Doenças de Pele mais Comuns em Mulheres

Cuidar de si mesma demanda tempo e paciência e para entender como funciona cada parte do seu corpo. Com tantas coisas para pensar, é comum que algumas mulheres esqueçam de certos cuidados que devem tomar com algumas das partes mais importantes do corpo.

A pele é uma delas e muitas mulheres acham que alguns cuidados com cremes faciais bastam, outras acham que apenas o uso do filtro solar já garante toda a proteção necessária para a pele, enquanto também existem as que não fazem nenhuma dessas coisas. É verdade que o uso de cremes e de protetor solar é muito útil e obrigatório em muitos casos, mas existem outros cuidados que devem ser tomados para evitar que você adquira doenças.

Causas de Doenças de Pele

Diversas doenças de pele afetam milhões de mulheres todos os anos no mundo todo por diversas razões. Tendência genética pode ser uma dessas razões, mas a falta de cuidado é a principal causa das doenças de pele em mulheres, o que é uma boa notícia, já que com os cuidados certos, você pode evitar a grande maioria delas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cuidar da pele não significa apenas prevenir rugas, sinais de envelhecimento ou manchas, ainda que isso também tenha seu valor. Uma pele saudável também é reflexo de boa saúde do seu corpo no geral, pois muitas coisas que não estão bem internamente acabam refletindo na sua pele, como alguns casos de doenças que tem origem no estresse excessivo ou até mesmo na ansiedade.

Doenças Mais Comuns

Algumas das doenças de pele mais comuns em mulheres são:

  • Acne
  • Câncer de pele
  • Eczema
  • Rosácea

Vamos falar um pouco mais profundamente sobre cada uma delas, suas causas e seus tratamentos.

Acne

A acne é uma doença realmente muito comum, que aparece principalmente na puberdade, mas não apenas nessa fase, afetando adultos em qualquer idade. Ela ocorre por conta de um entupimento em um folículo de uma glândula, o que acaba gerando essa pequena infecção na pele.

Causas da Acne

As causas do entupimento podem ser muitas, o uso errado de cremes e até mesmo do protetor solar, que acabam deixando a pele oleosa demais, ingerir alimentos muito calóricos também podem contribuir para que acnes se formem, além de tendências genéticas também ajudarem no desenvolvimento dessa doença.

Como tratar da acne?

Por ser uma doença extremamente comum, você consegue encontrar centenas de cremes de prevenção e tratamento da acne em praticamente qualquer farmácia ou supermercado. Porém, é sempre recomendável uma consulta a especialistas, principalmente quando o caso acaba se tornando um pouco mais grave e um tratamento com os cremes mais comuns dificilmente conseguira resolver o problema por completo.

Câncer de Pele

Muito temido e perigoso, o câncer de pele é muito mais comum do que se costuma imaginar. Além de ser uma das doenças de pele mais comuns em mulheres, ele também é o tipo mais comum de câncer no mundo.

A razão disso é que a pele é um órgão que está praticamente o tempo todo exposto a ambientes externos que podem nos prejudicar a longo prazo, um dos principais vilões da nossa pele é o sol. Por essa razão também, os lugares mais comumente afetados pelo câncer de pele são aqueles que ficam mais expostos como o rosto, braços e mãos e o peito.

Como tratar do câncer de pele?

Como todo tipo de tumor, o câncer de pele é mais facilmente tratado quando diagnosticado precocemente, por essa razão é muito importante procurar um médico assim que você detectar qualquer anormalidade na sua pele, como pintas diferentes, feridas que não cicatrizam ou manchas que nunca saem.

A pele mais clara é mais afetada pelo câncer de pele devido a quantidade de melanina, mas isso não significa que pessoas com a pele mais escura estejam livres de desenvolver esse tipo de doença. Usar protetor solar e tomar sol nas horas certas é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele.

Eczema

Eczema é um dos diversos tipos de dermatite e um dos mais comuns entre as mulheres. Pele seca, coceira em diversas regiões do corpo, além de erupções na face, atrás dos joelhos, nas mãos e nos pés são os principais sintomas do eczema.

É uma doença hereditária e não há cura para ela. Além de apresentar todas essas características, a eczema é uma doença muito difícil de se identificar, exigindo o a atenção de um dermatologista que possa dar o diagnóstico correto e ajudar no tratamento.

Como é feito o tratamento?

Apesar de não ter cura, a eczema pode ser tratada de forma simples, principalmente com pomadas e cremes. É sempre bom lembrar que essas pomadas e cremes devem ser receitadas pelo seu dermatologista, até porque esse tipo de doença nem sempre se manifesta da mesma forma no corpo das pessoas, exigindo assim, um tratamento diferenciado para cada caso.

Rosácea

A rosácea é uma das doenças de pele mais comuns em mulheres e é basicamente uma vermelhidão muito forte em diversas regiões do corpo, mas principalmente no rosto. Securas e inchaços nessas regiões também são sinais de que a rosácea está atacando, além de alargamento do nariz, que pode até mesmo engrossar sua pele.

Causas

É uma doença que tem suas causas desconhecidas, mas existem diversos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença como ingerir muito álcool, comidas muito picantes, muita exposição ao sol, banhos quentes demais, entre outras coisas.

Tudo o que faz o fluxo sanguíneo da superfície da pele aumentar pode piorar a rosácea. O que também é desconhecido, é porque a rosácea afeta muito mais as mulheres do que os homens e porque os casos mais graves estão exatamente nas mulheres.

Como tratar a rosácea?

A rosácea é uma doença que infelizmente não tem cura, mas o tratamento feito de maneira correta garante que as pessoas possam ter uma vida normal e saudável. O tratamento é feito basicamente com medicamente indicados pelo dermatologista. Diversos tipos de medicamentos podem ajudar a tratar a rosácea e a controla-la sem que ela se agrave.

A pele é um órgão sensível e que exige diversos cuidados para que não desenvolvamos doenças que nos prejudiquem. É sempre bom lembrar que uma doença de pele, além de atrapalhar muito sua vida, também pode afetar seriamente sua saúde. Então nunca deixe uma doença desse tipo de lado pensando que ela não vai mudar sua vida, pois pode mudar e muito.

Ter uma pele saudável significa se sentir melhor, se sentir mais bonita, mas também significa que a sua saúde está em dia e que você está livre de diversos problemas. Tome sempre os cuidados necessários para manter sua pele saudável e livre de doenças.

Veja Também: Manchas de Gravidez – Tem Como Prevenir?

Foto: Unsplash