Existem diversas doenças que podem afetar mulheres de diversas formas. E a razão pela qual determinados tipos de doenças atingem muito mais mulheres do que homens tem relação direta com todas as fases de transformações que elas passam durante a vida. Desde o início da vida fértil com a primeira menstruação, passando pela gravidez e pela menopausa, os hormônios das mulheres precisam ser regulados o tempo todo pelo próprio corpo, isso sem contar quando medicamentos também interferem nesse processo. E por causa dessa enorme quantidade de mudanças no corpo que doenças como o descontrole hormonal acabam aparecendo. Mas se você não sabe exatamente do que se trata, não precisa se preocupar. Nesse texto falaremos tudo o que você precisa saber sobre a doença e como um médico deve agir.

O que é o Descontrole Hormonal?

Descontrole hormonal, ou distúrbio hormonal, é um tipo de doença caracterizada pela irregularidade na produção de hormônios, especificamente os femininos, no caso das mulheres. Essa produção pode ser abaixo ou acima do necessário, já que podem existir problemas de ambas as formas. Esse tipo de problema é bastante comum nas mulheres por conta do grande número de hormônios envolvidos no ciclo menstrual. A probabilidade de um descontrole hormonal ocorrer pode ser ainda maior quando o uso de medicamentos que contém hormônios, como a pílula anticoncepcional, é feito de forma incorreta.

Embora esse tipo de problema seja muito mais comum em mulheres por conta das diversas transformações sofridas por elas ao longo da vida, ele também pode atingir homens e causar diversas complicações.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O que Causa o Descontrole Hormonal?

Existem diversas causas para que os problemas hormonais ocorram e nem todas podem ser exatamente controladas, embora muitos deles podem ser agravados se não tratados corretamente. Algumas das principais causas são:

  • Tendência genética;
  • Má alimentação;
  • Estresse e ansiedade;
  • Uso de medicamentos

Se uma mulher tem uma tendência genética a ter problemas nas glândulas endócrinas (as glândulas produtoras de hormônios) e toma medicamentos de maneira errada ou se alimenta de forma inadequada, os problemas podem se agravar ainda mais.

Sintomas do Descontrole Hormonal

Uma mulher que possui problemas hormonais pode apresentar diversos sinais. Uma vez que existe a suspeita, é importante procurar um médico para que o diagnóstico correto seja feito e o tratamento comece o mais rápido possível. Podemos identificar como sintomas do descontrole hormonal as seguintes coisas:

São diversos os sintomas que podem surgir por conta do descontrole hormonal e, por isso, é necessário que o diagnóstico seja feito de uma maneira muito precisa, pois muitos desses sintomas também podem indicar outras doenças.

Como Tratar Esse Problema?

O tratamento para o descontrole hormonal vai depender do tipo de problema que ocorre com a mulher. Os mais comuns são:

  • Hipotireoidismo
  • Hipertireoidismo
  • Excesso de cortisol ou de estrogênio

Uma terapia hormonal certa para cada uma dessas condições vai ser receitada pelo médico. É importante também fazer o acompanhamento, observando sempre a diminuição dos sintomas e como o seu corpo reage aos medicamentos. Sem esse acompanhamento, fica muito difícil de saber que os hormônios estão em total controle ou não, mesmo que a mulher pareça melhor fisicamente.

Possíveis Complicações do Descontrole Hormonal

Certas complicações podem surgir a partir dos problemas de descontrole hormonal que assolam uma mulher. A mais grave delas é a depressão, doença que tem relação direta com a falta de hormônios de pode gerar graves consequências em diversos aspectos de sua vida.

Outra complicação que também é muito comentada é a que tem relação com problemas sexuais. Distúrbios hormonais podem fazer com que a mulher perca a libido e também podem fazer com que a vagina fique mais ressecada, causando dores na hora do sexo. Esse tipo de problema também pode gerar consequências em diversas instancias da vida, já que uma vida sexual saudável também contribui para um melhor estado psicológico.
Além desses problemas, outras doenças de pele também podem surgir e se agravar por conta do descontrole hormonal, principalmente o excesso de acne, que além de ser uma questão estética, também é de saúde.

Como Evitar o Descontrole Hormonal

Primeiramente é necessário dizer que nem sempre é possível evitar que a doença apareça. Ainda que existam causas que tem relações diretas com o comportamento, alimentação ou ingestão de medicamentos, muitas vezes essa disfunção tem causas genéticas e você vai precisar lidar com ela. Mesmo assim, tomar essas atitudes vai ajudar a amenizar os sintomas e fazer você se sentir melhor.

A prática de exercícios combinada com uma boa alimentação é uma forma bastante eficaz de evitar o descontrole hormonal, uma vez que a atividade física gera diversos tipos de hormônios que podem te ajudar nesse sentido e a forma como o corpo vai produzir essas substâncias está diretamente ligada à sua alimentação. Portanto, preste atenção nesses detalhes para que o descontrole hormonal não seja um grande problema na sua vida.

O descontrole hormonal é uma doença séria, ainda que muitos não encarem dessa forma. Mas as alterações que esse tipo de doença pode causar na sua vida pode fazer com que os problemas se acumulem e gerem outras doenças não só físicas, mas também psicológicas. Portanto, tratar esse tipo de doença não é só importante, mas obrigatório para se viver uma vida saudável e feliz. Lembre-se: Seu corpo é o maior patrimônio que você tem, então cuide dele.

Veja Também: Menstruação Atrasada 5 Dias É Sinal de Gravidez?
Foto: RobinHiggins