Entre os diversos sinais apresentados pelo corpo da gestante quando o bebê está próximo do nascimento, é comum as mulheres se queixarem da diarreia. Tanto a prisão de ventre como o intestino solto são alguns dos sintomas apresentados no fim da gestação1. É importante estar atenta principalmente ao completar 37 semanas, pois o intestino solto nessa fase pode indicar trabalho de parto prematuro.

O mais seguro ao notar a diarreia no fim da gestação é procurar a maternidade e o obstetra responsável pelo parto. É ainda mais importante se a diarreia for acompanhada de náuseas, contrações frequentes e cólicas. Na maioria dos casos a diarreia no fim da gravidez indica que o nascimento está próximo de ocorrer, portanto fique atenta.

Outras causas da diarreia na gestação

Os incômodos gastrointestinais podem ocorrer a qualquer momento, não necessariamente no fim da gestação. É importante observar se o sintoma não é decorrente de alguma espécie de virose ou intoxicação alimentar. O consumo de antiácidos e antibióticos podem causar náuseas e provocar a diarreia. Consumo de doces, alimentos gordurosos ou ricos em lactose também provocam irritação gástrica. Mulheres que antes da gestação já apresentavam os sintomas da síndrome do intestino irritável2 ou problemas gastrointestinais podem ser acometidas pela diarreia ao longo da gravidez, tanto de forma ocasional como crônica.

IMPORTANTE: durante a gravidez, nunca consuma medicamentos para soltar ou prender o intestino sem indicação médica.

As diarreias simples costumam passar rapidamente com a ingestão de alimentos leves, naturais e livres de gorduras. Para quem está com diarreia, o principal é a ingestão de água para hidratar e repor os minerais que são evacuados pelo organismo. Caso a diarreia venha acompanhada de náuseas ou vômito, procure imediatamente orientação médica.

O que é impactação fecal?

Nem só de diarreia sofrem as gestantes. Pode ocorrer o contrário, como a prisão de ventre e o endurecimento do bolo fecal. Essa complicação causa obstrução total ou parcial do intestino grosso. É possível apresentar diarreia junto de uma obstrução, já que as fezes líquidas passam pelo bloqueio. A impactação fecal é acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais e inchaço abdominal3. O intestino saudável evacua diariamente, e a constipação normalmente se caracteriza por menos de 3 evacuações por semana. Ao notar qualquer sinal de prisão de ventre, é saudável procurar orientação do médico obstetra.

Sinais de que o nascimento do bebê se aproxima:

  • Dor lombar
  • Diarreia e dor de barriga
  • Contrações
  • Pressão leve na pelve
  • Notar que a barriga está baixa
  • Sensação de disposição e pico de energia
  • Rompimento da bolsa

Por que a diarreia surge no fim da gestação?

Muitas mulheres questionam qual o motivo desse incômodo quando se aproxima o nascimento do bebê. O que ocorre é que o corpo sinaliza o esvaziamento do intestino para que o útero possa contrair adequadamente. As contrações uterinas também ocorrem com maior frequência nesse período, o que comprime a região intestinal e causa a diarreia.

Atenção quando houver diarreia que persiste vários dias

Sintomas que ultrapassam dois dias merecem supervisão médica, pois a diarreia causa desidratação e eleva o risco de trabalho de parto prematuro. Após o acompanhamento médico, invista na mudança de hábitos alimentares. Evite o leite e derivados e prefira opções naturais, como frutas, e a ingestão de no mínimo dois litros de água ao dia.

Suplementos vitamínicos também podem causar diarreia. Caso faça uso destes, avise o médico e confira se é necessário trocar por outra opção. Alimentos saudáveis para combater a diarreia: banana, arroz, purê de maçã, carnes magras e batata.

Veja também: Hemorroidas na Gravidez – Como Aparecem e Aliviar os Sintomas