Entre os diversos sinais apresentados pelo corpo da gestante quando o bebê está próximo ao nascimento, muitas mulheres se queixam da diarreia. Tanto a prisão de ventre, como o intestino solto são alguns dos sintomas apresentados no fim da gestação. É importante estar atenta principalmente ao completar 37 semanas, pois o intestino solto nessa fase pode indicar trabalho de parto prematuro.

O mais seguro ao notar a diarreia no fim da gestação é procurar a maternidade e o obstetra responsável pelo parto, sobretudo se o sintoma estiver acompanhado de náuseas, contrações frequentes e cólicas. A diarreia no fim da gravidez indica na maioria dos casos que o nascimento está próximo de ocorrer, portanto fique atenta.

Outros Indicativos Para Diarreia Na Gestação

Os incômodos gastrointestinais podem ocorrer a qualquer momento, não necessariamente no fim da gestação. É importante observar se o sintoma não é decorrente de alguma espécie de virose ou intoxicação alimentar. O consumo de antiácidos, assim como antibióticos podem causar náuseas e provocar a diarreia. Consumo de doces, alimentos gordurosos e ricos em lactose também acometem irritação gástrica. Mulheres que antes da gestação já apresentavam os sintomas da síndrome do intestino irritável ou problemas gastrointestinais podem ser acometidas pela diarreia ao longo da gravidez, tanto de forma ocasional, como crônica.

IMPORTANTE: nunca consuma durante a gravidez medicamentos para soltar ou prender o intestino sem a indicação médica.

As diarreias simples costumam curar rapidamente com a ingestão de alimentos leves, naturais e livres de gorduras, e principalmente, a ingestão de água para hidratar e repor os sais que são evacuados do organismo. Caso o sintoma vir acompanhado de náuseas ou vômito, procure imediatamente o acompanhamento médico.

Uma dica para nossas leitoras gestantes, você já ouviu falar na vitamina FamiGesta? A vitamina FamiGesta foi desenvolvida em parceria pela Patricia Amorim e pela empresa Famivita, focando a saúde gestacional e na dificuldade em engolir cápsulas nessa fase de enjoos e náuseas. Por isso, as cápsulas da FamiGesta são menores que as demais vitaminas. Você pode compra-la aqui em nossa loja virtual.

O Que É Impactação Fecal?

Nem só de diarreia sofrem as gestantes, pode ocorrer o contrário, como a prisão de ventre e o endurecimento do bolo fecal. Essa complicação causa obstrução total ou imparcial do intestino grosso e provoca a evacuação de fezes amolecidas e em composição aquosa. A impactação fecal é acompanhada de sintomas, como: náuseas, vômitos, dores abdominais e inchaço abdominal. O intestino saudável evacua diariamente, ao notar qualquer sinal de prisão de ventre é saudável procurar orientação do médico obstetra.

Sinais De Que O Nascimento Do Bebê Se Aproxima:

  • Dor lombar
  • Diarreia e dor de barriga
  • Contrações
  • Pressão leve na pelve
  • Notar que a barriga está baixa
  • Sensação de disposição e pico de energia
  • Rompimento da bolsa

Por Que A Diarreia Surge No Fim Da Gestação?

Muitas mulheres questionam qual o motivo desse incômodo quando se aproxima o nascimento do bebê. O que ocorre é que o corpo sinaliza o esvaziamento do intestino para que o útero possa contrair adequadamente. As contrações uterinas também ocorrem com maior frequência nesse período, o que comprime a região intestinal e causa a diarreia.

Atenção Quando Houver Diarreia Que Persiste Vários Dias

Sintomas que ultrapassam dois dias merecem supervisão médica, pois a diarreia causa desidratação e eleva o risco de trabalho de parto prematuro. Após o acompanhamento médico invista na mudança de hábitos alimentares, evite o leite e derivados e prefira opções naturais, como frutas e a ingestão de no mínimo dois litros de água ao dia.

Suplementos vitamínicos também podem causar a diarreia, no caso do consumo, avise o médico e confira se é necessário trocar por outra opção. Alimentos saudáveis para combater a diarreia: banana, arroz, purê de maçã, carnes magras e batata.

Já conheceu nossa loja virtual? Temos produtos especializados para gestantes, mamães e tentantes. Você pode compra-los aqui.

Veja também: Hemorroidas na Gravidez – Como Aparecem e Aliviar os Sintomas

Foto: Andriele