Mais algumas das dicas preciosas sobre alimentação saudável da nutróloga Dra Ana Luisa Vilela . Como montar uma lancheira ideal para as crianças na volta as aulas e como ajudar as crianças acima do peso a terem um peso ideal para a sua idade? Para tentantes, quais os alimentos que podem ajudar o homem a ter um espermatozoide de qualidade e qual ajuda na fertilidade. Também saiba como uma gestante deve se alimentar para ter um ganho de peso ideal para sua fase. Bem vinda novamente Dra Ana Luisa!

Trocando Fraldas: As aulas estão prestes a começar, como seria a lancheira ideal e o quais alimentos que aguentam bem no verão?

Dra Ana: Geralmente o lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia à criança entre duas refeições principais. O ideal é que ele contenha uma porção de carboidratos, para fornecer energia; uma porção de lácteos, que tem proteínas; uma porção de frutas ou legumes , responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais; e uma bebida , para hidratação. Opte sempre por produtos naturais e frescos. Exclua os refrigerantes e evite doces. Para a bebida opte sempre que possível por sucos naturais sem conservantes e corantes. Prefira pães integrais.

Trocando Fraldas: Como ajudar uma criança acima do peso a chegar em seu peso ideal?

Dra Ana: Em muitos dos casos os maus hábitos alimentares das crianças são proveniente de maus hábitos dos pais, sendo assim o primeiro passo é dar o exemplo, com uma alimentação saudável, balanceada e regrada. Muitas vezes será indispensável falar não a criança, não ao exagero de doces e guloseimas, não a comer em frente ao computador, jogos ou televisão. A alimentação deve conter todos os seus “rituais” por assim dizer como mastigar pausadamente e por diversas vezes, evitar a ingestão de líquidos durante a alimentação principalmente os gasosos. Fornecer a criança uma alimentação saudável e rica em nutrientes, evitando frituras e gorduras, inserindo vegetais e legumes. Estimular a prática de exercícios e a movimentação, prática de hábitos saudáveis levam a uma vida saudável.

Trocando Fraldas: Existe algum alimento que ajude a produção de espermatozoides? O que ajuda na fertilidade masculina?

Dra Ana: O primeiro passo é procurar uma dieta saudável e equilibrada. Alimentos ricos em gorduras ruins deverão ser evitados e o consumo de proteínas, vegetais e água deverão entrar na rotina alimentar.

Aumente a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes, pois estes alimentos diminuirão os ricos de defeitos no do esperma e aumentar sua mobilidade. Alimentos ricos em zinco, que está associado ao aumento do volume do sêmen, à contagem do esperma e aos níveis de testosterona. Aminoácidos, cujos traços podem ser encontrados em carnes, frutas e vegetais, aumentam a contagem de esperma e previnem que ele se amontoem. Alimentos ricos em Ácido Fólico encontradas em cereais, vegetais verdes folhosos, legumes e na de laranja também podem aumentar o sêmen. Aumente a sua ingestão diária de cálcio e vitamina D e consuma alicina, proveniente do alho.
Considere incorporar mais dos seguintes alimentos em sua dieta:

  • Goji berries (antioxidantes)
  • Ginseng
  • Sementes de Abóbora (ácido graxo ômega-3)
  • Nozes (ácido graxo ômega-3)
  • Aspargos (vitamina C)
  • Bananas (vitamina B)

Trocando Fraldas: Quais são os alimentos adequados para a dieta da grávida e quando o ganho de peso começa a ultrapassar o ideal?

Dra Ana: O primeiro passo é que a gestante tenha um acompanhamento profissional especializado. Esta é uma importante fase para o desenvolvimento do bebê e se a gestante está ganhando mais peso do que deveria algo está errado em sua alimentação que deverá ser balanceada. A dieta das gestantes deverão tem em média 1.600 Kcal fracionadas em aproximadamente sete refeições ao longo do dia para que ela não sinta muita fome e acabe comendo muito mais do que precisa. Alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e cereais integrais) ajudam no funcionamento de seu intestino, além de dar maior sensação de saciedade, o que fazem deles uma boa pedida. Corte as frituras e empanados durante os nesses nove meses. Não deixe os exercícios físicos de lado, muitos deles são perfeitos para gestantes. Caminhe, faça natação, hidroginástica, yoga e alongamento. Sempre supervisionada pelo professor e com acompanhamento médico.

Dra Ana Luisa, muito obrigada, mais uma vez!!  A clínica da Dra Ana Luiza é a Slim Form e o site é http://www.slimform.com.br/, A dra Ana atende em SP.

Até a próxima!

Veja também: Entrevista da Semana: Nutróloga Dra Ana Luisa Vilela

Foto: Acervo Pessoal