As doenças cardiovasculares estão no topo da lista de principais causas morte no Brasil e em grande maioria dos casos está ligada a pressão alta. Embora, a pressão alta não tenha cura é possível controla-la através de alguns cuidados, como mudanças de hábitos e uso de alguns medicamentos. Alguns desses cuidados, está a mudança na alimentação e por isso vamos falar nesse artigo sobre dieta para pressão alta e sua eficácia. Mas antes de relatarmos sobre a alimentação para hipertenso, vamos explicar do que se trata a pressão alta.

O que é Pressão Alta?

A pressão alta ou hipertensão arterial como é conhecida é uma doença crônica, sem cura e que é caracterizada pela elevação da pressão sanguínea. Esse aumento na pressão arterial faz com que a função do coração sobrecarregue interrompendo a distribuição adequada do sangue pelo corpo. Esse aumento pode provocar ocorrências graves como um acidente vascular cerebral, um aneurisma, um enfarte e até mesmo insuficiência cardíaca e renal.

Alimentação Para Pressão Alta

A alimentação diferenciada faz parte do tratamento da pressão alta e é indispensável para que se tenha resultados positivos. Algumas recomendações medicas como evitar o consumo de alimentos fritos, industrializados, embutidos e ricos em sódio. Dê preferência a uma alimentação mais saudável, natural com legumes, frutas frescas, vegetais e carnes sem gordura.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Outro cuidado essencial dos hipertensos, é aumentar o consumo de água de preferência entre 2 a 2,5 litros por dia, além da prática de atividades físicas ao menos 3 vezes na semana para obter os resultados esperados. Alguns alimentos no cardápio alimentar recomendado para pressão alta, não só ajudam a controlar a pressão alta, mas também a reduzir quando descontrolada. Vamos listar alguns que atuam na função de ajudar a baixar a pressão alta.

Alimentos Para Baixar Pressão Arterial

  • Frutas frescas em geral;
  • Azeite de oliva;
  • Água de coco;
  • Queijos sem sal;
  • Suco de beterraba;
  • Cereais integrais.

Demais alimentos como: legumes em geral crus e cozidos, iogurtes light e carnes como frango, patinho, coxão mole, alcatra, maminha, lagarto e peru são indicados para o cardápio do hipertenso, lembrando sempre de retirar a pele do frango, do peru ou no preparo de qualquer ave.

IMPORTANTE: Reduza o sal no preparo dos alimentos e inclua ervas aromáticas além de outras especiarias para dar mais sabor nos pratos.

O que Não é Indicado Comer Para Hipertensos

Não é muito difícil descobrir os alimentos que devem ser evitados por pessoas com pressão alta, já que fazem parte da lista de alimentos que devem ser evitados por todas as pessoas que desejam ter uma saúde melhor.

  • Frios como presunto, queijo, mortadela, salame;
  • Queijos como provolone, suíço e parmesão;
  • Embutidos e enlatados;
  • Legumes e verduras em conserva;
  • Molhos em geral, como ketchup, mostarda, maionese, shoyo e molhos de salada;
  • Temperos prontos, incluindo os de saches e cubinhos;
  • Carnes processadas, como hambúrguer, bacon, salsicha e carne seca;

Esses são alguns dos principais alimentos que devem ser cortados ou ao menos evitados ao máximo no cardápio do hipertenso, mas se estende a uma infinita lista de outros alimentos nada saudáveis que potencializam a hipertensão e elevam a pressão alta devido ao seu grande teor de sódio no preparo.

Bebidas alcoólicas, energéticos, sucos artificias de pó e refrigerantes também não devem ser consumidos. Azeitonas, picles, palmitos e aspargos, além de enlatados como sardinha, anchova e bacalhau salgado também são muito maléficos a saúde, principalmente de hipertensos. Esses alimentos além de ricos em sódio, tem grande teor de gordura que favorecem o acumulo de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem sanguínea e provoca o aumento da pressão arterial.

Complicações da Pressão Alta

Os cuidados com a pressão alta devem ser levados a sério devido aos seus graves riscos e complicações em grande maioria irreversíveis na saúde. Como o sangue circula por todo corpo, seu fluxo alterado pode provocar danos a diversas áreas do organismo. As principais complicações da pressão alta estão nos riscos de AVC, infarto de miocárdio, doença renal crônica, alterações na visão e impotência sexual.

Todas elas podem provocar danos irreversíveis e que deixam sequelas que comprometem a saúde e também a qualidade vida. Por isso, o ideal é fazer o acompanhamento médico de rotina, seguir bons hábitos de saúde e até mesmo mudar e deixar os velhos hábitos para trás e dar lugar para novos cuidados e nova alimentação, para que se tenha uma vida mais saudável e sem sustos. Uma boa alimentação, prática de atividades físicas regularmente e manter uma rotina de bom sono e longe do stress, te proporcionarão vida longa com muito mais saúde.

Aproveitando o espaço, gostaríamos de dar uma dica para os casais que estão tentando engravidar e querem dar uma forcinha extra para a fertilidade masculina. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti e a vitamina para fertilidade do homem ViriFerti que atua no fortalecimento dos espermatozoides e DNA, facilitando a concepção, além dos testes de ovulação e do gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Hipertensão Tem Cura?

Quando diagnosticada a hipertensão infelizmente não é possível reverter, não tem cura! Mas as complicações só ocorrem quando a pressão alta está totalmente descontrolada e não recebe o tratamento adequado. Por isso, é necessário seguir o tratamento adequado e todas as instruções medicas de mudanças de hábitos e se necessário uso de medicamentos para controle da pressão.

Vale alertar que mesmo após controlar a pressão arterial, o tratamento e mudanças de hábitos devem ser seguidos para sempre. Caso contrário a pressão alta volta a acontecer e as complicações podem se agravar, muitas das vezes silenciosamente o que prejudica ainda mais a percepção.

Foto: nonzyimran