Dor de Ovulação – Por Quê Acontece

Sintoma típico da ovulação para algumas mulheres, a dor da ovulação pode ser indicativo que o período fértil chegou e que é hora de namorar. Porém nem todas as mulheres sabem que aquele incômodo que aparece durante certo tempo durante o ciclo pode ser a esperada ovulação. Mas você sabe por que acontece a dor da ovulação e como identifica-la?

A ovulação acontece nos ovários que é onde ficam estocados os óvulos que a mulher fabrica ainda em fase fetal. Toda a reserva ovariana é produzida ainda na barriga da mãe dentro do útero. No período fértil esses óvulos são estimulados pelos hormônios e então assim que maduros, eles se rompem e então a mulher ovula. A dor de ovulação aparece quando essa estimulação chega a um ápice.

Com toda atividade hormonal estrogênica e de LH, os ovários que estão sob a influência dos hormônios, ficam maiores. O tamanho de um ovário é normalmente é de 45 centímetros cúbicos ou 30 mm x 15 mm x 15 mm. Porém na ovulação esse tamanho aumenta consideravelmente. Na maioria dos casos ele pode chegar até 90 cm cúbicos.

Cada ciclo um dos ovários recebe a concentração estrogênica para produzir óvulos, geralmente são estimulados de sete a quinze óvulos e apenas um ou dois deles chegam ao tamanho ideal para a ovulação de fato. O aumento se dá pela estimulação e a dor também!

Como Identificar a Dor de Ovulação

A dor de ovulação é característica pelo local onde se situa. O útero se localiza cerca de quatro dedos abaixo do umbigo e os ovários nessa mesma altura. A dor aparece em um dos lados ou na região abdominal inteira, depende se você está ovulando do lado esquerdo, direito ou de ambos (casos mais raros).

Sintomas de Ovulação

Os sintomas da ovulação é semelhante a dor de uma pancada leve e pode apresentar também fisgadas, câimbras e repuxadas mais fortes além de uma dor no pé da barriga do lado esquerdo ou lado direito. Tudo isso é característico desse período pelo aumento hormonal e também pela atividade das trompas que se movimentam e a mulher mais sensível, sente esses movimentos.

Esses sintomas da ovulação podem parecer mais intensos em algumas mulheres do que em outras, principalmente naquelas que tomaram medicamentos para induzir a ovulação. Por exemplo, mulheres que fizeram uso de Clomid, podem sentir os ovários muito mais inchados e a dor de ovulação passa a incomodar ao ponto de precisar de um exame médico para descartar a possibilidade de uma hiperestimulação ovariana.

Quanto Tempo Duram os Sintomas

Geralmente os sintomas de ovulação assim como a dor fica em torno de uma semana, varia de intensidade mais forte e mais suave. É mais facilmente identificada quando a mulher esta deitada e fizer um movimento de apalpar a região dolorida. Se for um pouco à esquerda, direita ou os dois lados provavelmente é a dor de ovulação que está presente. Porém a dor não deve ultrapassar o prazo de oito dias e não pode ser intensa ao ponto de não aguentar fazer as atividades normais. Se isso acontecer é aconselhável procurar um medico para verificar o que pode estar acontecendo.

Lembre-se o dia mais fértil é cerca de 14 antes da próxima menstruação e a semana fértil se dá três dias antes e três dias depois do dia maia fértil. Para descobrir quando é o seu período fértil vale à pena ver o post sobre identificação e verificação da ovulação.

Dúvidas das Leitoras:

Como aumentar a ovulação naturalmente?

A melhor dica para aumentar a ovulação naturalmente é utilizar o inhame nas receitas. Pode ser consumido através de sopas, cozidos ou até mesmo através de chás com a casca do inhame.

Como aliviar a dor da ovulação?

Algumas mulheres podem sofrer com dores intensas durante a ovulação. Como forma de alivio podem utilizar analgésicos para aliviar, banhos mornos, bolsas de água quente sob o abdômen e ingerir bastante líquido além do descanso.

Como age o indutor de ovulação?

Os agentes que contém nos indutores de ovulação aumentam a produção dos hormônios que estimulam  o trabalho dos ovários e por sua vez liberam os óvulos tão aguardados. Normalmente os indutores são indicados para mulheres que tem síndrome dos ovários policísticos.

Veja também: Quando Ocorre a Ovulação – Ter Relações Exatamente no Dia Fértil

Foto: Giuliano Maiolini