O tema de hoje é um pouco “melequento”, mas um tanto comum no universo infantil: criança com dedo no nariz é normal? E mais, porque além de mexer, ela ainda come a meleca que retirou?

Visão de Um Especialista

O dedo no nariz é um pequeno hábito desagradável que a maioria dos pais tenta afastar de seus filhos. Uma pesquisa recente feita por Scott Napper, professor de bioquímica da Universidade de Saskatchewan – Canadá, afirma que as crianças que comem seu próprio muco podem acabar construindo imunidade mais forte em comparação com outras crianças que nunca experimentaram tal iguaria.

De acordo com o Napper, a meleca, como é frequentemente chamada, é uma mistura de proteínas e água com restos celulares e tende a abrigar bactérias que, quando comidas, ajudam a fortalecer o próprio sistema imunológico natural do organismo.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

“Medicamente, faz muito sentido e é perfeitamente natural comê-la”, argumenta Napper. Em termos de sistema imunológico, o nariz é um filtro no qual uma grande quantidade de bactérias é coletada, e quando esta mistura chega nos intestinos funciona como um remédio.

Atua como uma vacina, ensinando o sistema imunológico, quais os agentes patogênicos presentes no ambiente. O sistema imunológico pode ser preparado e pronto para combater as bactérias específicas que são encontradas regularmente.

Em qualquer caso, é um método bem mais seguro do que as vacinas aprovadas para fornecer pequenas doses de bactérias que já foram cobertas de muco protetor.Com a vantagem de não precisar injetá-las no corpo através de uma agulha. Todos sabemos como as crianças odeiam agulhas!

No que diz respeito ao aspecto felicidade, o professor acredita que a criança com dedo no nariz está completamente feliz fazendo isso.

As crianças não se incomodam com etiquetas, elas também são criaturas que reagem ao seu ambiente. Ou seja, se tiverem uma coceira, não importa onde esteja elas se coçarão, se tiver que usar o banheiro, elas irão e, se sentir coceira no nariz ou como se algo estivesse preso elas irão colocar o dedo nele. Só porque os adultos pensam que é grosseiro, não significa que a criança irá concordar. Na verdade, elas estão apenas reagindo a algo que sentem.

“Com o dedo você pode chegar a lugares que simplesmente não consegue alcançar com um lenço, mantendo o nariz muito limpo”, acrescenta o professor Napper. Entretanto, a criança com dedo no nariz frequentemente pode estar sofrendo de alergias.

Como Evitar Que a Criança Coloque o Dedo no Nariz?

Mesmo que comer meleca não seja tão ruim, os dedos sujos da criança são um grande problema. A criança com dedo no nariz espalha e adquire doenças infecciosas, especialmente vírus como o da gripe e o resfriado comum.

Ela precisa aprender que cutucar o nariz não é um comportamento socialmente aceitável. Mas então, o que os pais podem fazer para que seus filhos percam o hábito de mexer em seu nariz?

Dicas Para Tirar o Hábito do Dedo no Nariz

  • Descobrir por que a criança mexe no nariz – Saber se é um hábito nervoso ou se simplesmente se sente bem. Ela tem um resfriado ou alergias?

    Se é um hábito nervoso, tente substituí-lo por outro hábito que seja mais aceitável. Uma boa dica é dar algo que ocupe as mãos, assim elas se manterão fora do nariz.

  • Não conte com os lenços – Na maioria das vezes a criança com dedo no nariz está incomodada com algo lá dentro. Os lenços são bastante fracos para tirar o que está importunando. É importante ensinar as crianças a assoar e usar lenços, especialmente se elas têm um resfriado ou alergias, mas os lenços geralmente não fazem muito efeito para a criança com dedo no nariz que tenta retirar algo. E, ela ainda precisará lavar as mãos depois de usar os lenços, de qualquer maneira.

    Em vez de lenços, ensine a criança limpar o nariz em um espaço privado, como o banheiro, e então lave as mãos.

  • O álcool em gel será o melhor amigo – Realmente, a lavagem adequada das mãos geralmente não acontece sempre à uma criança com dedo nariz. O álcool em gel é eficaz para matar a grande maioria dos vírus comuns como o da gripe e do resfriado.
  • Trate alergias – O que as crianças fazem quando tem uma coceira no fundo do nariz? Pois é! As alergias são um dos principais contribuintes para a criança com dedo no nariz, porém a coceira crônica pode ser tratada.

    Para alergias sazonais que causam coceira no nariz, coriza e congestionamento, existem medicamentos que tratam e aliviam os sintomas. Entretanto, é importante destacar que o médico deve ser consultado sempre.

  • Evite a desidratação nasal – As secreções secas exigem quase sempre que a limpeza seja com o dedo, pois simplesmente não saem com lenço. A melhor maneira de evitar as fossas nasais secas é uma boa hidratação. As soluções salinas em spray e o umidificador de ar também podem ajudar.
  • Não seja punitivo – A punição para a criança com dedo no nariz é ineficaz e só resulta em frustração e vergonha. Às vezes, os pais (inclusive eu) ficam tentados a punir os filhos porque se sentem frustrados por explicar que esse hábito não é legal e mesmo assim ela continuar com o dedo no nariz. Em vez disso, o ideal é tentar descobrir a raiz do problema e abordá-lo.
  • Mantenha as unhas curtas – As unhas compridas são um terreno fértil para germes e são difíceis mantê-las limpas. Elas também podem provocar machucados que ocasionam em sangramentos no nariz.
  • Evite a hemorragia nasal – A criança com dedo no nariz tem chances maiores de ter uma hemorragia nasal. As fossas nasais constantemente atacadas pelos dedinhos nervosos podem se tornar extremamente frágeis ocasionando o rompimento de pequenos vasos que irrigam o nariz, causando um sangramento que pode ser leve, moderado ou forte, podendo necessitar de cauterização.

Veja Também: Criança com Dislexia
Fotos: Barbara Bonanno BNNRRB