De Quanto Tempo Estou Grávida?

Alguns sintomas diferentes aparecem, seios maiores que o normal, náuseas matinais começam a ocorrer e o atraso menstrual é notado. Faz um teste de gravidez de farmácia e positivo!! Parabéns você esta grávida!! E logo a dúvida vem, de quanto tempo estou grávida?

As mudanças no corpo logo nos primeiros dias nem sempre são notáveis e são facilmente confundidas com sintomas da TPM, principalmente para aquelas que sofrem mensalmente com sintomas fortíssimos como cólicas, dores de cabeça intensa e náuseas também. Sintomas estes que também podem ocorrer nos primeiros dias gestacionais.

Segundo especialistas, os sintomas só costumam a surgir em torno de 15 a 20 dias após a fecundação. A conta que lhe trará a resposta de quanto tempo esta grávida é realizada a partir da data da sua ultima menstruação também chamada pelo ginecologista/obstetra de DUM e assim será nomeada na sua carteirinha de pré-natal como identificação.

Todas sabem que uma gestação deve durar em torno de 9 meses, claro que existem riscos de parto prematuro, mas o considerado tempo esperado é este. Porém, o seu ginecologista não fará os cálculos gestacionais através de quantos meses você esta e sim com quantas semanas.

Algumas acreditam que houve essa mudança para dar um nó na cabeça das mamães que não conseguem entender essas contas e muito menos quantas semanas é tal mês. Mas acredite o intuito desta mudança é de definir com maior exatidão o tempo de gestão do feto, já que a cada semana o feto sofre grandes e importantes alterações no desenvolvimento como a formação do coração, a separação dos dedos das mãos e pés e o surgimento dos olhos. A contagem gestacional através de semanas veio para permitir que os pais e o obstetra acompanhem o desenvolvimento exato do bebê.

Como Fazer o Cálculo do Tempo de Gravidez?

O cálculo que informará o tempo de gravidez é a data da ultima menstruação, assim como já informamos. Porém é impossível saber a data exata que o espermatozoide fecundou o óvulo e dar uma data exata, mas através do exame de ultrassonografia é possível verificar o desenvolvimento fetal e informar a semana gestacional que se encontram.

ultrassomJá no primeiro ultrassom que normalmente ocorre por solicitação do próprio ginecologista em torno da 7º semana, serão verificados o saco gestacional e medidas do embrião. O próprio aparelho do exame fará os cálculos através de gráficos que informarão quantas semanas gestacionais o embrião possui. Com o laudo do exame de ultrassonografia seu ginecologista poderá checar as informações para ver se batem com as passadas na consulta, como com a data prevista de concepção.

Através do cálculo de tempo de gravidez, uma data prevista para o nascimento do bebê será anotada. Essa data é informada quando pelos cálculos médicos a gestação completa 40 semanas. Lembrando que esse não é o tempo limite para o bebê nascer e nem deve causar preocupação ou necessidade de uma cesárea por este motivo, afinal o bebê pode nascer até 42 semanas, obviamente sendo devidamente acompanhado pelo medico.

Pelo fato de não ser possível uma data especifica de fecundação, o cálculo tem chances de ter erros de datas para menos ou mais da data exata, por isso o bebê pode demorar um pouco mais de tempo para nascer e as pessoas acharem que esta passando da hora. Muitas mulheres também com seus ciclos menstruais irregulares não sabem informar quando é o seu período fértil correto ou até mesmo a data exata da sua ultima menstruação, o que atrapalha no cálculo medico para informar o tempo gestacional.

Vale alertar também, que nem sempre a gravidez ocorre no dia da concepção, pois o espermatozoide pode sobreviver no aparelho reprodutor feminino cerca de 5 a 7 dias e a fecundação somente ocorrer dias depois quando você ovular. Fato este que não garante 100% de certeza no caso de cálculo quando a mulher se recorda do dia da concepção, pois não necessariamente ocorreu neste dia exato.

Veja também: Como Calcular o Tempo de Gravidez? – Entenda o Cálculo Médico

Foto: Bianca Santana, Wagner Cezar