A culinária japonesa vem tomando conta de todo mundo e agradando cada vez mais paladares, desde os pequenos até os mais idosos. Mas um assunto que causa muita dúvida entre os pais amantes desses pratos é: criança pode comer comida japonesa?

Se tratando de pratos nem sempre cozidos ou sendo mais especifico, preparados com peixes crus pode ser que ofereça a algum risco para os bebês e crianças, por isso é sempre bom esclarecer todas as dúvidas antes de oferecer.

Que Idade Pode Comer Peixe Cru?

Mas a resposta é sim!! Crianças podem comer e frequentar restaurante japonês com a família. O único cuidado recomendado é que para crianças abaixo de 3 anos de idade não sejam oferecidos os pratos que contenham como ingrediente o peixe cru.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

Opte por pratos cozidos ou assados, normalmente é oferecido uma grande variedade de opções justamente para atender as crianças e as pessoas que não gostam do tão famoso peixe cru.

Vale alertar também para a quantidade de sódio que contem em alguns alimentos da culinária japonesa, fique atenta ao que seus filhos consomem. Lembrando que é bom sempre ficar alerta para não cometer exageros.

Normalmente em restaurantes da culinária japonesa, se oferecem pratos opcionais para o paladar infantil como yakissoba, iscas de frango e até mesmo peixes grelhados que agradam bastante as crianças.

Boa Higiene do Estabelecimento

Mesmo com todo cuidado com a escolha da comida, vale alertar sobre a higiene do estabelecimento. Como são alimentos preparados na hora e grande parte preparados com peixe cru, devem estar frescos e serem montados em uma cozinha rigorosamente limpa e por um profissional qualificado.

Alguns lugares dão a opção de bancada aberta para que os clientes possam ver a preparação dos alimentos e com isso é possível verificar toda a cozinha. Vale lembrar, que a ingestão de peixes contaminados pode causar grandes problemas de saúde. Procure levar a sua família somente em lugares de boa procedência e com referência.

Provar alimentos diferentes e culinárias diferentes do que estamos acostumados a oferecer no dia a dia, é muito prazeroso. Novos sabores, novas cores e texturas, mas devemos tomar cuidado com os riscos que certos alimentos podem oferecer.

Quando Pode Dar Chocolate Para Criança?

Quando se trata de chocolate aí o negócio pega para todo mundo, quem resiste não é mesmo? O chocolate é um dos alimentos mais tentadores de todo mundo e se torna até mesmo um tanto quanto viciante depois que for provado.

Alguns pais seguram para não dar doces para seus filhos e seguem firme a negação de chocolates principalmente. Mas até quando segurar? Quando pode dar chocolate para criança sem que tenha riscos de alergias ou outros problemas?

É difícil segurar uma criança de não comer chocolate, principalmente quando já frequenta festas infantis regadas a muito brigadeiro, de vários tamanhos e cores. A curiosidade de provar o que todos estão comendo é inevitável.

Na verdade, não existe idade certa para oferecer o chocolate, claro que quanto mais tempo conseguir segurar melhor, afinal açúcar não faz falta nenhuma na vida das crianças. Mas quando oferecer, que seja em pequena quantidade e que fique atento a alergias.

Existem diversas opções de chocolate no mercado, branco, preto, com castanhas, recheados, ao leite ou amargos. Para primeira prova aconselhamos que seja dado o chocolate sem recheios, já que podem conter corantes e causar alergias.

Algumas crianças podem apresentar reação alérgica ao cacau e apresentar coceiras e vermelhidão logo após a ingestão, portanto opte pelos puros a princípio. Já nos maiores, a quantidade também deve ser controlada, já que chocolate além de açúcar contem grande quantidade de gordura. O consumo em excesso pode causar diarreia e fortes dores na barriga.

Vale alertar que dar chocolate para uma criança é caminho sem volta! São raras as crianças que não gostam desse alimento delicioso. Acredite, o chocolate é viciante! Não podemos esquecer que muito chocolate em excesso faz mal assim como qualquer outro alimento em excesso. Se for para comer chocolate, se delicie com uma pequena porção e cuide sempre da sua saúde e de seus filhos.

Veja Também: Alimentos Não Recomendados para Bebês
Foto: pxhere