A fertilidade é muito importante para o casal que quer ter filhos, para a mulher principalmente. Um dos indícios dessa fase é justamente o muco fértil, ou seja, o conhecido corrimento clara de ovo. Porém, você sabia que esse muco não é necessariamente um corrimento? Corrimentos nem sempre indicam coisas boas e sim que tem alguma coisa errada no organismo da mulher. Por isso, ao invés de dizer corrimento clara de ovo, refere-se à secreção fértil de outra forma, como muco clara de ovo.

corrimento clara de ovo

O corrimento clara de ovo, ou muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher. Ele demonstra que o organismo está apto naquele momento à gravidez. Como a mulher não é fértil por todos os dias do seu ciclo menstrual assim como o homem é, a natureza arrumou um jeito de definir o período de forma que todo o organismo demonstre a ela que poderá conceber.

O corrimento clara de ovo é fruto de uma estimulação hormonal bastante intensa no organismo feminino, bem diferente do corrimento branco comum das mulheres. O período fértil começa com a indução inicial do hormônio presente na glândula hipófise (no cérebro). Ela manda recado para os ovários de que o momento de estimular os folículos já existentes em reserva desde a formação no útero materno está na hora de crescer.

Então o FSH entra em cena e estimula o crescimento até que o estrogênio suba o suficiente e tome conta. Esse estrogênio é responsável pela formação do muco clara de ovo e pelo seu aspecto. Quanto mais muco, mais estimulação de óvulos, e quanto mais fino ele está, mais próximo também a ovulação de acontecer.

Quando Ele Acontece e Benefícios do Muco Clara de Ovo

Normalmente o corrimento clara de ovo começa a acontecer já no primeiro dia de pico ovulatório. Quando os folículos atingem o tamanho de 12 mm, pode-se ter já uma estimulação maior de preparação da região intima. Ele começa grosso como uma gelatina dura e vai ficando mais maleável com o passar dos dias. Porém é possível que a mulher tenha apenas o muco mais fino, isso não significa nenhum tipo de problema. Aliás, o muco do tipo sabão, é o mais fértil de todos, ele não estica apenas escorrega. O corrimento clara de ovo é composto por liquido do corpo agregado à formação celular dos hormônios.

Porém o corrimento clara de ovo não é somente isso, ele é bastante necessário para o período de fértil. Além de proporcionar uma maior mobilidade ao sêmen do homem, o muco clara de ovo também é capaz de nutrir e manter o espermatozoide vivo por bastante tempo. Se o homem for saudável, é possível que fique vivo à espera do óvulo por pelo menos 48 horas e pode se estender à 72 horas. A excitação sexual não é a mesma coisa que o corrimento clara de ovo, embora sejam de aspectos semelhantes. O período fértil pode trazer maior desejo sexual para a mulher e o muco ficará mais abundante.

A maior estimulação de hormônios nesta fase também provoca outro acontecimento, o espessamento do endométrio. Ele é importante para ajudar à implantação do bebê e levar a gravidez à diante. Lembre-se, namore durante uma semana à partir do primeiro sinal de muco clara de ovo, dias alternados para garantir a fecundação. Caso engravidar não seja o objetivo, então recomenda-se que não tenha relação sexual desprotegida durante 10 dias.

Veja também: Método Billings – O que é e Como Fazer

Fotos: cdslug