A caspa é um problema muito conhecido e considerado comum entre jovens, adultos e até em crianças. Considerado um problema de saúde também estético, a caspa não é contagiosa e pode ser facilmente tratada e controlada. Mas hoje iremos falar sobre criança com caspa, suas causas, cuidados e como tratar o problema.

O que é Caspa?

A caspa se trata de uma descamação do couro cabeludo em forma de pequenas escamas de coloração branca e que pode ter diversos tamanhos. Por ser um fator muito comum, poucas pessoas conhecem suas causas definitivas.

Muitas crianças podem sofrer com grande proporção de caspas devido ao uso de alguns tipos de shampoo, condicionadores e até cremes de pentear. Caso seja essa a causa, facilmente pode ser resolvida com a troca dos produtos utilizados e substituir por neutros ou próprios par o combate da caspa.

Vale alertar que crianças devem utilizar produtos próprios para uso infantil e nem sempre shampoos anti caspas são recomendados para uso infantil, por isso recomendados sempre conversar com o pediatra ou dermatologista pediátrico.

Principais Causas da Caspa

Uma das principais causas da caspa em crianças é a tendência individual dos tipos de pele. Outro ponto importante são momentos de stress que podem causar a descamação do couro cabeludo. Crianças em fase de provas ou que estão passando por fases conturbadas emocionalmente podem apresentar quadros intensos de caspa.

Períodos de tempo frio ou muito seco aumentam as possibilidades do aparecimento de caspas em crianças. Alguns cuidados com os cabelos também aumentam as chances de deixar o couro cabeludo mais oleoso, como dormir de cabelo molhado ou abusar no uso de cremes para cabelo.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Lavar o Cabelo a Noite

O ideal é sempre que lavar os cabelos no período noturno, seca-los com o secador. Esse cuidado evitará que o couro se torne oleoso e descame, ocasionando um grande aparecimento de caspas por toda a cabeça.

Normalmente criança com caspa é apontado como certo descuido, mas nem sempre é por falta de higiene. Mesmo que os cabelos sejam lavados regularmente, podem ocorrer o aparecimento das caspas devido a diversos fatores. Caspas não tem relação a falta de limpeza dos cabelos!

O próprio couro cabeludo e temperatura corporal estão aliados ao aparecimento de caspas, assim como o uso de bonés que cria um “abafamento do couro cabeludo. Esses são os principais fatores de causas de caspa.

Dermatite

Em alguns casos, a caspa pode se apresentar também devido a algumas doenças, como a dermatite que é bem comum em bebês e crianças. Então mamãe e papai fiquem tranquilos que tudo se resolve em questão de tempo ou com alguns cuidados bem simples. Caso o problema persista, procure o pediatra ou um dermatologista pediátrico para o tratamento devido.

Tratamento de Caspa Para Crianças

O tratamento inicial para criança com caspa é sempre mudar o produto que pode estar causando. Evitar deixar os cabelos sem lavar por muito tempo também pode ajudar, já que o aumento de oleosidade do couro cabeludo aumenta as chances das caspas aparecerem.

A caspa não só causa má aparência, mas causa muita coceira também. Por isso o recomendado é lavar o cabelo um dia sim e um dia não, lavando cuidadosamente com as pontas do dedo sem esfregar e causar mais descamação.

Shampoo Para Cabelo Seco

Shampoos para cabelo seco podem parecer atrativos para quem quer solucionar o problema da oleosidade do couro cabeludo, mas eles têm base de amido de alumínio, que ajudam a absorver a oleosidade e melhorar o brilho dos cabelos, mas não resolvem e nem tratam o problema da caspa, em alguns casos pode até se agravar.

Bebê com Caspa

No caso de bebê com caspa, com ajuda de um óleo apropriado para uso infantil e um algodão, você pode passar na área e retirar cuidadosamente com um pente. No caso das crianças maiores que possuem muito cabelo a troca de produto, evitar condicionador no couro cabeludo e manter a lavagem do cabelo regularmente resolverá a situação.

Alimentação Saudável

O tratamento para criança com caspa também envolve alimentação, já que nosso corpo responde a tudo que comemos. Em alguns casos a caspa pode se agravar por falta de vitaminas no corpo, com isso recomendamos um cardápio balanceado, nutritivo e saudável.

Antes de você começar qualquer tratamento de caspa para crianças, observe qual pode ser a causa da manifestação. Além dos produtos de higiene, elas podem ocorrer devido alterações hormonais, oleosidade do couro cabeludo ou até mesmo por um fator genético.

Se nenhuma das dicas dadas solucionarem o caso de caspa na criança, o ideal é procurar um especialista em couro cabeludo que avaliará o caso, se necessário solicitará exames complementares e indicará o tratamento ideal para solucionar.

Veja Também: Como Remover a Crosta Láctea do Bebê?
Foto: Pezibear