É muito comum escutarmos sobre diabetes, principalmente sobre as mais populares de tipo 1 e 2 e até mesmo a diabetes gestacional tão temida na gestação. Mas, a cada dia que passa novas descobertas, tratamentos e doenças vão sendo esclarecidas pelos milhares de pesquisas realizadas pela medicina. A mais atual que tem ligação com a diabetes é da descoberta da diabetes tipo 3, que é totalmente ligada com a doença de Alzheimer. Antes de esclarecermos sobre a diabetes de tipo 3, é necessário entendermos sobre a doença de Alzheimer e como ela acontece.

O Que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma das principais causas da demência humana. Quando a doença se manifesta, a pessoa perde suas habilidades mentais afetando completamente a sua qualidade de vida, já que impede de ter uma vida normal ou uma vida social, devido à perda de neurônios recorrente a doença. Por ser uma doença que não tem tratamento, pesquisadores se desdobram para descobrir suas causas e maneiras de impedi-la de ocorrer e existem alguns fortes indícios que ela tem ligação com um tipo diferente de diabetes, que prejudica principalmente o cérebro.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O que é a Diabetes Tipo 3?

A diabetes tipo 3 segundo estudos está totalmente relacionada a resistência da insulina na área cerebral, diferente dos demais tipos de diabetes que afetam todo o corpo. Com essa resistência no cérebro a insulina, começa a implicar na degeneração dos neurônios. Com a redução da insulina na área cerebral, as comunicações entre os neurônios e produção dos neurotransmissores afetados, as atividades cerebrais começam a ser atingidas.

Tipos de Diabetes

Quando nos referimos a diabetes automaticamente relacionamos a doença que promove a resistência ao açúcar no organismo, mas na verdade o diabetes pode se manifestar de maneiras diferentes no organismo e por isso se divide em tipos.

Diabetes Tipo 1

Tipo mais raro de diabetes, a diabetes de tipo 1 acomete com maior frequência crianças e jovens, mas não impossibilita de ocorrer na fase adulta também. Nesse tipo, o pâncreas não
consegue mais produzir a insulina necessária para o corpo, já que as células betas, responsáveis pela produção de insulina começam a ser destruídas através de um processo autoimune do corpo. Nesse tipo de diabetes é necessário o tratamento com aplicação de insulina e outros medicamentos para controle do corpo.

Diabetes Tipo 2

Tipo mais frequente em adultos, é considerada a diabetes adquirida, por ser gerada em sua grande maioria por maus hábitos como sedentarismo, excesso de peso e em alguns casos devido a genética familiar. Nesse tipo, a diabetes é caracterizada pela resistência do corpo a insulina, mesmo o pâncreas produzindo normalmente ou em quantidade reduzida. Nesse caso, mudança de hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e alguns medicamentos para controle ajudam a reduzir os níveis de glicemia e o paciente ter uma vida normal e saudável.

Como Prevenir a Diabetes Tipo 3?

Infelizmente ainda não foi encontrada uma forma de prevenção, até porque a descoberta da diabetes tipo 3 ainda está em fase de conclusão, por isso ainda não é confirmada pela medicina e nem aceita por muitos especialistas. Mas como esse tipo de diabetes tem relação com a doença Alzheimer, listaremos os principais cuidados e formas de prevenir que a doença se manifeste.

Muitos estudos e evidencias cientificas apontam os maus hábitos no decorrer da vida como um dos principais fatores do aparecimento do Alzheimer. Uma vida sedentária, má alimentação totalmente desregrada e sem preocupações saudáveis, além de vícios como o cigarro e a ingestão de álcool aumentam as possibilidades do surgimento da doença e também da diabetes de tipo 2, que é a diabetes adquirida.

A má alimentação juntamente de uma vida sedentária colabora com o aumento do peso e com isso problemas de saúde como a hipertensão e em decorrência a diabetes de tipo 2. A melhor forma de prevenir a diabetes tipo 3 é manter uma alimentação equilibrada e saudável, manter alguma prática física pelo menos de duas a três vezes por semana e no caso do Alzheimer, manter sempre a cabeça ativa.

Leia, estude diversos e diferentes assuntos, desenvolva e se descubra em novas habilidades e se mantenha sempre ativo. Se manter em contato com outras pessoas e em constante atividade exercita o cérebro e estimula os neurônios a melhorarem e estabelecerem melhores conexões entre si.

Durma bem, a qualidade do sono é essencial para todo o funcionamento do corpo e para manter a cabeça sempre ativa. Mantenha uma rotina saudável e tranquila a noite, sem atividades agitadas e evite de levar o celular ou computador para a cama. Tome um chá, leia um bom livre e tente relaxar nesse período.

Diabetes Tipo 3 Afeta a Fertilidade?

Como a diabetes tipo 3 ainda é uma doença em fase de estudo e conclusões, infelizmente não é possível fazer nenhuma afirmação em torno do assunto fertilidade. Mas como é uma doença interligada a doença Alzheimer e está provoca demência e danos cerebrais irreversíveis, acreditamos que a diabetes tipo 3 também pode vir afetar a fertilidade, mas em um quadro evoluído da doença, esse é a menor das complicações.

Aproveitando a oportunidade e o assunto, gostaríamos de falar de uma forma de potencializar a fertilidade para quem deseja engravidar de maneira saudável através do uso de vitaminas. No caso dos homens, a vitamina ViriFerti além de suprir todas as necessidades vitamínicas do corpo, potencializam a produção seminal, fortalecem os espermatozoides e melhoram o DNA. Você pode adquiri-la aqui em nossa loja virtual.

Para as mulheres, a FamiFerti além de suprir as necessidades vitamínicas que toda mulher necessita, ainda atua na potencialização da ovulação e no fortalecimento uterino e do endométrio, que são essenciais para o desenvolvimento fetal e para a redução de risco de aborto. Você pode adquiri-la aqui em nossa loja virtual.

Para melhorar ainda mais o namoro e proporcionar um prazer muito maior e ainda dar uma força extra para concepção acontecer mais rápido, utilize gels lubrificantes amigos da fertilidade, como o FamiGel. Além de fazer o papel do muco fértil, melhora a lubrificação vaginal e como é produzido a base de água, proporciona um ambiente mais agradável aos espermatozoides permitindo que sobrevivam por mais tempo, facilitando a chegada deles até o óvulo.

Voltando ao assunto diabetes tipo 3, o melhor cuidado para evitar que essa e qualquer doença venha acontecer ou pelo menos ofereça o tratamento adequado para controle de sintomas e comprometimentos é manter visitas regulares ao médico e fazer todos os exames solicitados anualmente. Algumas doenças não possuem tratamento de cura, mas é possível tratar para que possíveis complicações não ocorram, e assim o paciente ter uma vida com maior qualidade dentro de suas limitações geradas naturalmente pela doença em questão.

Mantenha sempre hábitos saudáveis, se alimente adequadamente e com alimentos naturais, faça exercícios físicos e fuja do sedentarismo e de vícios que prejudiquem sua saúde. Procure seu médico ao identificar algum sintoma suspeito e cuide-se sempre.

Foto: geralt