No tempo da minha avó era simples, a dieta pós parto da mulher que acabou de ter bebê era a base de muita canja e canjica. Dizia-se que esses alimentos aumentavam o leite, mas enfim, não foi comprovado cientificamente, mas que eles ajudavam, ajudavam! Hoje em dia a dieta pós parto está muito mais saudável e sabemos que quanto mais natural melhor é, assim os nutrientes adequados para o leite e o bebê crescer forte e saudável.

Além de fazer bem para o leite, a alimentação mais apropriada para a parturiente pode ajudar a perda de peso e evitar com que o bebê tenha menos cólicas do que o normal. A dieta pós parto deve ter cerca de 400 calorias a mais do que a dose diária costumeira de ingestão para suprir bem a necessidade de mais de gordura para o leite do bebê, porém essas calorias devem ser ingeridas de alimentos de boas calorias como verduras, legumes, carnes, peixes e aves magros.

 A alimentação e cuidados pós parto também tem um papel importante além da amamentação, no pós parto imediato tem papel de recuperação de todos sais minerais e vitaminas que possa ter perdido com a perda de sangue no parto, daí a importância de incluir alimentos ricos em ferro como brócolis, couve e fígado em caso de cesárea.

Se alimentar de 3 em 3 horas e tomar muita água e sucos naturais é necessário para facilitar a hidratação do corpo e produção de leite. A parturiente também deve ter uma alimentação mais balanceada com frutas e legumes, carnes e proteínas evitando frituras e gorduras saturadas.

Para ajudar na prevenção das cólicas do bebê alimentos como feijão, ovos, refrigerantes, café, repolho, chocolate, amendoim e leite em excesso devem ser evitados. Claro que gorduras boas como as da castanha de caju, castanha do pará, nozes e outras são bem vindas, elas contém aminoácidos que são perfeitos para prevenção de doenças na mãe e no bebê.

Para mulheres que retém muito líquido a dieta pós parto também pode ajudar a desinchar, a quantidade de sal deve ser alterada o quanto a mulher conseguir comer menos sal melhor. E para recuperação da pele no pós parto, alimentos que contém substâncias que favorecem a elasticidade da pele como gelatina, e carne de músculo bovino em sopas podem ajudar bastante no processo de “enxugar” a barriga que se estendeu na gravidez.

Frutos do mar e alimentos mal passados ainda devem ser evitados nessa fase, evitar e diminuir o risco de contaminação durante a amamentação é fundamental. Um dos segredos também para voltar ao corpo de antes além da dieta pós parto é ter paciência, lembre-se de que o seu corpo levou 9 meses para a mudança e pode levar até 6 meses para que o corpo possa voltar como antes da gravidez. Normalmente no pós parto a mulher pode dar uma força com exercícios, mas só após a liberação do médico para a prática de exercícios.

A quantidade de peso que se ganha na gravidez pode ser perdido rapidamente no pós parto e sabe como? Amamentando! Deixe seu pequeno sugar bastante e mamar muito, junto com a amamentação se vai os quilinhos restantes do parto.

Além da dieta pós parto, o fluxo intestinal deve ser monitorado, as chances da mulher ficar com as fezes ressecadas são altas e muito comum de acontecer. Alimentos que favorecem e soltem o intestino como mamão e ameixa são bem vindos. Doces pode? Sim claro, mas como tudo deve ser com moderação.

Aproveite essa fase, ela passa muito rápido! Até a próxima!

Veja também: Cuidados pós parto: Relação Sexual Durante e Pós resguardo

Foto: Emerson Pardo