Cuidados com Recém-Nascido – Chegamos em Casa e Agora?

Muitas mamães de primeira viagem se pegam pensando de como será ao chegar em casa com seu primeiro bebê. Alguns cuidados com recém nascido são passados de mãe para filha, mas alguns somente com a prática para adquirir segurança na hora de cuidar do recém nascido assim que chega em casa da maternidade. Cuidados com recém nascido como moleira, cortar as unhas, arrotar e colocar para dormir são alguns dos assuntos que já abordamos anteriormente no trocando. Porém, como será chegar em casa e sem qualquer ajuda, amamentar e cuidar do umbigo do bebê se ele não caiu ainda? Vamos lá? duvidas mais frequentes: Cuidados com recém nascido – O Banho

O banho é temido por várias mamães de primeira viagem, pegar o bebê tão molinho e ainda com as mãos ensaboadas pode causar verdadeiro pânico! Mas calma, é tudo mais simples do que se imagina! O banho é um dos primeiros cuidados com recém nascido e a mãe mesmo que inexperiente pode sim dar conta! Para dar o banho no recém nascido é importante estar com tudo a mão e bem fácil acesso, então separar tudo que se precisa na hora do banho é importante.

  • Sabonete Liquido da cabeça aos pés ou em barra
  • Algodão
  • Shampoo se desejar
  • Toalha Fralda
  • Fralda
  • Pomada contra assadura ou amido
  • Cotonete
  • Pente e escova

Para dar início ao banho do recém nascido é importante saber que a temperatura que agrada é por volta dos 37 graus que pode ser medido por termômetros específicos para banheira. Pode-se medir também a temperatura com o antebraço, se a temperatura agradar então, não irá deixar o bebê desconfortável nem com água fria demais nem quente demais. Sempre limpar o bebê antes de colocar na banheira, importante retirar todas as fezes se houver. O bebê pode chorar e muito na hora do banho, mas não se preocupe, é normal! Algumas pessoas dizem que é medo de cair, ele se sente desprotegido. Segurar o bebê pode trazer medo a mãe então a forma como segurar pode fazer a diferença. Braço por trás das costas apoiando a cabeça e segurando pela axila, deixa a pegada bem firme.

Secar bem a cabeça do bebê com uma toalha fralda bem macia, em seguida o corpo do bebê inclusive as dobrinhas. Vestir a roupa do bebê sempre com cuidado e delicadeza para não machuca-lo. O cotonete serve para limpar as narinas e tirar o excesso de cera do ouvido se houver.

Demais Cuidados com recém nascido

Banho tomado, agora é hora de outros cuidados com o recém nascido, como limpar o umbigo e bumbum na hora da troca de fralda? Trocar a fralda certamente é mais fácil na hora dos cuidados com o recém nascido e é importante lembrar que a cada mamada o bebê deve ter as fraldas trocadas pois como a pele do recém nascido é bem sensível, a urina e o cocô podem machucar. Importante usar algum creme anti assaduras ou mesmo amido de milho para prevenção de fungos inclusive.

Secar o bebê após o banho e a cada troca de fralda com uso de algodão úmido ou lenços umedecidos assim como no banho, deve-se sim secar e muito bem a região onde fica a fralda, virilhas e bumbum. O umbigo é importante o uso do álcool 70% também a cada troca de fraldas. O umbigo não dói, se o bebê chorar é pela sensação de gelado que o álcool proporciona. Se mesmo depois da queda do umbigo do bebê o umbigo continuar aberto não se preocupe, basta continuar limpando a cada troca de fraldas com álcool 70% e logo ele vai entrar e se fechar por completo, caso demore mais de 10 dias para começar esse processo fale com o pediatra sobre nitrato de prata.

Muito importante também dizer que o bebê não sente mais frio que nós adultos, a mesma sensação que temos do ambiente, será a sensação do recém nascido. O costume de enrolar o bebê como charutinho é mais para leva-lo de volta ao útero com a sensação de “apertadinho” e aí pode deixar o bebê mais tranquilo. Para saber se o bebê está com frio, basta ver suas mãos e pés, rajados de branco e vermelho é sinal de que ele esta com frio. Se corado nas bochechas é sinal de que esta com calor e aí a temperatura dele pode chegar a 37,3 mesmo sem estar com febre, apenas com excesso de roupas!

Saber que as visitas devem lavar as mãos antes de pegar ou entrar no quarto do bebê é muito importante. Veja mais sobre as regras de etiqueta para visitas ao bebê aqui ah e nada de beijos! O recém nascido tem a pele muito sensível e o beijo pode deixar marcas como bolinhas! O bebê pode chorar por vários motivos, com o tempo a família aprende a identificar o motivo de todos os tipos de choro que o recém nascido tem, não se preocupe!

Aproveite muito esse momento inicial com o bebê! Tire muitas fotos porque passa muito rápido!

Sugestão de pauta? Basta deixar a sua dúvida ou sugestão nos comentários!

Veja também: Manual Básico de Como cuidar de Um bebê – Soluço e Posição Para Dormir

Foto: Sergiu Bacioiu