A fase fértil é muito importante para o casal que quer ter filhos, principalmente para a mulher. E um dos indícios dessa fase é justamente o muco fértil, ou como também é conhecido, corrimento clara de ovo. Porém, você sabia que esse muco não é necessariamente um corrimento?

Na maior parte das vezes, a presença de corrimentos significa que há algo de errado no corpo, uma doença, por exemplo1. Por isso, corrimento clara de ovo não é um termo adequado a se utilizar quando nos referimos a essa secreção fértil. O ideal é muco clara de ovo. E o muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher, que demonstra que o organismo está apto à gravidez naquele momento.

Os homens são, teoricamente, férteis todos os dias e não dependem de um ciclo. Já as mulheres não são férteis todos os dias do ciclo menstrual. Por isso, a natureza envia sinais quando o corpo está se preparando ou já está apto a uma concepção.

O muco clara de ovo é fruto de uma estimulação hormonal bastante intensa no organismo feminino, bem diferente do muco branco comum em boa parte do ciclo. O ciclo menstrual começa com o primeiro dia de sangramento vermelho vivo. Então o hormônio folículo-estimulante (FSH) é liberado pela hipófise e começa a aumentar. Esse hormônio é o responsável pelo recrutamento dos folículos.

Esses folículos vão crescendo, pois têm receptores suficientes para isso, e então liberam o estrogênio. O estrogênio faz um feedback positivo no hormônio luteinizante (LH). Então há um aumento do LH, o chamado pico ovulatório, e esse hormônio é o responsável pela produção da progesterona.

Quando Ele Acontece e Benefícios do Muco Clara de Ovo

Normalmente, o corrimento clara de ovo começa no primeiro dia do período fértil. Quando os folículos atingem cerca de 20-24 mm já é possível sentir os efeitos dos hormônios no muco cervical.

Ele costuma ser grosso no início, como uma gelatina dura, e vai ficando cada vez mais maleável com o passar dos dias. Algumas mulheres, no entanto, têm o muco bem fininho desde o começo, o que também é completamente normal. Aliás, o muco do tipo sabão é o mais fértil de todos. É aquele tipo que não estica e é bastante escorregadio.

Porém, essa não é a única função do corrimento clara de ovo durante o período de fértil. Além de proporcionar uma maior mobilidade aos espermatozoides, por exemplo, o muco clara de ovo também é capaz de nutri-los e mantê-los vivos por bastante tempo.

No caso de mulheres que produzem pouco ou nenhum muco fértil, existe a opção de géis lubrificantes especiais para ajudar na fertilidade. Além de melhorarem a lubrificação, eles otimizam também as condições do canal vaginal para os espermatozoides. É o caso do FamiGel, por exemplo, que tem sua textura idêntica ao do muco vaginal natural.

Se os espermatozoides do homem forem saudáveis, é possível que fiquem vivos dentro do corpo à espera do óvulo por pelo menos 48 horas2, chegando a até 4 dias dependendo das condições. Por isso, o período fértil é maior do que apenas o dia da ovulação em si, visto que o óvulo vive apenas cerca de 24 horas no organismo.

A lubrificação da excitação sexual não é igual ao muco clara de ovo, embora tenham aspectos semelhantes. O período fértil pode trazer maior desejo sexual para a mulher e o muco ficará mais abundante. Uma dica para diferenciar é esfregar um pouco da secreção entre os dedos. O muco cervical fértil não seca rapidamente, já a lubrificação da excitação vai embora rápido.

O grande estímulo hormonal nesta fase também é responsável pelo espessamento do endométrio. Ele é importante para ajudar na implantação do bebê e levar a gravidez adiante. É no endométrio que o embrião se abriga inicialmente, até a formação da placenta3.

Lembre-se, namore durante uma semana à partir do primeiro sinal de muco clara de ovo, pelo menos em dias alternados para aumentar as chances de uma fecundação. Agora, caso engravidar não seja o objetivo, então o recomendado é não ter relação sexual desprotegida durante 10 dias.

Veja também: Método Billings – O que é e Como Fazer