Montar um cantinho aconchegante, com móveis bem planejados e aquela decoração caprichada é o sonho que qualquer mãe tem: Proporcionar a sua filha um quarto de uma verdadeira princesa, digno de capa de revista. E é importante que saiba que este sonho é possível de ser realizado, e nem sempre precisa gastar muito dinheiro não!

Mesmo na decoração de quarto de menina, que requer um toque a mais de capricho, é possível preparar ambientes incríveis sem muito investimento, apenas com uma boa dose de criatividade e disposição.

Desafio ou Prazer?

Decorar o quarto de meninas é realmente um desafio encantador. Vale soltar a imaginação, pesquisar as tendências, mas acima de tudo reconhecer as características e personalidade da menina que vai ganhar este ambiente especial.

Levar em consideração suas brincadeiras, cores e personagens favoritos é importante na hora de compor a temática da decoração para garantir um resultado que a deixe feliz e a faça sentir que ali foi feito mesmo para ela!

Preparando a Decoração do Quarto de Meninas

O grande desafio de decorar um quarto de menina está em encontrar a referência ideal, já que não se trata mais de um quarto de bebê, mas também ainda não poder ser um quarto adulto. A “fase menina” tem suas particularidades.

Combina com delicadeza, com charme, com sonho…. E essa é a hora de explorar cada uma destas características, claro, sempre destacando aquelas quem mais combinam com a sua filha. Alguns aspectos práticos precisam ser pensados.

Definir se quer uma decoração mais neutra para que possa adaptar para as próximas fases da criança, como a adolescência e juventude (é uma forma de ficar mais econômico) ou se vai explorar mesmo os temas infantis pensando no momento.

Planejar a mudança dos móveis, já que pelo menos o berço, trocador e a poltrona de amamentação deverão sair de cena para abrir espaço para acessórios, escrivaninha, brinquedos. De fato, são muitas providências à tomar, e deve começar decidindo se vai cuidar de tudo sozinha ou pretende contar com a ajuda de um profissional.

A sorte é que o mercado de decoração de interiores está cada vez mais em alta, as últimas tendências mundiais estão estampadas nas vitrines e nas revistas para nos auxiliar com ideias criativas, modernas e muitas vezes até inusitadas.

Cores clássicas, combinações jamais pensadas, sugestões de disposição dos móveis, são inúmeras opções para que você encontre a que melhor se adapta ao seu ambiente e que corresponda com o quarto que você idealiza.

Mesmo diante de toda essa variedade, algumas regras como buscar sempre móveis multiusos, pensar na funcionalidade de cada acessório e combinar estilo e cor em cada detalhe, mesmo que sutilmente, não saem de moda nunca e garante uma composição harmônica, charmosa e aconchegante, como um quarto de menina deve ser.

Ideias de Decoração de Quarto de Menina

Na paleta de cores de menina, a rosa ainda é a cor de maior destaque. Mesmo com outros tons como o lilás, amarelo e até as estampas coloridas ganhando espaço, o romântico cor de rosa ainda predomina na decoração de quarto de menina.

A cor não deve ser referência só na parede não, acessórios como cortina, abajur, roupa de cama e objetos de decoração também podem trazer a cor principal e fazer toda a diferença. As almofadas ganham destaque nesta composição, disponível no modelo convencional ou em formatos dos mais variados e superdivertidos, é uma peça coringa e dá um toque final em decorações das mais simples as mais elaboradas.

A combinação de rosa e marrom é uma tendência e inspira muitas decorações no estilo romântico chic. O vermelho e lilás também tem feito sucesso entre as decorações mais requisitadas e junto com acessórios modernos e bem planejados compõe ambientes charmosos e femininos, sem perder a essência da infância.

Dicas

Pode abusar de prateleiras, nichos e caixas organizadoras, afinal a mulher desde cedo tem muitos “apetrechos” e quanto mais o espaço for melhor planejado, mas fácil também será de mantê-lo organizado.
Uma dica importante é conversar com a verdadeira dona do quarto e compartilhar com ela todas as escolhas. Dependendo da idade a criança já pode opinar sobre suas preferências e participar das decisões, afinal de contas o quarto é dela e é onde ela passará a maior parte do tempo, é onde vai dormir, brincar, estudar…. e só vai fazer sentido se ela aprovar e se sentir realizada.

Do Quarto de Bebê para Quarto de Menina

O tempo passa rápido e as crianças crescem mais rápido ainda! Chega a hora de mudar a decoração de quarto de bebê, afinal sua filha é uma pequena mocinha e não combina mais com o ambiente que foi projetado para receber um bebê.

Na verdade, nem comporta mais os novos brinquedos, a necessidade de espaços e mobílias diferentes é evidente e não dá para ser ignorada. Separamos algumas dicas importantes, atentese para não falhar nesta deliciosa “empreitada”:

Sugestões Para a Transformação do Quarto

  • Tente aproveitar ao máximo o que conseguir do quarto atual. Mesmo a decoração de quarto de bebê sendo bem especifica, algum móvel, um enfeite ou outro é possível aproveitar sim, seja criativa e de quebra ainda faz uma economia.
  • Compartilhe todas as etapas do projeto de decoração com sua filha, não se esqueça que o quarto é para ela!! Saiba respeitar as suas preferências, mesmo que algumas delas possam ser diferentes das suas!
  • Se permita ousar nas opções de cores, mesmo se for aquelas que você nunca imaginou. Roxo, laranja, verde, vermelho são cores fortes, mas que bem aplicadas deixam o quarto de menina cheio de personalidade e um arraso.
  • O ideal é escolher cores claras e neutras nas paredes, assim você tem mais liberdade para ousar nas peças de decoração.
  • Espelhos decorativos nas paredes e adesivos estão super na moda e as meninas adoram.
  • Capriche em objetos de decoração como tapetes, quadros, abajur, cortinas e almofadas. Eles dão um toque feminino e assinam a decoração.
  • Móveis brancos são uma boa para facilitar na composição da decoração e ainda te ajuda quando precisar reformular o ambiente para uma próxima fase da menina, é porque ela vai crescer e logo mais vai querer um ambiente mais neutro, pense nisso também!

Papel de Parede para Decorar o Quarto de Menina

Uma ótima dica também é você se render à praticidade e aos encantos do papel de parede. Hoje no mercado encontramos uma variedade enorme de modelos com cores, estampas e formatos do que imaginar.

Realmente fica lindo decorar o quarto com papel de parede, além de lindos, você evita todos os inconvenientes de mexer com pintura e o melhor: é super fácil de colocar. Muitos modelos são adesivos e você mesma consegue aplicar.
O bacana é que com o papel de parede você pode mesclar cores, criar estampas e combinações de desenhos. O papel de parede proporciona muitas possibilidades de decoração e o resultado é fantástico.

Curta este prazeroso momento que é decorar o quarto de menina. Envolva sua filha e passe junto com ela momentos agradáveis e de alegria com a escolha de cada detalhe. Sem dúvidas com muito amor e empenho o resultado ficará surpreendente!
Veja Também: Decoração de Quarto de Menino: Abuse da Criatividade e Estilo
Fotos: home space, Rustico Tile and Stone