Um dos incômodos que afetam desde crianças ate adulto e pode ocorrer por diversos motivos desde cansaço, gripe e dificuldade para enxergar, as reclamações de dor de cabeça em crianças têm aumentado diariamente. No caso de crianças menores e bebês os pais devem ficar atentos a sinais já que nem sempre conseguem descrever o que estão sentindo e explicar aonde realmente esta doendo.

Normalmente é notado que a criança esta cabisbaixa e não quer fazer as atividades que gosta tanto. A dor de cabeça em crianças ou cefaleia como é chamado pelos médicos é um sintoma que pode ocorrer diversas vezes na vida e é sintoma de uma extensa lista de problemas por isso deve ser investigado com cuidado para encontrar a real causa da dor1. Estudos indicam que em torno de 10% das crianças que sofrem com dor de cabeça estão na creche e no jardim de infância, sendo maiores os casos em crianças que já cursam o primário chegando a 50%.

O uso sem moderação de computadores, televisão e vídeo games é um dos primeiros da lista de causadores de dor de cabeça em crianças pois forçam suas vistas causando a cefaleia2. Porém o sintoma é recorrente de outros variados motivos, como ingestão de certos alimentos e até mesmo um dos sintomas de uma forte gripe. Os principais motivos de dor de cabeça são:

  • Sono Insuficiente
  • Fome ou período muito longo sem se alimentar
  • Excesso de alguns alimentos que contenham açúcar, chocolate, gordura e cafeína.
  • Desidratação Infantil
  • Dificuldade para enxergar
  • Exposição excessiva no sol ou alta temperatura

Problemas hormonais, ansiedade excessiva e depressão infantil, ruídos fortes e cheiros de substancias fortes também podem ser causas de dores de cabeça em crianças. Em torno de 10% dos casos que surgem nos consultórios pediátricos, as dores de cabeça são recorrentes a gripe e resfriados, infecções de ouvido e sinusite.

Como Prevenir as Dores de Cabeça das Crianças

A dor de cabeça em crianças é um sintoma que nem sempre pode ser prevenido, pois pode vir acompanhado de alguma doença ou problema físico. Mas é possível prevenir as dores rotineiras e cefaleias diárias causadas por rotinas estressantes e horários bagunçados.

Colocar horários e período para utilizar computadores, assistir televisão e jogar vídeo game é o primeiro passo. Se as queixas de dor de cabeça ocorrem na escola, uma visita ao oftalmologista é indicada, talvez seu filho esteja necessitando de óculos para ajudar a enxergar melhor. Horários das refeições devem ser respeitados e não se deve pular nenhuma refeição, já que intervalos muito grandes sem se alimentar a taxa de glicose diminuem muito rápidos ocasionando dores de cabeça. Horário para dormir também é essencial para diminuir as chances das dores de cabeça surgir, pois a falta de sono e o cansaço excessivo também ocasionam a cefaleia.

Observar quando a criança dorme se ela não range os dentes. Ranger os dentes ou o bruxismo3 como é conhecido é um problema bem comum e quando recorrente é causador de fortes dores de cabeça já que a mandíbula é pressionada com muita tensão durante longo período da noite. No caso de dores recorrentes e diárias teu filho pode estar sofrendo com enxaquecas. As enxaquecas podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos e o incomodo com a luz e barulhos. Caso o problema continue a persistir é indicado a consulta com um neurologista que avaliará a situação e indicara o tratamento adequado.

Veja Também: Enxaqueca Infantil, e Agora?

Foto: Christos Tsoumplekas, Dave & Lorelle