Se existe uma tarefa árdua e complicada na vida de um adulto é a de educar filhos. Ser pai, mãe e responsável por outras vidas além da nossa, é extremamente delicado e de muita importância. Através dos ensinamentos passados que o caráter e os valores serão formados. Milhares de pais acreditando estarem dando uma ótima educação aos seus filhos, acabam pecando pelo excesso e criando uma criança mimada. Dentro de casa talvez não seja um problema tão grande, já que foi uma situação formada pela própria família, mas e com o mundo lá fora?

Criança Mimada 1Vemos diariamente situações de crianças que mandam dentro de suas casas e em seus pais. Não possuem limites, regras e são donos do próprio nariz quando deveriam ainda ser direcionados pelos pais. Comem o que querem, quando querem inclusive, mandam no cardápio diário da casa. Escolhem os passeios da família. Na televisão só passam os programas escolhidos por ele. No rádio só tocam as músicas favoritas dele e todo o mundo da família gira em volta do umbigo do pequeno reizinho.

Quando contrariado, chiliques, gritos e muito choro com direito a show ocorrem para quem quiser ver. Para isso não importa o lugar e acaba gerando constrangimento aos pais perante a sociedade que sim, costumam julgar e comentar sobre a má educação da criança. Toda essa forma de educação, é conhecida pelos psicólogos como infantolátria. Ela é o ato dos pais mimarem demais seus filhos tornando-os pequenos comandantes ou reis da situação. O fato deve ser mudado enquanto é tempo, para que problemas futuros e quando adultos não venham a acontecer ocasionando mais sofrimento. Crianças necessitam aprender limites, viver regras e conhecer o sentido da palavra NÃO. Nem sempre podem ser o centro das atenções e ganhar tudo que querem, e será que terão que aprender vivenciando a realidade da vida?

O Que é Ser Bom Pai ou Mãe?

Ser um bom pai e mãe não significa dar tudo que os filhos querem, mas sim ensinar os caminhos que devem andar. Isso inclui mostrar limites e respeito aos desejos e escolhas do próximo. Ser pai e mãe é mostrar a realidade da vida com uma grande pitada de carinho, afago e amor.

Criança Mimada 2Tentar oferecer tudo com a dosagem correta, afinal tudo que é demais e em excesso faz mal, até mesmo o amor. Excesso de zelo e cuidados podem ser prejudiciais para o desenvolvimento da criança, afinal, elas precisam crescer e aprender a serem dependentes. Precisam ter segurança para fazer as próprias escolhas e quando for necessário, percorrer seus próprios caminhos.

O bom ensinamento dos pais é a base do que se tornarão quando adultos, mesmo que não seja possível descobrir como se comportarão perante o mundo futuramente. Nós pais, sempre tentamos fazer o melhor, oferecer o melhor de nós. A formação do caráter de um indivíduo, é firmada na infância e dela ele irá levar os princípios para o resto da vida.

Normalmente comparamos a educação dada aos nossos filhos, à educação que recebemos dos nossos pais. Aqueles que tiveram uma educação rígida, difícil, desejam oferecer o contrário para os seus, e fazem exatamente tudo ao inverso do que julgou ser errado um dia. Para aqueles que foram soltos demais, sem limites acabam proporcionando uma vida mais regrada com total controle sobre a vida dos filhos, e em muitos dos casos também pecando pelo excesso.

Não existe um manual de informações sobre como educar os filhos infelizmente, mas todos têm consciência de que os excessos fazem mal para todo ser humano, principalmente para as crianças em desenvolvimento e formação de caráter. Muitas das crianças mimadas quando crescem, se tornam adolescentes e adultos revoltados. Não aceitam ser contrariados pelo mundo e a não receber o que sempre tiveram dentro de casa. Muitos deles acabam procurando as drogas e a bebida como escape da situação e evoluem para problemas muito sérios.

Filhos devem sim ser criados com o coração, com total doação e sentimentos, mas com o auxilio da cabeça e do raciocínio também. Os pais tem dever de ensinar a ganhar e perder, ouvir não, não ser sempre o foco da situação e acima de tudo de dividir, compartilhar e respeitar os próximos.

Veja também: Birras – Como Lidar Com Elas?

Fotos: Alba Soler, Juliana King