Dor de Dente na Gravidez, o Que Fazer? Como Aliviar?

Dor de dente, para muitos causa arrepios só de pronunciar essa frase. Realmente a dor de dente é uma das piores dores que uma pessoa pode sentir e quando ela acontece na gravidez então? Há todo um cuidado com as gestantes quando o assunto é medicamento na gestação e isso inclui analgésicos para dor de dente também.

A dor de dente na gravidez pode acontecer mais frequentemente mesmo em pessoas com boa saúde bucal, o problema pode aparecer pelo aumento considerável hormonal na gravidez. Os hormônios podem fazer com que a gestante fique mais sensível a dores principalmente em mucosas tão frágeis como a gengiva e nervos da boca.

Causas da Dor de Dente na Gravidez

A dor de dente também aparece na gravidez por cáries, inflamações, abscessos ou pura tendência a sensibilidade a alimentos quentes ou frios, o ideal é sempre procurar um dentista especialista para ajudar nessa fase, mas alguns cuidados podem ser tomados mesmo antes que a dor de dente na gravidez apareça para atormentar.

Em grande parte das dores de dente que aparecem na gravidez o maior culpado é o nervo bucal, se este estiver fragilizado pode causar dores intensas. Cáries profundas podem trazer essas dores e ai o canal deve ser feito mesmo na gravidez, mas e a anestesia? Veremos mais a diante sobre ela, afinal, gestante pode ou não pode tomar anestesia para tratamento dentário? Dente inflamado na gravidez o que fazer sem ser prejudicial ao bebê?

IMPORTANTE:Uma ótima dica para aliviar a dor de dente na gravidez com métodos naturais é o bochecho com chá de macela e própolis. O chá oferece ação analgésica e anti-inflamatória que oferece um alivio rápido e imediato.

Cuidados a Tomar Para Evitar dor de Dente na Gravidez?

Os cuidados são desde básicos como escovação correta, uso de fio dental diariamente até o uso de certos alívios para dores que possam aparecer. Outro cuidado é tentar perceber se é algo que esta comendo que causa as dores de dente, algumas mulheres passam a ter maior sensibilidade a certos alimentos na gravidez e ai as dores aparecem com maior frequência.

As visitas devem ser regulares ao dentista e a indicação para a grávida é de pelo menos uma vez a cada trimestre caso esteja tudo bem. Se houver um mínimo de problema, o odontologista irá tratar a fim de manter a saúde bucal e prevenir a dor de dente na gravidez.

Como Aliviar as Dores de Dente

Aplicar compressas geladas no local doloroso é uma boa dica, bom também são os bochechos com água oxigenada, antisséptico bucal e água salgada. Esses três itens são cicatrizantes e podem ajudar muito a reduzir o abscesso e da dor.

Também com a maior circulação de sangue na gravidez vêm também os sangramentos, é muito comum relatos de gestantes com sangramentos das gengivas e basta que a gravidez acabe para o problema se resolver. Quanto a esse fato não há o que fazer, basta tomar bastante cuidado para escovação e limpeza dos dentes.

Grávida Pode Tomar Anestesia Para Tratamento Dentário?

O tratamento dentário na gravidez é permitido, mas há casos urgentes que precisam de ser tratados para minimizar a dor de dente na gravidez e então o uso de anestésicos é recomendado, mas sob uma rigorosa avaliação do profissional odontologista e também ginecologista. Inclusive grávida pode extrair dente inflamado se não tiver outra opção. Mas deve ser feito com tratamento adequado para uma gestante e que não ofereça riscos a saúde do bebê.

Medicamentos Liberados

Em conjunto com a anestesia existe uma medicação que ajuda a reduzir o sangramento e essa deve ser retirada da composição anestésica antes do procedimento. Isso porque essa medicação pode trazer uma elevação da pressão e os riscos aparecem para a gestante.

Grávidas podem apenas usar alguns medicamentos apropriados como paracetamol, por exemplo, e para alguns casos pode não ser tão eficiente então não se esqueça de anotar essa pergunta para aproxima consulta com seu ginecologista e dentista, quais os medicamentos que pode tomar em caso de dor de dente e em uma emergência. De forma alguma a gestante deve tomar anti-inflamatórios ou antibióticos sem orientação médica, esses medicamentos podem ser nocivos a mamãe e principalmente ao bebê.

Dúvidas de Leitoras

Dor de Dente Pode ser Gravidez?

Algumas mulheres relatam que sentem uma maior sensibilidade nos dentes durante o inicio gestacional, mas não é considerado um sintoma que indica uma gravidez. O melhor a se fazer é acompanhar os sinais comuns de gravidez e na dúvida fazer um teste de gravidez para confirmação.

Veja também: Anemia na Gravidez – Coisas Que Toda Gestante Deve Saber

Foto: Larissa Holland, Sherman Geronimo-Tan