E qual gestante não sonha com esse momento? Montar o enxoval, lavar as roupinhas, arrumar a mala da maternidade… Mas ai a dúvida pode chegar, quando lavar as roupas de bebê e quando montar enfim a mala da maternidade? Tudo deve começar a ser preparado assim que a mamãe souber o sexo, ou caso opte por não saber, o enxoval pode ser feito à partir da 16ª até 20ª semana que é quando se tem a certeza absoluta do sexo do bebê ou de quantos fetos são.

Para montar o enxoval também pode haver dúvidas por isso é importante decidir a lista mesmo antes de ir às lojas pois, assim gasta-se menos do que simplesmente sair e comprar. Nas lojas há tantas opções de roupas de bebê que podem acabar por confundir ainda mais a mamãe e aí o prejuízo com compras de itens a mais e desnecessários acontecem.

Após a compra das roupinhas que nesta fase inicial do bebê, devem ser de tamanho RN ou P, pode se lavar adequadamente para finalmente guardar. Alias onde guardar também deve ser uma das primeiras coisas a serem decididas, se será em uma cômoda, roupeiro ou até mesmo em um espaço no guarda-roupa dos pais. Mas quando lavar as roupas de bebê para aguardar a chegada e como lavar? Lava-se absolutamente tudo? O indicado é que as roupas comecem a serem lavadas a partir da 30ª semana de gestação. Para começar a lavagem é indicado como primeiras peças as maiores, ou seja:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
  • Cobertores
  • Lençóis
  • Edredons
  • Chales
  • Mantas
  • Toalhas
  • Fraldas de Pano

Logo em seguida as roupas menores de tamanhos RN ou P devem ser lavadas, afinal elas serão as primeiras a serem utilizadas e precisam estar limpas para que a mamãe possa montar a mala para a maternidade.

Qual o sabão para lavar roupa de bebê?

Para lavar as roupas de bebê, deve-se usar sabão neutro. As opções do mercado são imensas hoje em dia, mas a maior e melhor dica é: quanto menos perfume melhor! Por isso ainda deve-se dar preferência ao sabão de coco ou sabão para lavar roupa de bebê e para roupas finas como a marca Ola por exemplo.

Existem outras marcas como Ruth, Vida Macia, Omo e Roma que podem ser em pó ou liquido e Coquel que são igualmente eficientes. Porém o cheiro mais suave é da marca Ola liquido ou o mais natural possível, liquido de coco sem cheiro que são os melhores sem dúvida. Não é recomendado o uso de amaciante para lavar roupas de bebê, mesmo porque se usar algum sabão liquido apropriado para elas, já ficarão macias. Mas se a mamãe quiser assim mesmo usar, recomenda-se os apropriados para roupas de recém nascido como o Mon Bijou ou Confort por exemplo.

O dia ideal para lavar as roupas de bebê é aquele em que o dia está quente e com sol, para que a roupa seque no mesmo dia e assim evitar algum bichinho e cheiros desagradáveis. Caso não seja possível e o tempo estiver chuvoso, o melhor é lavar e deixar em uma área arejada para secar sem que fique com cheiro de umidade ou mofo. Se a sua casa não tem uma área grande, então lave aos poucos ou na casa de alguém que tenha um bom espaço para tal.

Pode-se lavar as roupas de bebê na máquina sim, inclusive na lava e seca. O segredo é colocar no menor ciclo de lavagem. Não é preciso esfregar por muito tempo, pois as roupinhas não são sujas. A lavagem acontece apenas para tirar a poeira e eventual sujeira das mãos que a manipulou. Para lavar na mão pode iniciar com um molho de 2 horas na mistura de sabão neutro e água, em seguida dar uma pequena esfregada entre as mãos para tirar a goma das roupas e também a poeira. O tanquinho assim como a máquina pode ser usado, mas cuidado com o tempo que deixará a roupa lavando. Também escolha o menor ciclo de lavagem.

A dica preciosa para todas as formas de lavagem é: Não usar muito sabão para lavar as roupas de bebê! Apenas use a medida indicada na embalagem para que tenha um enxágue perfeito e não sobre resíduos e capriche no enxágue.

Passar as roupas é essencial, mesmo que a mamãe não consiga pelo peso da barriga, pode pedir à vovó, titia ou mesmo pagar alguém para ajudar. Para guardar as roupinhas do bebê a dica é que se faça com saquinhos individuais até que sejam usadas, para prevenir que sujem de poeira novamente. Em casas de embalagem é fácil de encontrar saquinhos de todos os tamanhos, inclusive para guardar cobertores, mantas e tudo o mais que será lavado e passado para esperar o bebê. Aproveite esse momento, ele é único! Fotografe o varal cheio de roupinhas pequenas e coloridas, será uma bela recordação da gestação.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: O que levar na mala maternidade? 

Foto: Wendy Copley