A disfunção erétil pode ser um verdadeiro pesadelo na vida de alguns homens. Isso porque esse é um problema que afeta diretamente a sua sexualidade e a forma como se lida com ela, podendo gerar diversos outros problemas. Mas saiba que a disfunção erétil pode ser tratada de diversas maneiras, sempre dependendo do que a causou. Com saber disso? Vamos falar mais profundamente sobre esse assunto no dia de hoje para que você possa ter todas as informações que precisa para lidar com esse tipo de problema. Confira!

O que é Disfunção Erétil?

A disfunção erétil ocorre quando um homem não consegue ter uma ereção completa ou que o satisfaça sexualmente. Esse problema pode ter diversas origens, desde problemas físicos, como a diabetes e distúrbios hormonais até problemas de ordem psicológica que podem afetar a vida de um homem em diversos níveis.

Apesar de ser um problema muito mais comum em homens mais velhos, não é raro vermos casos de disfunção erétil em jovens, ainda que as razões para que isso ocorra normalmente sejam diferentes.

O que causa Disfunção Erétil?

Para entender melhor o que é a disfunção erétil, é importante também conhecermos quais são suas principais causas e por que isso pode se tornar um problema. Por essa razão, vamos falar um pouco mais profundamente sobre elas. As principais causas da disfunção erétil são:

  • Maus hábitos de Vida
  • Problemas Psicológicos
  • Distúrbios Hormonais
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Alteração no Colesterol e Triglicérides

Maus hábitos de Vida

É comprovado que o sedentarismo aumenta as chances de um homem ter disfunção erétil. Por essa razão, manter hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos é uma boa forma de evitar ter esse tipo de problema.

Problemas Psicológicos

Nem todo tipo de disfunção erétil ocorre por conta de problemas físicos. Muitas vezes o problema é de ordem psicológica, principalmente no que diz respeito à ansiedade. Falaremos mais sobre esse assunto mais adianta quando abordarmos os tipos de disfunção erétil, mas é importante entender que essa é uma de suas causas também.

Distúrbios Hormonais

A ereção de um homem depende de diversos fatores, como um bom funcionamento de seus vasos sanguíneos e de seus hormônios. Por isso, problemas como diabetes e queda de testosterona podem levar um homem a ter problemas de ereção.

Tabagismo

O tabagismo é um hábito que, a longo prazo, pode causar problemas de disfunção erétil em um homem. Quando combinado com o sedentarismo, o problema pode se agravar ainda mais.

Obesidade

Por exigir um grande aumento do fluxo sanguíneo na região do pênis, homens com obesidade têm mais chances ter problemas de disfunção erétil. Mais uma vez, os riscos aumentam ainda mais quando esse fator é combinado com outros como tabagismo e sedentarismo.

Alteração no Colesterol e Triglicérides

Alterações no colesterol e nas triglicérides também podem fazer com que um homem desenvolva problemas de ereção, já que esse tipo de problema atinge diretamente a circulação sanguínea.

Tipos de Disfunção Erétil

Agora que você já entendeu o que é a disfunção erétil e quais são suas principais causas, podemos nos aprofundar mais e falar dos tipos existentes. Ele são:

  • Disfunção Erétil Primária
  • Disfunção Erétil Secundária
  • Disfunção Erétil Situacional
  • Disfunção Erétil Total
  • Disfunção Erétil Parcial

Vamos explicar sobre cada um desses tipos separadamente.

Disfunção Erétil Primária

A disfunção erétil é considerada primária quando ela ocorre desde as primeiras relações sexuais de um homem, seja por qual motivo for. Em uma consulta, é importante que um médico saiba se se trata de uma disfunção erétil primária ou não, já que isso pode influenciar no tratamento.

Disfunção Erétil Secundária

A disfunção erétil secundária ocorre quando o homem já teve diversas relações sexuais normais no passado e passou a ter esse problema. Nesse caso, outros tipos de medidas devem ser tomados.

Disfunção Erétil Situacional

A disfunção erétil situacional ocorre apenas em determinadas condições, como quando o homem está sob forte estresse ou sob uma forte carga emocional. Esse tipo de problema normalmente é de origem psicológica e é comum até mesmo nos jovens que podem ficar ansiosos ou nervosos nas primeiras relações sexuais.

Disfunção Erétil Total

É chamada de disfunção erétil total aquela em que o pênis do homem não apresenta nenhum sinal de ereção, mesmo que estimulado.

Disfunção Erétil Parcial

A disfunção erétil parcial é aquela em que o homem consegue ter uma ereção, mas não completa, ou seja, ela não é satisfatória para que ele tenha uma relação sexual normal.

Tratamentos para Disfunção Erétil

O tratamento para disfunção erétil sempre vai depender do problema que a originou. Se o homem possui diabetes, por exemplo, é importante que se faça o tratamento da doença para que ele possa ter uma vida sexual normal de novo.

Quando um homem percebe que possui esse tipo de problema, é sempre importante visitar um médico para que os devidos exames sejam feitos e para que se investigue as causas dele. Não se deve nunca se automedicar, já que você pode não tratar o problema da maneira correta, além de correr o risco de ter outros tios de complicações.

Como prevenir a Disfunção Erétil?

Como existem muitas origens para a disfunção erétil, é praticamente impossível falarmos sobre uma única forma de prevenir esse tipo de problema. Ainda assim, existem algumas atitudes que você pode tomar que são benéficas em muitos sentidos como:

  • Evitar o exagero no álcool e tabaco
  • Não usar drogas
  • Manter uma boa alimentação
  • Manter uma boa saúde psicológica
  • Praticar exercícios regularmente

Ainda que esses tópicos não sejam garantia de que todos os problemas sejam resolvidos, eles podem ajudar muito não só a combater a disfunção erétil, como outros problemas também.

homem correndo

Consequências de não realizar um Tratamento

Por diversos motivos, alguns homens não procuram tratamento para a disfunção erétil. O principal deles é a vergonha de falar abertamente sobre problemas sexuais, o que pode gerar outras consequências. Quando um homem não consegue se satisfazer sexualmente, problemas de ordem psicológica podem surgir, como a depressão e o transtorno de ansiedade, por exemplo.

Além disso, quando o problema não é tratado e tem causas em outras partes do corpo, como quando a disfunção erétil ocorre por conta da diabetes, um homem pode ter diversos outros problemas ainda mais graves. Por isso, é importante procurar um médico e tratar desse problema da forma mais aberta possível para que você possa ter uma vida sexual saudável e sem esse tipo de problema.

É muito importante que homens saibam lidar com seu próprio corpo e com sua sexualidade. Como você pôde perceber, muitos problemas podem surgir por conta da disfunção erétil, que muitas vezes são de ordem psicológica. Por essa razão, é importante conhecer exatamente o que é a disfunção erétil, o que a causa e, principalmente, como trata-la da melhor maneira possível. Apenas dessa forma um homem pode entender realmente qual é o problema que possui e conseguir passar por ele. Todos nós precisamos de uma vida sexual saudável e lidar com seriedade com problemas como a disfunção erétil é muito útil nesse sentido.