Os dentes são estruturas essenciais do nosso corpo para que possamos levar uma vida normal e feliz. São eles os responsáveis por cortarmos e triturarmos os alimentos, além de também possuírem uma função estética extremamente importante nos dias de hoje. E por todas essas razões, quando quebramos um dente, muitas vezes não sabemos como lidar ou o que fazer. No texto de hoje vamos falar sobre dente quebrado, sobre as atitudes que você deve tomar de imediato quando isso ocorrer e sobre como lidar com toda essa situação. Mas antes, será que é realmente fácil de um dente ser quebrado?

Dentes são Fáceis de Quebrar?

Antes de mais nada, é importante dizer que, quando um dente está completamente saudável, não é fácil que ele quebre. Isso não significa, é claro, que isso seja algo impossível. Uma pancada muito forte, quando alguém cai de uma grande altura, por exemplo, pode fazer com que o dente de uma pessoa quebre.

Porém, existem algumas pessoas que possuem dentes mais fracos e que coisas mais simples podem gerar esse tipo de problema. Algumas vezes, pancadas mais fracas ou mesmo um alimento mais duro pode acabar ocasionando em um dente quebrado. Algumas das razões pelas quais um dente pode estar mais fraco são:

  • Bruxismo
  • Dentes desgastados
  • Cáries
  • Mordida cruzada
  • Consumo excessivo de refrigerantes e alimentos ácidos

Portanto, se você possui algum dos sintomas ou algumas das atitudes que listamos acima, é importante buscar uma correção o mais rápido possível para evitar problemas maiores, como um dente quebrado.

O que fazer quando um Dente quebrar?

Nem sempre é possível evitar que seu dente quebre. Ás vezes acidentes acontecem e precisamos estar cientes disso. E exatamente por essa razão é importante saber o que fazer quando um dente quebrar. As atitudes que você deve tomar são:

  • Vá ao Dentista o mais Rápido Possível
  • Conserve o Dente Quebrado
  • Limpe a Ferida

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas para que você entenda como isso pode te ajudar.

Vá ao Dentista o mais Rápido Possível

Quando um problema sério como dente quebrado aparece, a primeira coisa que você deve fazer é buscar um profissional que possa soluciona-lo para você. Portanto, a nossa recomendação é que você ligue para o seu dentista e marque uma consulta de emergência o mais rápido possível.

Como muitas vezes um dente pode simplesmente se quebrar sem que haja pancadas ou danos diretos, um dentista poderá dar um diagnóstico mais preciso e iniciar um tratamento adequado para o seu caso.

Conserve o Dente Quebrado

Outra atitude importante a ser tomada quando um dente quebra é conservar a parte que se quebrou e levar junto com você para o dentista. O profissional poderá te dizer se é possível recolar ou mesmo se aquele pedaço pode servir de molde para que uma prótese seja feita. O importante é que você não se desfaça dele de maneira alguma.

Limpe a Ferida

Antes mesmo de ir ao dentista, é importante que você limpe muito bem a ferida que a pancada pode ter causado. Isso impede o acúmulo de bactérias e, consequentemente, infecções que podem fazer com que o dente quebrado acabe se tornando um problema ainda maior.

dente quebrado

Tratamentos para Dente Quebrado

Ao visitar um dentista, você perceberá que existem diversos tipos de tratamento para dente quebrado. Cada um deles é mais adequado para situações específicas. Vamos falar mais profundamente sobre cada um deles para que você entenda melhor. Esses tratamentos são:

  • Polimento
  • Restauração
  • Colocação de Prótese
  • Colocação de Coroa

Polimento

O polimento é um tipo de tratamento feito quando apenas um pequeno pedaço do dente foi quebrado. Ele consiste basicamente no pequeno desgaste de outras partes do dente para que ele volte a ter um formato uniforme e, dessa maneira, não interfira na sua mastigação e nem esteticamente.

Restauração

O processo de restauração consiste basicamente no preenchimento da parte quebrada de um dente com resina ou amálgama de prata, afim de que o dente volte a ter o formato original. É um tipo de tratamento feito quando o pedaço perdido do dente não foi tão grande, ou seja, quando ainda há uma recuperação relativamente fácil de ser feita.

Colocação de Prótese

Esse tipo de tratamento é o mais severo e exige, primeiramente, a extração total do dente quebrado. Ele é exigido principalmente quando a raiz do dente também está afetada, seja por uma pancada muito forte ou mesmo por conta de uma cárie que atingiu o dente por completo.

Nesse caso, uma dentista irá realizar uma radiografia e depois fazer a remoção do dente em questão. Após a cicatrização, ela irá colocar uma prótese para que você possa mastigar normalmente, além de também evitar problemas estéticos.

Colocação de Coroa

Uma pessoa precisa colocar uma coroa quando existe uma fratura que acabou prejudicando uma parte significativa do dente. A coroa nada mais é do que uma espécie de prótese que completa o restante do dente, mas que mantém sua raiz.

Em alguns casos, se a raiz do dente ficar muito exposta, pode ser necessário um tratamento de canal antes de a coroa ser colocada para evitar problemas ainda maiores.

Consequências de não tratar um Dente Quebrado

Como você já pôde perceber, um dente pode quebrar de diversas formas e exigir diversos tipos de tratamentos diferentes. Por isso, as consequências de não tratar um dente quebrado também podem ser diversas. Elas podem ser simples, como apenas a questão estética, que mesmo assim pode ser de grande incomodo para muitas pessoas e interferir diretamente em sua vida social.

Porém, essas consequências também podem ser um pouco mais graves, uma vez que um dente quebrado não tratado pode fazer com que bactérias se acumulem em uma ferida, gerando diversos tipos de doenças e complicações realmente sérias na boca de uma pessoa. Por essa razão, reiteramos a importância de visitar um dentista o mais rápido possível para que tratamento seja feito da melhor maneira.

Ninguém gosta de ficar sem um dente, muito menos com um dente pela metade. E ainda que isso não seja nada prazeroso, é importante entender que um dente quebrado pode acontecer com qualquer um. E por diversos motivos. O importante, nesse caso, é saber como lidar com esse tipo de situação e o que fazer para que ela seja resolvida o mais rápido possível. E com certeza com esse conhecimento as consequências que esse problema trará para vocês serão mínimas e fáceis de serem contornadas.