Um dos tipos mais frequentes de alergias tópicas (na pele) é a dermatite de contato. A dermatite de contato é mais uma espécie de alergia causada por contato com substâncias que a pessoa tem algum tipo de irritação. Essa irritação pode causar bolinhas, vermelhidão, inchaço, erupções semelhantes a espinhas e também coceira na área de contato e irritada.

Quando Ocorrem as Dermatites

Algumas crianças apresentam logo cedo esse tipo de alergia e a dermatite de contato pode aparecer por qualquer substância. Basta a criança ter acesso ao que irrita a pele para desencadear uma reação da pele. A dermatite de contato pode aparecer com muita facilidade no verão onde a exposição é muito maior ao cloro da piscina e é também quando as crianças brincam mais ao ar livre.

dermatite de contato em crianças

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Também aparecem pois o contato com os fatores que podem desencadear no verão é maior já que estão com menos roupa. Nem sempre as crises de dermatite de contato são instantâneas ao contato da criança com a substância que é alérgica. A reação pode acontecer de 02 a 48 horas do contato e um dos primeiros sinais é a vermelhidão no local. Dermatite de contato não é contagiosa e por isso não há nenhum problema no convívio social.

Principais Causadores

Qualquer coisa pode desencadear um quadro de dermatite de contato, pode ser giz de lousa, giz de cera, produtos de limpeza, cremes, mesmo os apropriados para crianças. Até mesmo alguns alimentos como catchup e mostarda que contém uma acidez maior do que outros condimentos, em contato com a pele podem provocar alguma reação. Por isso, é muito importante prestar muita atenção e eventualmente fazer exames que podem apontar a causa da dermatite de contato na criança.

Como Detectar a Causa da Dermatite de Contato nas Crianças?

Os exames são feitos em um laboratório apropriado e são bastante simples e complexos ao mesmo tempo. A maioria dos exames para apontar a que a pessoa alérgica possa desenvolver um episódio é nesse caso, testar na prática alguns elementos em que normalmente uma criança alérgica poderia apresentar reações.

Como é feito o exame de alergia

Então, é aplicado pequenas quantidades de diversas substâncias em pequenos locais da pele com adesivos e anotado pelo especialista do exame. É importante dizer também que essas experiências devem ser feitas por uma pessoa habilitada e com experiência na área, pois, podem haver casos em que a criança seja alérgica ao extremo a diversos componentes e assim prejudicar ou mesmo piorar a situação da dermatite de contato.

Relato de Leitora

E quem nunca viu alguém com uma orelha inflamada por algum tipo de metal que tem intolerância? A Alessandra tem uma dermatite de contato bem severa e o que desencadeia são alguns tipos de metais que algumas bijuterias são fabricadas. Infelizmente a filha da Alessandra Julia também é alérgica a metais e isso impede que ela possa usar brincos ou pulseiras.

“A Julia é extremamente vaidosa, ela chora todos os dias porque vê as amiguinhas usando brincos e ela não pode usar. Desde muito pequena eu também tenho essa mesma alergia a metais, porém, não me incomodo de não poder usar um brinco da moda.

Hoje em dia eu uso um ponto de luz feito de material cirúrgico que é o único que não dá reação alérgica, mas a Julia nem com esse metal pode, a dermatite fica muito evidente e é preciso medicação para evitar inflamar. Por isso, prefiro não usar nada nela embora ela me peça muito muito…”

Existem alguns episódios também de dermatite de contato por unha. Um simples arranhão pode infeccionar e causar um machucado bem feio. Na minha família há casos de alergia a unhas, condimentos, água sanitária e alguns tipos de perfumes. Todos os casos as bolhas ficam muito grandes e com água dentro.

As crises também já apareceram só pelo calor excessivo do verão. Isso em consequência da pele das crianças serem muito mais sensíveis do que a dos adultos. Há alguns casos de bebês que tem alergia a determinadas marcas de fraldas, esse é um tipo da doença e também pode levar ao bebê só usar fraldas de pano por consequência dessa alergia.

dermatite de contato 1

Tratamento da Dermatite de Contato

O tratamento para dermatite de contato vai depender do grau e da gravidade do caso. Existem pomadas muito eficientes para dermatites de contato leves. As mais severas podem ser tratadas com anti-histamínicos (antialérgicos) para haver uma melhora significativa.

Mas sempre em conjunto com uma pomada tópica e também receitado pelo pediatra ou dermatologista. Em casos muito graves em que a lesão está inflamada, pomadas com antibióticos são usadas e resolvem bem o problema.

Cuidados Essenciais

Para quem tem uma dermatite do tipo seca, hidratação no verão é muito importante. Cremes a base de óleo de uva são ótimos para essa finalidade e é facilmente encontrado em farmácias de manipulação. Para prevenir a dermatite de contato os pais devem ficar atentos, certamente a criança vai apresentar reação a substância a qual tem alergia e ai tirar do alcance é fundamental. Em casos de irritação que coçam, mantenha as unhas da criança sempre aparadas para evitar lesão. E a dica mais importante, leve seu filho com frequência ao médico até cura total da lesão e faça o tratamento rigorosamente.

Veja também: Assadura em bebê como prevenir

Foto: Care_SMC

_

Caixa de Informações Chave:

  1. A dermatite de contato é mais uma espécie de alergia causada por contato com substâncias que a pessoa tem algum tipo de irritação.
  2. Nem sempre as crises de dermatite de contato são instantâneas ao contato da criança com a substância que é alérgica.
  3. Qualquer coisa pode desencadear um quadro de dermatite de contato, pode ser giz de lousa, giz de cera, produtos de limpeza, cremes, mesmo os apropriados para crianças.
  4. Os exames são feitos em um laboratório apropriado e são bastante simples e complexos ao mesmo tempo.
  5. O tratamento para dermatite de contato vai depender do grau e da gravidade do caso. Existem pomadas muito eficientes para dermatites de contato leves.