Desejos para lá de estranhos pode indicar a presença de PICA (transtorno).

Já presenciei muita coisa nesta vida, inclusive desejos estranhos na gravidez que poderiam arrepiar qualquer pessoa! Barro, giz de lousa, bloco, tijolo, carvão, larvas de fruta e até sangue! São desejos para lá de excêntricos. Os desejos na gravidez, podem ser um pedido do corpo por algum nutriente. Como por exemplo, o desejo por carnes. A carne tem uma proteína muito importante para a formação dos tecidos do bebê, por isso, algumas mulheres querem apenas comer carne ou sentem um desejo impressionante por este alimento. Mulheres que desejam doces podem estar sofrendo de uma baixa significativa de glicose no organismo.

Tudo isso é muito esperado e normal, o problema está quando os desejos estranhos na gravidez ultrapassam o que seria esperado. Como por exemplo, a vontade de comer sabão em pó! Produtos industriais como este por exemplo, pode ser muito nocivo ao organismo e podem representar um indicio de transtorno psicológico. Um bom exemplo disso é uma moradora da nova Zelândia, Michaela Martin de 23 anos. Na sua segunda gravidez, Michaela desenvolveu uma vontade absurda de comer sabão em pó, desses de lavar roupas. Tudo começou no terceiro trimestre, onde ela não resistia a sentir o cheiro do sabão, e uma certa vez, deu uma lambida na caixa que desencadeou o transtorno.

Começou a ingerir pequenas quantidades nas pontas dos dedos e foi aumentando gradativamente. A intenção era sentir o gosto e o cheiro do perfume do detergente em pó e em seguida lavar a boca para não fazer mal. Mas estranhamente começou a engolir e desenvolver preferência por determinada marca e perfume. O favorito de Michaela era o Surf Ylang Ylang. Porém o transtorno foi contatado após um criterioso estudo de um grupo de médicos, que levou em consideração que ela também tem uma propensão para determinados produtos além do sabão em pó. O da vez é pasta de dente.

O nome desse transtorno é PICA. Ele pode fazer qualquer pessoa de vítima, desejando desde metais até mesmo cabelo e fezes de animais, no geral produtos não apropriados para o consumo e sem nenhum valor nutricional comprovado e algumas vezes pode ser até assustador. A causa da doença é uma incógnita, mas é comprovadamente perigosa para a saúde da gravidez. Esse transtorno deve ser monitorado e tratado assim que possível com terapia e medicamentos em alguns casos.

O problema desse transtorno é a toxidade dos desejos estranhos que a mulher venha sentir e querer provar. Por isso, se sentir desejo por alguma coisa não tradicional, melhor conversar com seu médico antes de sair provando. Sabão em pó particularmente tem alguns componentes tóxicos e letais como a soda cáustica por exemplo. Em pequena quantidade em contato com as mãos é segura, mas para a delicada mucosa do estômago pode causar problemas maiores com a toxicidade. Desejos são normais, mas se fugir aos tradicionais como pizza de anchova com cobertura de nutella, então melhor verificar o que está acontecendo.

Veja também: Desejos de Grávida – Você Já Teve?

Foto: edmittance

Fonte: Mail Online