Qualquer mulher grávida fica apavorada de ouvir essas quatro palavras pronunciadas em conjunto: “descolamento do saco gestacional”. O saco gestacional é o local onde o bebê cresce, fica protegido e normalmente, é o primeiro a aparecer na gravidez e por isso o descolamento do saco gestacional é grave e precisa de atenção. O saco é formado antes mesmo do embrião poder ser visualizado em uma ultrassom e pode começar a aparecer ainda na quarta ou quinta  semana de gestação. Parte fundamental para o bom andamento da gravidez, o saco gestacional deve ficar fixo na parede uterina para a segurança do bebê.

Quando o Risco é Maior?

O risco existe sempre no primeiro trimestre de gravidez e se há ou quando há uma queda hormonal ou algum impacto na gestante. Nestas condições, o saco pode de alguma forma sofrer um hematoma e aí o risco de abortamento por descolamento aparece. No inicio da gestação, algumas mulheres confundem o descolamento de placenta com 6 semanas de gravidez com o descolamento ovular ou descolamento de saco gestacional. São problemas diferentes mas que necessitam de praticamente os mesmos cuidados para tratamento. Com 6 semanas não existe placenta ainda, já que ela se forma a partir das 10 semanas gestacionais.

O que é o Descolamento de Saco Gestacional?

Embora seja um tanto óbvio pelo seu nome, o descolamento do saco gestacional pode não ser na prática efetivamente um descolamento, você sabia? Na verdade o descolamento do saco gestacional tem um nome complexo na medicina, hematoma subcoriônico. O descolamento do saco gestacional é nada mais do que um acúmulo de sangue entre o saco e a parede onde ele estaria fixado. A gravidade deste episódio pode levar ao aborto espontâneo.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Aproveitando o espaço, gostaria de contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Eu e a empresa Famivita, pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, desenvolvemos um polivitamínico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, produzimos a vitamina FamiGesta em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de um MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.

Quais São os Sintomas do Descolamento do Saco Gestacional?

O descolamento do saco gestacional pode ter graus, dependendo da sua gravidade os sintomas ficam mais intensos, porém são basicamente parecidos de mulher para mulher.

  • Dores abdominais e cólicas intensas ou suaves
  • Sangramento vermelho vivo ou marrom

Como Diagnosticar?

Os sintomas são o básico para levar a mulher gestante ao pronto socorro, final, quando acontece um sangramento uma luz amarela acende como sinal de atenção, alí tem alguma coisa errada. Mas o diagnostico preciso do descolamento do saco, só é feito mesmo com a realização de um ultrassom para diagnosticar o porquê do sangramento.

Como Tratar o Descolamento?

Diagnosticado o hematoma e o tamanho, o tratamento para o descolamento é feito com hormônio, a progesterona e repouso absoluto. Se o caso for grave ele pode até mesmo internar a gestante com descolamento do saco gestacional para um tratamento mais intenso na maternidade.

Aconselha-se a mulher com descolamento do saco gestacional ingerir muitos líquidos, abster-se de relações sexuais e esforços físicos durante a recuperação. Normalmente o descolamento do saco acontece sozinho com ajuda da medicação. Grande parte das mulheres que tiveram algum tipo de hematoma de descolamento levou a gravidez à diante até o seu final sem maiores problemas.

Após 15 dias de repouso absoluto, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está curado e afastando enfim, uma possível ameaça à gravidez. Qualquer sinal de sangramento na cor viva ou marrom procure o seu médico ou um pronto atendimento o quanto antes, descolamento do saco gestacional é perfeitamente contornável e pode apenas ser um susto breve no inicio da gravidez.

Dúvidas das Leitoras:

Descolamento Ovular pode Ocasionar o Descolamento de Placenta?

Sim, o tratamento de descolamento ovular deve ser realizado com cautela e o mais rápido possivel para que não se torne um descolamento de placenta. Os cuidados são basicamente os mesmos recomendados para o descolamento de placenta.

Veja também: Sangramento Durante a Gravidez – Sinal de alerta!

Foto: lunar caustic