Porque ser mãe é incrível, seja a época da vida que for! E quando se tem filhos com idades tão diferentes como uma diferença de idade de 13, 15, 20 ou 30 anos? Como será ter idades tão diferentes em casa? Uma gravidez com bastante diferença de tempo entre elas pode acontecer seja por planejamento, opção, ou mesmo em alguns casos pelas circunstâncias. Ou pode ser que o casal tenha decidido vivenciar novamente esse mundo dos bebês após os filhos mais velhos adultos ou adolescentes para aproveitar mais, com uma vida mais estabilizada ou mais tempo para se dedicar ao novo bebê. Algumas outras vezes podem acontecer sem ser previsto como aconteceu com a Flávia que deu um depoimento e veremos logo mais abaixo.

Porém, existem algumas dificuldades com essa diferença de idade. Algumas vezes o filho mais velho se sente mal por perder o lugar de caçula ou filho único, ou outras vezes não imaginava que a mãe poderia engravidar novamente e acaba sentindo vergonha da situação. Uma situação complicada que pode ser resolvida com o tempo ou nascimento do bebê e claro, muito diálogo. Claro que um bebê bem novinho recompensa e muito todas as dificuldades e ele por si só, pode conquistar o amor irmão mais velho sem muitos esforços. No tempo das minha avós era muito comum ter filhos quando já estava ganhando netos dos filhos mais velhos, hoje em dia essa realidade mudou, mas não deixa de acontecer.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Grávida após 4 anos! Faça como Alyne
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Clique no play e conheça meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Conhecer FamiGel!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!

Algumas mulheres podem ter seus filhos ainda jovens demais e decidir esperar um pouco mais para ter o próximo filho, um exemplo é uma amiga que teve sua filha aos 16 anos e agora aos 35 decidiu engravidar novamente. Ela acompanhou sua filha exclusivamente até os 3 anos e após esse período, terminou os estudos, faculdade e se dedicou totalmente a sua vida profissional. Hoje casada há 19 anos, e também com uma filha de 18 anos, ela decidiu engravidar novamente para completar sua felicidade. Dia desses vendo vídeos de parto, eu me deparei com uma mulher cujo parto estava acontecendo a a sua filha mais velha filmando! Achei simplesmente lindo esse momento e você pode conferir abaixo =).

Seja qual for a decisão de esperar um pouco mais, a maternidade é sempre um momento mágico. A maternidade após alguns anos pode ser como a primeira vez, todos os sintomas e desejos podem ser novidade e sentir tudo isso novamente pode ser magnifico. Algumas mamães lutam para ter mais filhos depois dos 40 anos, como é o caso de algumas atrizes famosas que tiveram seus filhos acima dos 40 ou até mesmo 50 anos. Solange Couto, teve seu filho caçula com 30 e poucos anos de diferença da primeira gravidez, e sua filha Morena estava com 24 anos quando ela deu a luz a Benjamin.

Aqui em casa não é diferente, apesar da diferença de idade não ser tão grande, apenas 9 anos da mais velha para a mais nova, sinto que a maior tem a pequena muito próxima, ela é a bebê, a boneca dela. Cuida, ama e protege muito como se fosse dela mesmo. Mas como é na prática ter filhos em idades diferentes, com tanta diferença e fases completamente diferentes? Veja o depoimento de 2 leitoras sobre a diferença de idade dos filhos, Flávia Ferreira e Anne Strapasson , veja como é a relação dos filhos de idades diferentes.

Flávia Ferreira

“Tenho 2 filhos, a Kamila de 18 e Arthur de 5. A dificuldade foi de adaptação, eu tinha uma adolescente ciumenta que perdeu o colo e estava rebelde passando por tudo que a adolescência propicia. Arthur não foi planejado e eu engravidei numa bobeira, tomei pílula do dia seguinte depois de 20 minutos do ato e não adiantou. Recomeçar tudo de novo foi muito estressante para mim, que não estava preparada para ter outro bebê, pois minha filha me bastava. Hoje em dia ela ama muito ele, não vivem sem 1 ao outro mas brigam bastante.”

Anne Strapasson

“São 2 filhos. Um menino de 11 e uma menina de 1. A dificuldade é que são mundos totalmente diferentes. Eu assisto galinha pintadinha enquanto jogo call of duty. A parte boa é que não existe ciúme entre eles. O mais velho é apaixonado pela bebê e ela por ele. A espera não foi proposital. Eu perdi 4 bebês antes de ter a Julia. Começar tudo de novo foi maravilhoso. Pude fazer pela bebê coisas que não pude fazer pelo mais velho. A minha cabeça é outra, a paciência, e a situação financeira também. Resumindo…. tenho 2 filhos únicos.”

Seja qual for a distância , diferença de idade e qual o problema que possa ter com seus filhos adolescentes ou adultos sobre o novo bebê tudo vai se resolver. Já acompanhei casos muito complicados e aprendi que o melhor a se fazer é conversar e deixar a situação se acalmar. Nada melhor do que o tempo para resolver tudo. Agora, se a gravidez é comemorada, ai sim aproveite muito! Ser irmão mais velho é maravilhoso, dá oportunidade de ver como será como virar mamãe ou papai e ai a prática e experiência no assunto vai ser a maior e melhor possível.

Veja também: Aleitamento Materno Dificuldades Iniciais e Soluções

Foto: driki