Quando se fala em depilação para o parto, logo me vem à cabeça aqueles vídeos de partos estrangeiros, naturais com uma vagina inchada para o nascimento e repleta de pelos pubianos sem nem ao menos serem aparados para a ocasião. Isso é completamente normal em países com cultura de se manter o mais natural possível, mas também acho que é porque fica um tantinho complicado se depilar sozinha nesta fase. Porém, para as brasileiras esse pode ser um papo completamente diferente!

No país onde o biquíni super cavado vive na moda, a depilação é famosa por ser super em dia e bem cavada, muitas vezes sem nenhum pelo sequer na região intima para dar o ar da graça. Porém nem todas as mulheres vivem a depilação tão intensamente.

Tipos de Depilação

Os tipos de depilação são variados e completamente diferentes para cada mulher. Há quem goste de se depilar com uma profissional experiente em depilação a cera quente. Também há quem faça a depilação do dia a dia com cera fria em casa mesmo, ou use a famosa “gilete” para se livrar dos pelos.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Também aparelhos apropriados para o processo como o depilador elétrico que promete tirar o pelo pela raiz. Porém a depilação para o parto é um assunto à parte. Devemos lembrar que gestantes não devem utilizar certas técnicas de depilação, como a laser com luz continua ou pulsátil e até mesmo os cremes depilatórios.

Depilação Ideal Para Cada Tipo de Parto

A depilação para o parto normal não é essencial. Como vemos em diversos vídeos pela internet, independente da depilação estar em dia ou não, o parto acontecerá sem maiores problemas. Porém para título de higiene pessoal e também visual, pode ser adotada a depilação reparadora, esta retira o excesso em volta da virilha e apara os pelos mais longos.

Se você não consegue ou não tem segurança de fazer sozinha (a barriga pode atrapalhar bastante) terá que pedir ajuda de uma profissional ou mesmo do marido. Do marido? SIM! Na maternidade, e nas três ocasiões que tive bebê, era comum mulheres dizerem que o marido ajudou na depilação para o parto!

Acredite ou não, é um relato constante ainda hoje na conversa com as recém-mamães. Alguns especialistas não recomendam a depilação total e nem mesmo as mais cavadas, então, converse com seu médico o que deve ser feito caso queira um parto normal.

Depilação Para Cesárea

E a depilação para o parto cesárea? Esta requer maiores cuidados, já que o corte da cirurgia será feita em uma região repleta de pelos como a linha do biquíni. Os médicos e enfermeiras acostumados a preparar a mulher para o parto cesárea, dizem que uma depilação mais baixa da linha do biquíni, próximo ao inicio da divisão dos grandes lábios é suficiente para o parto.

Porém se você quiser tirar mais pelos do que dessa região é possível, mas não é totalmente necessário. A depilação para o parto pode ser feita com cera quente, fria, aparadores ou mesmo lâminas. A depilação total não é necessária, fica ao critério da gestante.

Quando Fazer a Depilação

A depilação deve ser feita até 2 dias do parto se for com cera quente ou fria. Isso porque os folículos que ficam abertos por conta da retirada dos pelos podem causar acumulo de bactérias que ocasionalmente trarão algum tipo de problemas no parto.

Já a depilação com laminas deve ser feita no mesmo dia do procedimento, isso porque o crescimento do pelo é muito rápido com esse tipo de depilação para o parto. É importante lembrar que em caso de cesariana pode ser feita a depilação na hora do procedimento, a tricotomia não é uma depilação exatamente, porém uma forma de limpar a área a ser feita a cirurgia.

Alguns salões tem se recusado a fazer a depilação total nas últimas semanas de gestação devido um mito que surgiu, que a retirada brusca dos pelos anteciparia o trabalho de parto, porém não há uma relação exata entre as duas coisas. Apenas aconselha-se evitar repetidas puxadas da pele. Então é isso, se você não quer parecer uma selva fechada durante o parto, o mínimo a se fazer é aparar bem curtinho os pelos, porém a escolha é sua (menos nos casos de cesariana onde a depilação é necessária). Porém a depilação total é opcional.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Indução de Parto – Quando é Indicada?

Foto: DAVID Swift, Gustavo L. Simianer Procat