braxton Hicks ou falsas contrações, são contrações de treinamento, levam o nome do médico que as identificou. Essas são as falsas contrações, então vamos dizer que as contrações de Braxton Hicks é apenas o corpo se preparando para as verdadeiras contrações de expulsão do bebê na hora de trabalho de parto.

As falsas contrações acontecem desde 1 vez ao dia, até algumas vezes sem mesmo que a gestante possa notar. Normalmente elas acontecem também após a relação sexual. No inicio as contrações de Braxton Hicks podem pegar a mamãe de surpresa, é estranho sentir a barriga endurecer do nada, mas essas contrações são muito comuns e naturais da gravidez.

Quando Começam Acontecer

Essas contrações podem aparecer em torno da 20 semana de gravidez, algumas vezes depois, mas no geral nesse período. Logo que o útero atinge uma altura significativa, os treinamentos uterinos para o parto iniciam. Identificar as contrações de Braxton Hicks é fácil, basta ficar atenta a esses sinais:

  • Endurecimento da barriga
  • Falta de ar passageira
  • Sensação de aperto na barriga e costas

Normalmente as contrações de Braxton Hicks podem durar em torno de 40 segundos a 1 minuto, são indolores, mas podem incomodar dependendo da posição da mulher além de claro assustar porque a barriga dura pode impressionar a gestante. Todas as gravidas podem sentir as contrações de Braxton Hicks, mas como elas não são doloridas podem não se dar conta.

Vídeo sobre Contrações Falsas

Diferenças das Contrações de Braxton Hicks das Verdadeiras

Para identificar as verdadeiras contrações de trabalho de parto não é tão complicado assim. As contrações de Braxton Hicks não são dolorosas, já as contrações de trabalho de parto podem ser acompanhadas de cólicas fortes ou não tão fortes, mas sempre aparece uma dor.

Outro ponto importante a dizer que as contrações verdadeiras de trabalho de parto, são irregulares no princípio, mas com o passar do tempo se tornam constantes e ritmadas. As contrações de Braxton Hicks são espaçadas e bem irregulares. Então, uma contração agora, outra em 30 minutos, outra amanhã e assim por diante. As verdadeiras contrações também tendem a serem crescentes, enquanto as de Braxton Hicks são na mesma intensidade e sem dor como já disse.

Demais Problemas

Porém dois pontos importantes devem ser observados, se há alguma infecção urinária, as contrações de Braxton Hicks podem ser acompanhadas de certa cólica. A presença de cálculo renal também pode ser responsável pela presença de dores nas falsas contrações. Pontadas na vagina também são comuns, tanto em contrações de Braxton Hicks como nas contrações de trabalho de parto realmente. Dores na gravidez devem ser investigadas porém algumas são naturais, essa dor pélvica é uma delas.

Quando se Preocupar

Levar as contrações a sério e ir a maternidade então? Quando acontece alguma perda de líquido, presença de sangue, contrações mais doloridas e mesmo contrações indolores porém ritmadas. Presença de fortes dores nas costas que irradiam para frente também pode ser um sinal de que o parto se aproxima.

Presença do tampão acompanhadas de contrações e dores também deve ser reportada ao obstetra que acompanha a gestante no pré natal. Na dúvida fale com seu médico, lembre-se de que ele é seu melhor amigo nessa fase importante da vida da gestante e mulher.
Até a próxima!

Veja também: Sangramento Durante a Gravidez – Sinal de alerta!

Foto: bies

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Todas as gestantes uma hora ou outra terão essas contrações de Braxton Hicks, mas elas não são as contrações verdadeiras do trabalho de parto e nem mesmo sinal de que o parto se aproxima.
  2. As contrações de Braxton Hicks ou falsas contrações, são contrações de treinamento, levam o nome do médico que as identificou.
  3. As falsas contrações acontecem desde 1 vez ao dia, até algumas vezes sem mesmo que a gestante possa notar. Normalmente elas acontecem também após a relação sexual.
  4. Essas contrações podem aparecer em torno da 20 semana de gravidez, algumas vezes depois, mas no geral nesse período.
  5. Outro ponto importante a dizer que as contrações verdadeiras de trabalho de parto, são irregulares no princípio, mas com o passar do tempo se tornam constantes e ritmadas.