A vida de uma criança é marcada e lembrada pelos pais e familiares de forma carinhosa e saudosa por cada fase do desenvolvimento infantil, e olha que são muitas hein. Desde o nascimento ate atingir os 6 anos de vida, o desenvolvimento é acompanhado e observado em todos os ângulos como o comportamento emocional, físico e social. É na infância que grandes transformações acontecem e os descobrimentos mais formidáveis também. Mas para que isso ocorra é necessário um grande apoio familiar e mais ainda um ambiente acolhedor e estruturado onde proporcionará maiores condições para o bebê e a criança conquistar o mundo com maior segurança e confiabilidade.

Nos primeiros meses e anos de vida, é de extrema importância a ajuda dos pais nesse grande passo do desenvolvimento. O estimulo auxilia de forma poderosa no autoconhecimento do bebê e na confiança para fazer cada movimento. Durante o banho, na troca de fralda, no momento da brincadeira e em toda oportunidade que tiver, aproveite para estimular a coordenação motora e interagir com o bebê de forma que conheça e desenvolva cada vez mais movimentos novos.  Lembrando que nenhuma criança se desenvolve da mesma forma que a outra, portanto toda comparação deve ser descartada. Indicações feitas pelos especialistas em desenvolvimento infantil serve para que os pais juntamente dos pediatras tenham ideia do próximo passo e dessa forma auxiliem e se preparem para essa mais nova conquista e fase. Os bebês passam rapidamente por diversas fases de desenvolvimento, e em poucos dias conseguem fazer coisas novas e descobrir novos movimentos. Por isso não se espante se hoje teu bebê não consegue ainda se virar e na semana seguinte ele já estar rolando pela cama e “minhocando” para conseguir alcançar um objeto que ele queira.

Um fato que é sempre bom alertar é que bebês aprendem com grande facilidade através da imitação. Por isso a importância de um ambiente familiar propenso a educar e criar uma criança, com bons hábitos e principalmente bons exemplos. A correção durante atos errados, como forma de ensinar e mostrar o que é certo é de extrema importância também. Mesmo muitos pais acreditando que um bebê de 1 ano, por exemplo, não entenda quando falado que não pode. Acredite, ele entende sim e muito bem! O contato com demais pessoas e principalmente outras crianças também é uma forma preciosa de estimular e aprender a ter um convívio social melhor e aprender a lidar com demais situações que levará ate a fase adulta.

Fases Principais de Desenvolvimento – 0 a 6 Anos de Vida

A cada dia, desde o nascimento todo dia será um momento único. Nos primeiros meses, bebês costumam se comunicar através do choro e expressões faciais.  A partir dos 3 meses, já consegue responder com sorrisos e expressões quando feliz e ate já treina alguns sons como forma de conversar. Quando chegam aos 5 e 6 meses, já identificam bem as pessoas e familiares conhecidos e ate estranham quando são pegos por algum desconhecido, muitas das vezes chorando como forma de comunicação e de insatisfação. Até completar o primeiro ano de vida, novas sensações, movimentos serão descobertos. Inclusive aprendem a usar as mãos cada vez mais. Seja para pegar objetos interessantes ou ate mesmo para fazer carinho na mamãe e no papai, incluindo abraços apertados.

De 12 ate 18 meses de vida será um momento de total descoberta e independência. Aonde querem fazer tudo sozinhos, gostam de andar, mexer, fuçar e tocar em tudo que esta ao alcance de seus olhos e pequenas mãozinhas. Os passos ficam cada vez mais firmes e a coordenação motora mais aguçada e em total desenvolvimento. Aos 2 anos de vida, já consegue falar muitas palavras com propriedade, às vezes apresentando dificuldades com alguma pronuncia. Mas é o momento exato do desenvolvimento e aprimoramento da fala. Ao atingir os 4 anos de idade até os 6 anos, a criança já consegue desenvolver conversas, criar historias, se vestir sem ajuda dos pais e já possuem sua personalidade formada. Nesta fase, já possuem seus amigos o qual tem importância fundamental em suas vidas. Suas preferências já são adquiridas, gostos, escolhas e a cada dia mais o seu senso de logica esta mais aperfeiçoada.

Veja também: Desenvolvimento da Fala de Bebês e Crianças

Foto: Tony Trần