A Visão Do Bebê Recém-Nascido – Entenda Seu Desenvolvimento

A curiosidade sobre a visão dos bebês é um assunto que desperta o interesse dos pais. Será que realmente o bebê recém-nascido consegue enxergar e reconhecer o pai, a mãe, assim como visualizar os objetos?

Para sanar esse questionamento em 1996 o pesquisador T.G.R Bower dedicou-se aos estudos voltados especialmente para os recém-nascidos. A pesquisa comprovou que os bebês são capazes de reconhecer a face da mãe em quatro horas após o nascimento.

A visão do bebê recém-nascido é capaz de detectar cores e padrões abstratos, contornos fortes e contrastes entre claro e escuro. As cores primárias azul, vermelho e amarelo costumam chamar bastante atenção nessa fase.

Portanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o recém-nascido consegue enxergar nos primeiros dias de vida, embora ainda existam algumas limitações que serão desenvolvidas com o passar do tempo.

Como os Bebês Enxergam?

Entre o primeiro e segundo mês o bebê enxerga com certa limitação. No entanto, com três meses ocorre o desenvolvimento das conexões visuais e do sistema neural, sendo possível adquirir uma boa visão nos dois olhos.

Ele consegue acompanhar melhor a locomoção dos brinquedos, a mãe também percebe a forma como ele fixa o olhar quando ela se move, assim como a observação dos objetos, mostrando inquietude e certa curiosidade.

Visão Mais Aguçada A Partir Do Terceiro Mês

A capacidade de enxergar melhora bastante após o terceiro mês. Detalhes menores e total clareza são desenvolvidos nos meses que virão a seguir.

As experiências visuais são valiosas para o desenvolvimento cognitivo infantil, a partir do momento em que conseguem enxergar com maior clareza fazem assimilações, memorizam as imagens, reconhecem objetos e claro, familiarizam-se com a face dos pais, quem são mais importantes para eles.

IMPORTANTE: Os recém-nascidos enxergam com maior facilidade objetos que ficam entre 20 e 25 cm de distância dos seus olhos.

Testes observaram que ao posicionar um objeto de cor amarela ou vermelha com 20 cm de distância os bebês apresentaram reações, como olhos mais atentos, movimento da face e até viraram vagorosamente o pescoço para acompanhar. Curiosamente a distância entre 20 e 25 cm é a mesma do rosto da mãe e do bebê quando está amamentando.

Visão Com Qualidade A Partir Do 8º Mês

Embora com quatro meses eles já estejam bem espertinhos, olham para objetos coloridos, brincam com os pais e reconhecem as pessoas mais próximas, somente no 8º mês é que enxergam com qualidade e bastante nitidez, semelhante a visão de uma pessoa adulta.

Com oito meses o bebê já é capaz de enxergar objetos à longa distância, capta a profundidade, começa a definir as cores, antes restritas ao vermelho, amarelo e azul, já nessa fase tem uma maior capacidade de diferenciar colorações.

Meu Bebê Parece Ter Algum Problema Na Visão, Quando Devo Me Preocupar?

Por conta do desenvolvimento visual do bebê recém-nascido ser gradativo, alguns pais se preocupam, principalmente quando comparam o comportamento do filho com de outra criança da mesma idade.

Qualquer problema ocular na criança, caso exista, é diagnosticado ainda na maternidade com o auxílio do teste do olhinho. Doenças congênitas, como a catarata ou glaucoma podem ser diagnosticados ainda nas primeiras semanas de vida pelo pediatra e o acompanhamento médico nesse período.

Algumas doenças que afetam a visão do bebê são desenvolvidas com o passar do tempo e diagnosticadas pelo pediatra. O acompanhamento médico é de suma importância para o diagnóstico precoce e tratamento, caso apresente alguma anormalidade.

Principais Sintomas de Problemas na Visão

Atente-se a alguns sinais:

  • Visão estrábica: quando a criança apresenta forte distorção nos olhos de forma constante;
  • Posicionamento inadequado ou estranho do glóbulo ocular;
  • Quando ele não movimentar os olhos na direção dos objetos após os três meses de idade.

Ao notar qualquer sinal diferente procure auxílio do pediatra e caso seja necessário, ele irá encaminhar o caso para análise do oftalmologista. Estimular a visão do bebê é também um hábito saudável, claro, sem exageros. Móbiles, objetos coloridos, entre outros, ajudam a desenvolver as habilidades visuais e assimilação das cores.

Atividades Para Estimular A Visão Do Bebê

Brincar E Fixar Olho No Olho
Nos primeiros dias de vida o bebê enxerga entre a distância de 20 e 30 cm, portanto tem mais facilidade de ver a face da mãe. Aproveite o momento da amamentação, troca de fraldas e banho para fazer contato visual.

Conversar Com O Bebê
Esse é um estímulo não só visual, mas cognitivo. Interagir com o bebê desde os primeiros meses de vida demonstra atenção, afeto e o ajuda a imitá-la tanto no desenvolvimento da fala, como também nas expressões da face.

Brinquedos
Objetos coloridos, móbiles e tudo que possui contraste de cores são excelentes para o desenvolvimento da visão do bebê. Cores em branco e preto chamam bastante atenção, principalmente no primeiro mês de vida. Até o terceiro mês dê preferência aos objetos de cores primárias, como amarelo, azul e vermelho.

Móbiles
Os móbiles costumam chamar bastante atenção dos bebês e trabalham a audição, visão e desenvolvimento motor, pois eles já mexem os bracinhos para tentar alcançar os objetos a partir do quarto mês.

Brincar De Esconde-Esconde Com O Brinquedo
Com cinco meses essa atividade já pode ser desenvolvida. A visão já é mais clara e você pode esconder um objeto e deixar apenas uma pequena parte visível para ele localizar com os olhos.

Reconhecimento De Fotos
Já com oito meses e praticamente com a visão impecável a criança é capaz de reconhecer as pessoas nas fotos. Mostre o papai, vovó e veja a reação dele.

Veja Também: Recém Nascidos e Seus 5 Sentidos

Foto: PublicDomainPictures