A fase fértil é muito importante para o casal que quer ter filhos, principalmente para a mulher. Um dos indícios dessa fase é justamente o muco fértil, ou seja, o conhecido corrimento clara de ovo. Porém, você sabia que esse muco não é necessariamente um corrimento?

Corrimentos na maior parte do tempo significam que há algo de errado no organismo da mulher. Por isso, ao invés de dizer corrimento clara de ovo, refere-se à secreção fértil de outra forma: muco clara de ovo. O muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher. Ele demonstra que o organismo está apto à gravidez naquele momento.

Os homens são férteis em todos os dias, sem depender de um ciclo. Já as mulheres não são férteis por todos os dias do seu ciclo menstrual. Por isso, a natureza dá sinais de que o corpo está se preparando, e de quando ele está apto a uma concepção.

O muco clara de ovo é fruto de uma estimulação hormonal bastante intensa no organismo feminino, bem diferente do muco branco comum em boa parte do ciclo. O período fértil começa com um hormônio liberado pela glândula hipófise no cérebro, o hormônio folículo-estimulante (FSH). As mulheres já nascem com todos seus óvulos, e este hormônio manda o recado de que os folículos que contém os óvulos devem começar a amadurecer.

Então o hormônio luteinizante (LH) entra em cena e estimula o crescimento dos folículos. Estes folículos liberam estrogênio, que é responsável por muitas partes importantes do ciclo. O estrogênio é responsável pela formação do muco clara de ovo e pelo seu aspecto. Quanto mais escorregadio e fino ele está, mais próximo também a ovulação de acontecer.

Quando Ele Acontece e Benefícios do Muco Clara de Ovo

Normalmente, o corrimento clara de ovo começa a acontecer já no primeiro dia do período fértil. Quando os folículos atingem cerca de 12 mm, já pode ser possível sentir os efeitos dos hormônios no muco cervical.

Ele pode começar grosso, como uma gelatina dura e vai ficando mais maleável com o passar dos dias. Porém, é possível que a mulher tenha apenas o muco mais fino, e isso não significa nenhum tipo de problema. Aliás, o muco do tipo sabão é o mais fértil de todos. É aquele tipo de muco que não estica, mas é bem escorregadio. O corrimento clara de ovo é composto por água, substâncias que o deixam maleável e outros compostos.

Porém o corrimento clara de ovo não é somente isso, ele tem outras funções durante o período de fértil. Além de proporcionar uma maior mobilidade aos espermatozoides, o muco clara de ovo também é capaz de nutri-los e mantê-los vivos por bastante tempo.

No caso de mulheres que produzem pouco ou nenhum muco fértil, existe a opção de géis lubrificantes especiais para ajudar na fertilidade. Além de melhorar a lubrificação vaginal, melhoram as condições do canal vaginal para os espermatozoides por emularem e fazerem exatamente o papel do muco fértil. É o caso do FamiGel, o único lubrificante amigo da fertilidade aprovado pela ANVISA no Brasil. Você pode adquirir seu FamiGel aqui em nossa loja.

Se os espermatozoides do homem forem saudáveis, é possível que fiquem vivos dentro do corpo à espera do óvulo por pelo menos 48 horas, chegando até a sobreviver por cerca de 4 dias. Por isso o período fértil é maior do que apenas a ovulação em si, visto que o óvulo vive apenas por cerca de 24 horas no corpo.

A lubrificação da excitação sexual não é a mesma coisa que o muco clara de ovo, embora sejam de aspectos semelhantes. O período fértil pode trazer maior desejo sexual para a mulher e o muco ficará mais abundante. Uma dica para saber a diferença é esfregar um pouco da secreção entre os dedos. O muco cervical fértil não seca rapidamente, enquanto a lubrificação da excitação evapora mais rapidamente.

O grande estímulo hormonal nesta fase também é responsável pelo espessamento do endométrio. Ele é importante para ajudar à implantação do bebê e levar a gravidez à diante. É no endométrio que o embrião se abriga inicialmente, até a formação da placenta.

Lembre-se, namore durante uma semana à partir do primeiro sinal de muco clara de ovo, pelo menos em dias alternados para aumentar as chances de uma fecundação. Caso engravidar não seja o objetivo, então recomenda-se que não tenha relação sexual desprotegida durante 10 dias.

Veja também: Método Billings – O que é e Como Fazer

Fotos: cdslug