Doenças que afetam o nosso metabolismo de alguma forma não são raras. E um dos maiores, se não o maior, exemplo disso é a tão famosa diabetes. A doença é divindade em alguns tipos, sendo a diabetes tipo 1 e a diabetes tipo 2 as mais recorrentes. Ela pode trazer diversos malefícios para a vida de alguém e obrigar uma pessoa a modificar todo o seu estilo de vida, mas além de tudo isso, a pergunta se a diabetes causa infertilidade é uma das mais feitas por quem sofre da doença, justamente por ser um dos grandes medos das pessoas que a possuem.

A não capacidade de gerar outra vida pode deixar uma pessoa em estado de pânico, tanto homens quanto mulheres. Além de ser um sonho para muitas pessoas, a verdade é que ninguém gosta de saber que não é capaz de se reproduzir, ainda mais quando isso vem acompanhado de uma doença.

A infertilidade também não é algo incomum de se ver no Brasil e o mundo e a associação dela com a diabetes é feita muitas vezes. Isso porque a diabetes causa infertilidade sim, em alguns casos, mas isso não significa que uma pessoa que possui a doença vai ficar infértil do dia para a noite.

O que acontece é que uma das consequências do agravamento da diabetes é justamente essa. E apesar de aparecer um pouco diferente para homens e para mulheres, essa consequência pode atingir ambos os sexos. Hoje vamos falar sobre como isso ocorre e como evitar que a diabetes cause infertilidade.

O que é Diabetes?

Antes de falarmos exatamente sobre as consequências que a diabetes pode trazer, é necessário entender o que ela é e como ela surge em uma pessoa. Somente dessa forma é possível compreender corretamente como a diabetes causa infertilidade em alguém.

A diabetes é uma doença que tem como principal característica a alta taxa de glicose no sangue, também chamada de hiperglicemia. Ela ocorre normalmente por conta de alguma deficiência de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.

A insulina é um hormônio que tem como função permitir a entrada de glicose para todas as células do organismo, quando há um defeito nele, ocorre o acúmulo de glicose no sangue, o que acaba causando a diabetes.

Por que a Diabetes Causa Infertilidade?

A diabetes é uma doença que pode causar diversas alterações sensitivas e também vasculares em uma pessoa, o que faz com que a pessoa seja muito prejudicada quando falamos em vida sexual, tanto de homens quanto de mulheres. Por isso, precisamos falar especificamente sobre como a diabetes causa infertilidade em cada um dos sexos.

Infertilidade Masculina

Algumas das principais razões da perda da fertilidade no homem por conta da diabetes são as alterações vasculares e circulatórias, que podem dificultar a chegada do sangue ao pênis do homem e dificultar uma ereção.

As alterações na sensibilidade em geral que também já citamos aqui também diminuem o prazer sexual que um homem sente, o que acaba contribuindo para a infertilidade.

Outras razões comuns a homens que não possuem a diabetes como estresse e ansiedade também podem dificultar a vida sexual de um homem. Acontece que devido as restrições alimentares que um homem diabético tem, tanto o estresse como a ansiedade acabam se elevando, o que pode causar problemas de fertilidade. Além disso, também acredita-se que essa doença tem interferência direta na produção de espermatozoides.

Infertilidade Feminina

Mas os problemas que a diabetes causa não são exclusivos dos homens, tendo também muito impacto na vida de uma mulher. As principais consequências que a doença pode trazer nesse sentido são a menopausa prematura, que acaba impedindo uma mulher de fecundar, séria alterações na menstruação e o aumento das chances de aborto.

Mas é possível evitar que todas essas consequências atrapalhem a vida de um homem ou de uma mulher. Existem formas de prevenir e também de tratar a infertilidade causada por diabetes para que isso não seja um problema tão grande na vida de quem a possui.

Há como Prevenir a Infertilidade?

A diabetes causa infertilidade, mas muitas vezes isso acontece por conta de um avanço da doença. Por isso, a melhor forma de prevenir a infertilidade é mantendo a doença sob controle e realizando os tratamentos adequados mantendo o sangue sob controle para que ela não se agrave.

Há também tratamentos para aqueles que já foram afetados de alguma forma pela diabetes. No caso dos homens, muitas vezes é feito o uso de remédios vasodilatadores, como o viagra, mas sempre com o acompanhamento e tratamento para manter a diabetes sob controle. Em alguns casos, o acompanhamento de uma psicóloga também pode ser recomendado.

Causando infertilidade ou não, a diabetes não é uma doença fácil para se conviver. Como você pôde perceber, todo o estilo de vida de uma pessoa precisa ser alterado para que ela possa conviver com a doença sem que consequências mais graves afetem sua vida, inclusive o problema da infertilidade que tanto falamos por aqui.
Mas a verdade é que ela existe e que muitas pessoas possuem essa doença. Portanto, o melhor a se fazer é tratar da doença e seguir à risca todas as regras para que ela não se agrave e não traga nenhuma dessas consequências.

Veja Também: Diabetes Gestacional – Como Diagnosticar e Tratar
Foto: Pixabay