Dor de Cabeça é Sintoma de Gravidez?

A dor de cabeça é um sintoma tão comum no dia a dia do ser humano, que muitas vezes nem damos atenção e ele pode ser um alerta do nosso corpo de que algo mais grave ou ate mesmo algo tão especial esta acontecendo, e sim ela pode ser um sintoma de gravidez. No início do primeiro trimestre da gravidez muitas mulheres apresentam crises fortes de dor de cabeça ou enxaqueca, e só desconfiam de uma possível gestação se acompanhada de náuseas, sonolência, sensibilidade e inchaço dos mamilos e o atraso menstrual.

As dores de cabeça como sinal de gravidez quase sempre são relacionadas ao aumento hormonal da mulher durante a gestação, porém tem muitos outros motivos que podem ser causadores desse mal estar durante a gravidez. Uma delas é a falta da cafeína no organismo, já que se trata de um alimento utilizado diariamente pela maioria das pessoas e muitas das vezes em quantidades maiores do que o aconselhado. Durante a própria gravidez, as mulheres são aconselhadas a reduzir consideravelmente a quantidade da cafeína, e pela falta dela no organismo pode vir causar dores fortes de cabeça. Existem outros fatores como:

  • Desidratação
  • Problemas na visão
  • Ingestão de certos alimentos que atacam a cefaleia
  • Pressão baixa ou alta

Outra causa bem aparente de dor de cabeça é o cansaço físico e o stress diário, ainda mais pelo turbilhão de hormônios que a mulher passa, tudo acaba ficando mais exaustivo.

Apenas dor de Cabeça é Sinal de Gravidez?

Não, a dor de cabeça pode ser sim um sinal de gravidez mas sempre associada a outros sintomas. Se a mulher apresentar dores de cabeça diariamente por exemplo pode ser uma patologia isolada e não necessariamente um sintoma de gravidez. Mas uma dor de cabeça aliada a náuseas matinais, dores no seios por exemplo, pode sim significar um sinal de gravidez!

O problema de considerar tão ferrenhamente os sintomas podem acabar se tornando uma armadilha pois a dor de cabeça em si pode acontecer por vários motivos, inclusive uma simples gripe. Vale sempre lembrar que uma possível gestação requer cuidados e sempre o bem estar do feto deve ser priorizado, mesmo que em uma simples dor de cabeça a ingestão de medicamentos inadequados como aspirina e anti-inflamatórios que podem prejudicar o bebê. Lembre-se, a dor de cabeça em si nem sempre é um sintoma de gravidez, ela deve estar associada ao período do ciclo que a mulher está e também deve estar acompanhada de sintomas clássicos de gravidez para ter uma possibilidade em mãos. Cuidado na interpretação dos sintomas pois eles podem enganar.

Se acaso a dor for muito forte ao ponto de causar um desconforto ainda maior, é aconselhável a procura do seu ginecologista que poderá receitar o medicamento ideal . Lembrando que apenas os analgésicos mais simples são aconselhados para gestantes em caso de dor e febre.

Veja também: Primeiros Sintomas de Gravidez

Foto: Mislav Marohnić