Muitos casais mesmo antes do casamento já iniciam os planos de aumentar a família, mas outros… Às vezes por culpa do marido que acha cedo demais, pela falta de estrutura financeira ou emocional, ou mesmo pela mulher que resiste em engravidar algumas vezes pelo mesmo motivo que o do homem com o acréscimo da beleza estética, as mudanças que a gravidez pode trazer ao corpo conquistado com tanto esforço com dietas e academia.

A verdade é que um filho ou filhos trazem responsabilidades enormes mesmo antes de nascerem, e nem sempre se está preparado para assumi-las, não naquele momento pelo menos. Mas e quando o seu maior sonho é ter um bebê e seu parceiro não quer naquele momento ou de forma alguma? É muito mais comum que as mulheres desejem que esse momento chegue na vida do casal, mas também há muitos homens que tem a vontade inicial de aumentar a família.

O fato é que quando o relógio biológico toca para qualquer uma das partes, é inegável. A vontade chega chegando e não há muito o que fazer, o pensamento de ter logo um bebê não sai tão fácil assim da cabeça. O problema é quando o casal não compactua do mesmo pensamento, as brigas, divergências podem acontecer e trazer mal estar no relacionamento. O tempo do casal no quesito filhos pode não ser tão simultâneo, a pressão por uma gravidez pode até trazer problemas pois, alguns casais podem ter a vida sexual afetada por conta do medo do lado oposto a gravidez e isso é um sério indicio que a pressão está mais forte do que se imagina e venhamos e convenhamos, pressionar para que a gravidez aconteça pode deixar a situação ainda pior.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Como fazer então?

Conversa… essa é a palavra chave para essa situação. O casal deve negociar e a parte (homem ou mulher) que deseja tanto aumentar a família deve expor os seus sentimentos. Dizer o porquê do desejo tão forte de ter um bebê naquele momento e os prós que a condição de pais traz. Realmente, um filho traz muitas responsabilidades mas é inegável o amor e alegria que vem junto com elas. Claro, a responsabilidade e despesa devem ser levadas e muito em consideração afinal, uma criança não é um brinquedo e exige um mínimo de estrutura da parte do casal. Se o casal tiver uma casa sua e condições para cuidar do futuro filho porque não? Mas a decisão deve ser tomada em conjunto pelo casal a fim de evitar mal estar com a noticia do positivo. Transformar esse momento tão lindo em uma espécie de medo da reação do companheiro não é a melhor forma de começar uma fase tão linda da vida.

Estar preparado para a chegada de um ou mais filhos, fará com que a experiência da maternidade ou paternidade seja a melhor possível para o casal, a cumplicidade desse momento não tem comparação com nenhuma outra fase da vida, viver plenamente e sem medos ou duvidas entre o casal é muito importante.

Mas e Quando a Gravidez Acontece sem Querer?

Vivido por mim na pele e olha, foi um baita susto! Repentinamente aos 20 anos uma gravidez surpresa e “indesejada” afinal ainda era muito nova, solteira e sem estrutura. Apenas estudava e dependia dos meus pais, tremi na base para dar a notícia a todos ao redor, principalmente para o maior interessado, o meu namorado da época hoje marido.

Não foi surpresa total mas ainda sim a notícia da gravidez causou um impacto muito grande em ambos lados da família. Tomei coragem para contar sobre a gravidez e tive a maior surpresa de todas, embora meus pais fossem rígidos aceitaram a novidade com facilidade. O medo é o pior conselheiro de todos e vencida por ele tentei esconder por alguns dias.

Confiança, é isso que aconselho a ter em seu companheiro e pais se for o caso, às vezes a gente pinta um monstro verde e não é nada disso. Claro, cada qual sabe a situação que convive e embora pareça um momento ruim, o bebê não tem nada haver com isso! Tente levar a condição da gravidez o melhor possível e se preciso, procure orientação de uma amiga, amigo ou até mesmo psicólogo para ajudar a enfrentar esse momento de surpresa.

Quando se esta preparado para uma gravidez acontecer tudo se torna mais fácil então dialogar e pesar os prós e contras é fundamental para um casal que pensa em ter filhos, seja agora ou dentro de um prazo estipulado por ambos. Ter filhos é consequência do amor entre o casal e uma hora ele transbordará a ponto de gerar uma nova vida!

Veja também: Confissão da Vida de Tentante – A Dor da Espera

Foto: Jaybird, Gonzalo Merat