Cuidados com os dentes é coisa séria, e desde a infância é essencial ensinar os pequenos como cuidar dos seus dentinhos. Mas é muito comum os pais terem dúvidas referente a certos cuidados e produtos que podem ou não serem usados nos pequenos e uma delas é sobre o fio dental. Sabemos do quão importante é seu uso, mas será que criança pode usar fio dental?

Para que Serve o Fio Dental?

O fio dental é um dos itens indispensáveis para a saúde e higiene diária. Não costuma ser levado a sério por todos, mas a recomendação é que deve ser utilizado pelo menos 1x ao dia, todos os dias.

O seu foco é remover as placas bacterianas e alimentos em lugares onde a escovação não consegue alcançar e eliminar. Seu uso garante que restos de alimentos não fiquem alojados em “cantinhos” dos dentes provocando problemas futuros nos dentes.

Quando Começar a Usar o Fio Dental?

Criança pode usar fio dental a partir dos 4 anos de idade, mas sempre com a supervisão de um adulto, para evitar que se machuquem. O ideal é que o uso de fio dental comece a ser utilizado nos pequenos assim que os pequenos dentes “estejam unidos” e possam aglomerar ou juntar restos de alimentos entre eles.

Normalmente os dentes molares que ficam localizados no fundo da boquinha, são os dentes mais unidos e que acumulam mais resíduos. O segundo molar, a ficar bem juntinho costuma nascer por volta dos 2 aninhos da criança, então é bom ficar alerta com a higiene bucal e se está fazendo a higiene direitinho.

Qual Fio Dental Utilizar nas Crianças?

Na verdade, qualquer tipo de fio dental pode ser utilizado em crianças, desde que com o acompanhamento dos pais para evitar acidentes, que se machuquem e que principalmente façam o seu uso corretamente.

Porém, existem os modelos de fio dental mais “fininhos”, que garantem um maior conforto na hora de passar entre os dentes. Existem também os modelos com suporte que facilitam a hora da aplicação para que os pais não fiquem com as mãos dentro da boca das crianças.

Conforme vão crescendo é necessário ensina-los a fazer a higiene com o fio dental sozinhos, seguindo os seguintes passos:

  • Enrole um pequeno pedaço do fio dental nos dedos das duas mãos;
  • Estique o fio bem curtinho;
  • Coloque entre o dente e faça o movimento de vai e vem devagarzinho;

Ensinar bons hábitos de higiene incluem a saúde bucal. Ensinar como as crianças devem cuidar dos dentes, utilizando escova de dente, fio dental e enxaguante bucal é essencial para manter a saúde dos dentes.

Se for difícil o uso constante do fio dental a cada escovação, coloque um horário para fazer uma higiene completa. Normalmente antes de dormir é um bom horário para fazer um check up geral nos dentes dos pequenos.

Dessa forma garantirá que seus filhos cresçam com dentes saudáveis, longe de caries e uma ótima manutenção para ficar longe de dores de dente. No primeiro contato do seu filho com o fio dental, faça o procedimento em você mesmo para ele observar. Após ver como é fácil, faça nele e mostre como é rápido e tranquilo.

Portanto, se sua dúvida era se criança pode usar fio dental, a resposta é sim! O fio dental deve ser introduzido logo cedo na rotina dos pequenos, criando bons hábitos na higiene bucal. Insistir todos os dias, fará com que o hábito seja tao comum como tomar banho e pentear os cabelos diariamente.

Higiene Dental de Crianças

Desde o nascimento dos primeiros dentinhos, a higiene dental de crianças é assunto sério. Alguns pais ao achar que o bebê só toma leite e não precisa de higienização está enganado. Mesmo que muito cedo, assim que nasce o primeiro dente, este deve ser higienizado todos os dias.

Como Escolher a Pasta de Dentes Para o Meu Filho?

Atualmente, existe uma infinita lista de marcas de produtos de higiene infantil, entre elas as de higiene bucal. Mas você sabia que nem todas podem ser utilizadas em todas as faixas etárias? É essencial observar na embalagem antes de comprar qual a idade indicada e principalmente qual o teor de flúor do produto.

Um fator de grande importância é a dosagem da pasta de dente a ser aplicada nas escovas. O uso recomendado é de uma quantidade referente a um grão de arroz em uma escova macia, esse é o suficiente para uma escovação adequada.

Como Escolher a Escova de Dentes mais Adequada Para Meu Filho?

O ideal para crianças e para suas gengivas muito sensíveis é a escova de cerdas macias. As escovas com cerdas medias costumam ser desconfortáveis aos pequenos e causar até pequenos sangramentos de gengiva.

Como Escovar os Dentes do Meu Filho de Forma Correta e Sem Machucar?

A escovação deve ser sempre iniciada da parte de cima dos dentes para baixo. Com a escova levemente inclinada, faça movimentos rotativos de cima para baixo, retirando qualquer resíduo de alimento entre os dentes.

Com a escova em posição vertical escove os dentes dos fundos, com movimentos para trás e para a frente, sem deixar de esquecer que a língua faz parte da higiene bucal e deve ser também escovada.

Cuidados com a Escova de Dente

Como a escova de dente é um dos itens de higiene pessoal, jamais, em hipótese alguma deve ser compartilhada com outras pessoas, nem mesmo com outras crianças. Uma coisa que poucas pessoas levam a sério é que a carie passa de um para o outro, e no uso da mesma escova de dentes isso pode acontecer.

Após cada utilização a escova de dentes deve ser bem lavada com água, retirar todo resíduo de pasta de dente e guardar em local seguro e limpo com as cerdas para cima, até a próxima utilização.

Veja Também: Como Evitar Cárie Dentária em Bebês e Crianças
Foto: pxhere