A menstruação acompanha a mulher mensalmente por muitos anos de sua vida. Cada corpo reage de forma diferente aos hormônios sexuais e à menstruação, e também cada fase da vida da mulher, sua rotina e o estresse podem influenciar na intensidade dos hormônios e da menstruação.

Apesar de surgirem muitas perguntas sobre esse tema, as respostas não devem ir pelo caminho de tentar mudar o seu corpo ou apenas pensar em “se livrar” da menstruação, mas sim aprender a ter controle sobre os sintomas e entender que sinais o corpo está dando sobre sua saúde.

O Que Corta a Menstruação no Mesmo Dia?

A menstruação pode parar quase instantaneamente em alguns casos. Quando a mulher está com o corpo submerso na água ou ingere algumas substâncias listadas abaixo. Caso utilize delas propositadamente para parar a menstruação, é bom ter acompanhamento médico.

  1. Remédios como regulador menstrual, receitados por ginecologistas.
  2. Feijão verde: pode reduzir ou parar o período.
  3. Vinagre: 2 colheres de chá de vinagre de maçã com água, 3 vezes ao dia, podem cortar a menstruação.
  4. Remédios fitoterápicos: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor são conhecidos por cortarem a menstruação.

Geralmente, mesmo que algo “corte” a menstruação por um tempo, ela retornará naturalmente até seja totalmente eliminada do corpo.

Como Parar a Menstruação no Primeiro Dia

É difícil parar a menstruação já no primeiro dia. Entretanto, ela pode ser acelerada para acabar mais rápido, com o ácido acetilsalicílico (aspirina), que evita a coagulação e acelera o sangramento. Canela, Artemísia e banhos quentes também são métodos caseiros que aceleram menstruação. Outras formas de modificar a menstruação incluem remédios receitados por médicos.

IMPORTANTE: Remédios com ácido acetilsalicílico não podem ser usados por quem tem Dengue ou perigos de hemorragia.

Como Parar a Menstruação por um Dia

Para parar a menstruação por algumas horas ou um dia, é conhecido o método de chupar um pedaço de limão. Outro é beber um pacote de pó de gelatina com água, que corta a menstruação por até três horas.

Como Parar a Menstruação por Alguns Dias

Para quem deseja adiantar ou atrasar a menstruação em 1 ou 2 dias, a forma mais indicada seria tomando o remédio Primosiston (Acetato de noretisterona e Etinilestradiol), indicado pelo ginecologista. Ele impede alguns hormônios que fazem ovular e revestir o útero, e pode ser usado para hemorragia menstrual e diversos fins, mas somente sob prescrição medica.

Quando a Menstruação Vem um Dia e Para

Quando a menstruação vem um dia e para, pode ser por alguma alteração na dieta, ou mesmo com uso do anticoncepcional, mas nesses casos não há porque se preocupar. Também pode não ser menstruação, mas apenas um sangramento de escape, ou sangramento de nidação para quem engravidou.

Caso, além de não ter mais dias de menstruação, ela passe a desaparecer por vários meses, pode ser considerada a possibilidade de gravidez. Caso os ciclos cessem sem gravidez e antes de a mulher estar em idade de menopausa, desequilíbrios hormonais também devem ser investigados.

Como Diminuir os Dias da Menstruação

A menstruação pode diminuir quando a mulher passa a tomar anticoncepcionais que inibem a ovulação e, por vezes, o próprio sangramento. Mesmo nas pílulas com pausa para menstruação, há uma diminuição do sangramento e dos dias de fluxo, e às vezes chega a suprimir a menstruação por completo.

Como Fazer a Menstruação Durar 3 Dias

Algumas mulheres também podem tomar Ibuprofeno ou Primosiston, indicados pelo ginecologista para tratar hemorragias e sintomas da menstruação. Os remédios podem amenizar a dor ou reduzir o fluxo menstrual, mas tudo deve ser feito com acompanhamento médico.

IMPORTANTE: Há o risco de overdose com Ibuprofeno. Não se automedique.

O que Devo Considerar Como o Primeiro Dia da Menstruação?

O período fértil tem início cerca 14 dias antes da menstruação, e esta é contada a partir do primeiro dia em que o fluxo de sangue é abundante, vermelho, e não apenas uma mancha na calcinha. O corrimento que pode vir logo antes da menstruação ainda não conta como primeiro dia.

Quando Termina o Anticoncepcional, com Quantos Dias Vem a Menstruação?

Na semana de pausa da pílula anticoncepcional, quando acaba a cartela, o sangramento pode vir a partir de um ou dois dias. É comum demorar até 4 dias para descer. Este sangramento não é a “menstruação” propriamente dita, porque não contém nenhum óvulo: é o que a ciência chama de “sangramento de privação”, pela queda de hormônios.

Como Mudar o Dia da Menstruação

Para quem não toma anticoncepcional, só pode ser mudado o dia da menstruação com reguladores menstruais, e certos medicamentos, como o Primosiston, indicado pelo ginecologista. Para quem toma anticoncepcional, o início da cartela pode ser mudado para mudar o dia da menstruação.

Como Mudar o Dia da Menstruação Tomando Anticoncepcional

Para mudar o dia da menstruação, o anticoncepcional oral cominado pode ser “emendado” em duas ou, no máximo, três cartelas. Também pode ser feita a pausa da pílula, mas somente a partir da 2ª semana, ou seja, depois das 14 primeiras pílulas.

A pílula deve ser retomada normalmente contando 7 dias, no caso das cartelas de 21 drágeas, desde a última tomada. Esse reinício deve ser em nova cartela, ou emendando as pílulas que restaram da anterior com a nova. No caso de pílulas de 24 ou 28 drágeas, o método pode ser diferente. Consulte a bula e o médico.

Veja Também: Menstruação Com Pedaços – O Que Está Acontecendo?

Foto: Basti93