Pense em um ser danado, multiplique por 10 e terá o resultado: é a mulher que quer engravidar! Nem bem a menstruação acabou e já começa- se a sentir tudo que é sintoma. Às vezes são sintomas verdadeiros, às vezes pode ser só sinais da ansiedade de tentante mesmo. Mas os sintomas de gravidez na primeira semana podem não ser tão evidentes como tantas mulheres relatam sabia?

Normalmente os sintomas que aparecem primeiro nem são de gravidez! Querem me bater quando falo isso, mas é a mais pura verdade. A gente jura que está sentindo tudo, absolutamente tudo que uma grávida sente. Os sintomas mais recorrentes relatados a esta pessoa que vos escreve são:

Possíveis Sintomas

  • Azia
  • Ânsia
  • Náuseas
  • Dores de Cabeça
  • Falta ou excesso de apetite
  • Dores nas mamas (bico pontudo, seio inchado e ou pesados)
  • Barriga inchada
  • Pontadas no baixo ventre
  • Muito xixi (sensação de bexiga cheia constantemente)

Esses são apenas os recorrentes, mas existe uma lista bem extensa de supostos sintomas de gravidez na primeira ou segunda semana. O problema é que a grande maioria das mulheres que querem engravidar levam estes sintomas ao pé da letra. Por isso é muito importante frisar que estes primeiros sintomas podem ser (e 99% dos casos são) de pós-ovulação, por isso nem podem ser confirmados como primeira semana de gravidez. Normalmente quando a mulher ovula, começa uma atividade hormonal diferenciada no organismo.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

IMPORTANTE: Muitas mulheres movidas pela emoção e a ansiedade de ficar grávida, podem começar a sentir os sintomas psicológicos. Muitos são os casos de gravidez psicológica onde até mesmo a barriga chega a crescer.

O aumento da progesterona pode trazer todos os sintomas e ainda mais por se tratar dos mesmos hormônios que uma mulher grávida tem em igualmente só que em excesso. Por isso, os sintomas na primeira semana de gravidez não são tão suspeitos e por que não dizer descartáveis. Não os leve tanto a sério e nem corra gastar com teste de gravidez! Não querida amiga, é a realidade. O problema de se apegar a sintomas é que eles podem não ser de gravidez. Claro, alguns são e felizmente são de gravidez! Porém nem todos é sinal que tem um bebê a caminho e aí que mora o perigo.

Imagina se encher de esperança se baseando pelos sintomas antes da menstruação chegar, e repentinamente dar com a cara na porta? Por isso a máxima de que se deve esperar pela data correta para verificar a existência de uma gravidez é conselho recorrente aqui no TF.

O corpo lúteo tem atividade mais intensa quando acontece a fecundação. Pesquisas recentes indicam que o blastocisto tem uma enzima que influência o comportamento do corpo lúteo, este passará a secretar ainda mais progesterona para engrossar o endométrio e ai facilitar a gravidez acontecer. Se os seus sintomas são muito intensos, pode ser que tenha havido fecundação, mas existe um grande caminho entre a fecundação e a gravidez em si. Então aguarde para poder confirmar que já está passando pela primeira semana de gravidez.

O óvulo pode ser fecundado pelo espermatozoide, mas não implantar corretamente. Se isso acontece, a menstruação virá mesmo se os sintomas forem intensos. Por isso a necessidade de aguardar mais tempo. De tanto sofrer com negativos aprendi que esperar é a melhor solução para evitar aborrecimentos.

Uma dica para nossas leitoras e tentantes é utilizar o gel lubrificante FamiGel, que além de aumentar a lubrificação vaginal proporcionando mais prazer na relação sexual, faz o papel fielmente do muco fértil, controlando o pH vaginal aumentando a sobrevida dos espermatozoides e os auxiliando a chegar com mais facilidade até o óvulo. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Os Sintomas na Primeira Semana São Todos Falsos?

Não! Vale lembrar que a mulher pode sentir sintomas parecidos com os de gravidez, mas não são necessariamente de gravidez e por isso, aguarde. Se eles permanecerem ou mesmo se aumentarem, então faça um teste. Um prazo bacana para que se tenha um resultado seguro é de 5 dias de atraso ou 25 dias após a relação sexual. Você pode comprar seu teste de gravidez de alta sensibilidade Famivita aqui em nossa loja virtual.

Também tenho que falar que após o início da fabricação do HCG (hormônio exclusivo da gravidez) os sintomas tendem a aumentar significativamente. O HCG estimula ainda mais o corpo lúteo fazendo com que ele aumente a produção de progesterona para ajudar a manter a gravidez em segurança.

Sangramento na Primeira Semana

O problema está quando sangramentos acontecem ainda nas primeiras semanas. Mas afinal como saber se estou na primeira semana? E este pode ser um dos sintomas de gravidez na primeira semana, a tal nidação. Mas também pode ser sinal de que seu corpo precisa de uma mãozinha com a produção de hormôniosNestes casos específicos, seria melhor uma consulta com o medico obstetra e claro, saiba que mesmo que ele peça um ultrassom, ainda corre o risco de não conseguir ver nada já que a gravidez é muito recente, menos de 5 semanas. Os primeiros sintomas de gravidez na primeira semana de gestação não são sintomas de gravidez!

Isso é muito interessante não é? São semelhantes, pois é causado pelo mesmo hormônio que faz com que esses sintomas fiquem presentes. Apenas aconselho: tenha um pouco de paciência e se persistirem após o atraso menstrual, faça um teste e boa sorte!

Dúvidas das Leitoras:

Indutor de ovulação pode causar sintomas que confundem com os de gravidez?

Sim, o uso de indutores podem causar alguns sintomas que facilmente são confundidos com os sintomas de gravidez, como o caso do Indux que pode oferecer inchaços abdominais, sensação de estomago cheio, aumento de peso e em alguns casos mais isolados até náuseas.

Dor no bico do seio é sintoma de gravidez na primeira semana?

A dor no bico do seio assim como o aumento na sensibilidade de toda mama é bem normal tanto no inicio da gravidez como na TPM (tensão pré-menstrual), portanto não pode ser levado em consideração como um sintoma principal já que pode ser sinal da menstruação chegando.

Veja também: Teste de Gravidez Pode Dar Errado?

Foto: Evil Erin, Ferran