Os cuidados com a pele são importantes em todos os momentos de nossas vidas. Não apenas por uma questão estética, mas também de saúde. É de conhecimento geral que a pele é o maior órgão do ser humano e por isso, é também uma parte do nosso corpo que está propensa a adquirir muitas doenças e problemas devido à sua grande exposição ao mundo, já que praticamente todo o nosso contato com o exterior é feito com a pele.

Existem diversos tipos de pele, com variadas cores e especificidades. Cada um desses tipos precisa de cuidados específicos, a pele branca, por exemplo, é muito mais sensível ao sol. Mas também existem diversos cuidados com a pele negra que muitas pessoas desconhecem.

Sobre a Pele Negra

A pele negra possui um alto nível de melanina e colágeno, o que é muito bom, já que esses elementos ajudam a evitar problemas como o sol e até mesmo proporcionam um envelhecimento mais lento, fazendo com que a pele fique mais resistente ao longo da vida da pessoa.

Mesmo assim, o simples fato de possuir pele negra não torna a pessoa imune a diversos problemas e doenças que ela pode vir a ter. O alto nível de colágeno, por exemplo, pode aumentar as chances de uma pessoa negra ter queloides, já a melanina em grande quantidade faz com que fique muito mais fácil aparecem manchas na pele da pessoa. Apesar disso, cuidados podem ser tomados para prevenir que esse tipo de problema aconteça.

Principais Doenças da Pele Negra

Como já citamos anteriormente, a pele negra possui suas vantagens, mas mesmo assim não fica isenta de doenças ou problemas comuns a muitas pessoas. As principais doenças da pele negra são:

Explicaremos melhor como cada uma dessas doenças pode aparecer quais os cuidados com a pele negra que devemos tomar para que elas não se desenvolvam e não se tornem um problema em nossas vidas.

Foliculite

A Foliculite é uma infecção causada por fungos, que acontece na cavidade dos pelos, ou seja, em sua raiz. Ela é mais frequente em mulheres, porque se depilam com mais frequência do que homens, além de também ser facilmente tratável, já que normalmente não requer nenhum procedimento médico mais sério.

Manchas Brancas na Pele

Como também já dissemos, evitar manchas na pele é um dos principais cuidados com a pele negra que devemos tomar. Como esse tipo de pele é mais propenso a ter manchas, os cuidados precisam ser redobrados. Quando falamos sobre manchas brancas na pele negra, os motivos para isso acontecer podem ser muitos, como:

  • Vitiligo
  • Micose
  • Hanseníase

Além dessas doenças, também existe a possibilidade de as manchas brancas na pele negra serem causadas pelo excesso de exposição solar sem nenhum tipo de proteção, o que causa desidratação da pele e, consequentemente, essas manchas.

Câncer de Pele

O câncer de pele pode sim atingir a pele negra e é muito mais comum do que nós imaginamos. Em grande número, ela ocorre por negligência, ou seja, pessoas que acreditam que, pelo alto nível de melanina, não precisam se proteger do sol. Quando a exposição do corpo ao sol é alta, como em praias ou piscinas, por exemplo, é sempre importante pessoas de pele negra usarem protetor solar da mesma forma que qualquer outra.

Protetor Solar para Pele Negra

Apesar de contarem muito mais melanina do que outros tipos de pele, que acaba se tornando um “filtro solar natural”, as pessoas de pele negra precisam usar protetor solar assim como qualquer outro, principalmente em momentos de grande exposição como na praia, por exemplo.

O filtro solar, ou protetor solar, é de extrema importância para prevenir algumas das doenças citadas aqui anteriormente e também para preservar os aspectos da pele como seu brilho, que pode ir sumindo conforme a grande exposição ao sol, se tornando até mesmo manchas.

Os cuidados com a pele negra precisam ser muito bem observados, mesmo que muitas pessoas deixem essas informações de lado pelo fato de que a pele negra é mais resistente aos efeitos do mundo em que vivemos. Mas é exatamente por isso que é de extrema importância entender o que pode afetar até mesmo esse tipo de pele, assim como quais são as melhores formas de prevenção e tratamento das doenças que afetam a pele negra.

Com esses conhecimentos, dificilmente alguém terá um problema grave de pele que chegue a ter efeitos irreversíveis. Por isso, muito cuidado principalmente no verão, época em que a exposição ao sol é sempre grande, não importa o lugar.

Veja Também: Doenças de Pele mais Comuns em Mulheres
Foto: Jessica001234