Estou exatamente nessa fase. A Melissa com 2 anos e 3 meses já dá sinais de que quer sair da fralda! Viva! Rs Mas como desfraldar e como tirar as fraldas sem fazer um “estrago” psicológico na criança e nos pais? Desfraldas deve ter uma regra acima de tudo: cada criança tem um tempo e esse tempo deve ser respeitado. Bom, li em algum lugar que a criança começa a dar sinais e com esses sinais, desfraldas fica muito mais fácil. Os sinais começam quando a criança já consegue correr, pular e tem firmeza nas pernas. Esse é um sinal de que a musculatura da pelve pode ser controlada também. Outro sinal que o desfralde pode começar, é a criança aprender a pedir, falar corretamente o que quer. Muitas vezes a fralda amanhece seca e isso também é um sinal de que a tirar a fralda pode ser uma boa idéia, pois o controle da bexiga já está total.

Muitas crianças já sabem para que serve a “privada” e ai é questão de tempo e paciência dos pais. Caso não saiba ai é hora dos pais começarem a apresentar, levar a criança ao banheiro na hora em que for usar é um estímulo muito grande, e se a criança tem um irmão mais velho se torna muito melhor! Em caso de meninos, o papai ensina como fazer, tirar o piu piu e ficar de pé, crianças se espelham e se identificam 100% com os pais então é uma boa ilustrar com naturalidade e se torna um momento único.

Como tirar a fralda pode ser mais fácil?

Existem hoje em dia penicos no mercado que podem ajudar, são acessórios musicais que ao cair um xixi ou um cocô, toca uma musiquinha! Rs lindo e fofo, custa por volta de R$ 200,00. Claro que a escolinha ajuda muito nesse processo e a criança ver que os amiguinhos já usam o peniquinho colabora e muito para o processo. Desfraldar é uma etapa gratificante para a mamãe e deve ser mostrada como tal para a criança. Dançar, cantar e fazer muita festa quando a criança faz xixi ou cocô no penico pode tornar esse momento divertido e muito feliz colaborando ainda mais.

desfralde 1

Fazer xixi ou cocô no chão, cama, sofá é perfeitamente normal, por mais domínio que se tenha da bexiga, as vezes eles esquecem que tem de ir ao banheiro. Ai oferecer a criança o banheiro de tempos em tempos pode amenizar esses escapes.

Há dois tipos de desfralde, o parcial e o total. Muitas mamães optam por deixar a criança com fralda a noite para dormir, outras mamães tiram de uma só vez. O segredo do desfralde total é muita paciência e mesmo no desfralde parcial, quando acontece o término do desfralde, a criança deve mesmo que dormindo ser levada ao penico ou banheiro para fazer xixi e eles fazem sim! Ainda hoje levo o Dudu ao banheiro mesmo sonolento, vai andando e faz xixi direitinho.

Não existe uma idade padrão para desfraldar, comigo foram idades diferentes, sempre observando e respeitando os limites das crianças, a Joana saiu das fraldas completamente aos 2 anos e meio, já o Dudu saiu completamente das fraldas com mais de 3 anos! A Melissa parece ser como a Joana, e já dá sinais de que quer parar com a fralda, ela fica incomodada com a idéia de ter feito cocô na fralda e também já pede pra sentar na privada de brincadeirinha.

Não há nada de errado em retroceder, caso o desfralde esteja gerando stress na criança e nos pais, tudo bem em voltar a usar a fralda, melhor que seja um momento tranquilo em que a criança esteja amadurecida para esse passo importante. Se for esse o seu caso, há fraldas que imitam calcinha e cuequinhas, são vendidas em lojas para criança e supermercados. Lembre-se o momento tem que ser o mais natural possível e respeitar o limite e tempo da criança é fundamental.

O momento do desfralde do seu bebê chegou? Então conte como está sendo aqui! Deixe seu comentário!

Veja também: Assaduras em bebê como prevenir

Foto: Lojas Americanas